Etapas para Criar Modelos do Profitability Standard

A criação de um modelo padrão do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management exige várias etapas.

  1. Defina as necessidades, os métodos de alocação e o número e o tipo de estágios necessários, antes de criar o modelo no Profitability and Cost Management.

    Você deve estabelecer as necessidades do negócio para as expectativas de modelo e de relatórios. Use lápis e papel, discussão entre as partes interessadas, fluxogramas, softwares de diagramação e outras ferramentas para traçar a concepção do que o modelo precisa conter para que suas metas sejam atingidas. Em alguns casos, pode ser útil identificar os resultados que deseja atingir primeiro e, em seguida, retroceder para formular a melhor estratégia para atingir essas metas.

    Ao planejar o outline do Oracle Essbase, defina cuidadosamente as necessidades e os objetivos de geração de relatórios. O esforço gasto no planejamento do outline é recompensado na geração de relatórios. Para obter informações sobre como criar o outline de banco de dados, consulte Oracle Essbase Database Administrator's Guide.

  2. Defina as dimensões (como Negócios, Medidas, AllocationType e PDV) usando o Console de Aplicativos do Profitability para construir o outline do banco de dados ou os objetos principais dentro de cada estágio do modelo. Consulte Tipos de Dimensão. Para obter instruções sobre como selecionar dimensões, consulte o Guia do Administrador do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management.

  3. Crie estágios de modelo para definir a ordem de cálculo do início do processo à entrega do produto ou serviço final. Em um Estágio, você atribui as dimensões que se aplicam à atividade principal do estágio. As dimensões são sequenciadas nos estágios e estes são sequenciados na ordem em que devem ser calculados. É possível especificar até três dimensões em cada estágio. Consulte Definição dos Estágios do Modelo do Profitability Standard.

  4. Crie drivers para especificar como calcular os dados de custo e receita. Uma dimensão deve ser selecionada como uma dimensão do driver para cada estágio. Consulte Definição de Drivers e Fórmulas para Modelos do Profitability Standard.

  5. Atribua os drivers para o membros da dimensão do driver selecionado ou para os membros das interseções em todas as dimensões de estágio. É possível atribuir um driver para toda a hierarquia ou para uma porção da hierarquia, um único membro ou para uma única interseção. Consulte Criação de Seleções de Drivers.

  6. Crie atribuições para interseções de estágio usando regras de atribuição ou atribuições explícitas para selecionar dimensões. As interseções de destino podem estar em um estágio inferior ou no mesmo estágio. Consulte Como Trabalhar com Atribuições do Profitability Standard.

  7. Valide a estrutura do modelo para cada estágio a fim de garantir que a estrutura esteja em conformidade com as regras de validação, como atribuições concluídas e drivers não usados. Consulte Validação da Estrutura do Modelo.

  8. Crie o banco de dados do Essbase e preencha-o com dados de custo, receita e driver usando o Profitability and Cost Management ou diretamente no banco de dados do Essbase antes de gerar os scripts de cálculo. Consulte Importação de Dados e Artefatos do Profitability Standard.

  9. Carregue os dados no modelo usando o Profitability and Cost Management ou diretamente no banco de dados do Essbase. Consulte o Guia do Administrador do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management.

  10. Implante os bancos de dados de Cálculo. Consulte Instalação do Banco de Dados de Cálculo.

  11. Implante o Banco de Dados de Relatórios. Consulte Instalação dos Bancos de Dados de Relatórios.

  12. Execute os scripts de cálculo necessários para calcular cada estágio. Monitore o andamento de jobs de longa execução, como a geração de scripts de cálculo, e do cálculo. Consulte Monitorando o Status de Jobs do Profitability Standard.

  13. Calcule o Banco de Dados de Cálculo para obter os resultados das atribuições diretas para interseções de origem e destino. Consulte Calculando Modelos do Profitability Standard.

  14. Transfira dados do banco de dados de Cálculo que usa a opção BSO (Block Storage Option) para o banco de dados de Relatórios que usa o ASO (Aggregate Storage Option). Transferência de Dados.

  15. Calcula os dados genealógicos. Consulte Cálculo de Caminhos de Contribuição Multiestágio na Genealogia.

  16. Gere os relatórios Balanceamento de Estágio, Dados de Driver e Rastrear Alocação. Edite ou corrija o modelo ou os dados e execute novamente os cálculos, conforme necessário. Consulte estas seções:

  17. Informe os resultados calculadois, usando ferramentas de geração de relatório, como Oracle Hyperion Financial Reporting ou Oracle Smart View for Office. Também é possível usar o recurso de rastreamento de alocação para seguir visualmente o fluxo de fundos de uma interseção do estágio por todo o modelo, de modo progressivo ou regressivo.