Esta seção descreve os problemas de firmware no Oracle Solaris release 11.3.
Alguns sistema com firmware BIOS não serão inicializados se a entrada EFI_PMBR no registro de inicialização principal, que é a única partição, não estiver ativa. Depois da instalação do Oracle Solaris 11.3, o sistema não será inicializado. A seguinte mensagem é exibida:
No Active Partition Found
Possível Causa 1: o firmware do sistema não interage corretamente com o disco de inicialização, porque o disco de inicialização está particionado com o esquema de particionamento GPT (GUID Partition Table).
Solução alternativa 1: chame o programa fdisk e, em seguida, ative a partição protetora EFI (Extensible Firmware Interface) no disco de inicialização.
Possível Causa 2: o sistema foi instalado originalmente no modo UEFI, mas foi reinicializado no modo (BIOS) legado.
Solução alternativa 2: instale o sistema no modo legado alterando a opção de configuração do firmware, por exemplo, selecionando "Boot Mode" (Modo de Inicialização) ou uma opção semelhante.
O suporte ao disco rotulado GPT está disponível em sistemas baseados em SPARC. A tabela a seguir descreve o firmware com suporte para plataformas SPARC.
|
Se seu sistema SPARC T4, T5, M5 ou M10 tiver um firmware mais antigo, execute as etapas a seguir para fazer download do firmware atualizado do My Oracle Support:
Entre no My Oracle Support.
Clique na guia Patches e Atualizações.
Na caixa Patch Search, selecione a opção de pesquisa Product or Family (Advanced).
No campo Product is, informe um nome parcial de produto para exibir uma lista de possíveis correspondências e selecione o nome do produto.
Selecione uma ou mais releases no menu drop-down Release Is.
Clique no botão Search para exibir uma lista de downloads disponíveis listados como patches.
Selecione o nome do patch do qual você quer fazer download.
A página de download será exibida.
Clique em Download.
A inicialização no modo UEFI da imagem ISO é muito lenta. Esse é um problema conhecido com o firmware Oracle VM VirtualBox.
Solução alternativa: nenhuma.
Em sistemas x86, o Oracle Solaris não é inicializado em discos que usam placas HBA FC Emulex mais antigas.
A seguinte mensagem de erro é exibida para placas HBA FC Emulex:
error: no such device: 07528c2afbec7b00. Entering rescue mode... grub rescue> ls (hd0) (hd0,gpt9) (hd0,gpt2) (hd0,gpt1) (hd1) grub rescue>
Solução alternativa: escolha uma das seguintes opções:
Substitua as placas HBA FC Emulex mais antigas por um modelo recente. Você pode usar SG-XPCIEFCGBE-E8, SG-XPCIE1FC-EM8-Z, SG-XPCIE2FC-EM8-Z, LPe16002-M6-O ou LPem16002-M6-O.
Certifique-se de que o volume de inicialização do sistema seja menor que 2 TB.
O ZFS ativa a gravação em cache em dispositivos pool e processa o descarregamento do cache, no caso da perda de energia de um sistema. No entanto, uma condição de ligar/reiniciar pode possivelmente ocorrer enquanto os dados ainda não tiverem sido salvos em um armazenamento estável.
Em um ambiente sem nenhum ponto de falha, essa situação é automaticamente detectada e corrigida pelo ZFS da próxima vez que os dados forem lidos. Scrubs de rotina do pool podem aumentar a detecção e reparar qualquer gravação perdida.
Em um ambiente com um único ponto de falha, esse problema poderia levar a perda de dados.
Esse problema pode ocorrer também, com mais frequência, ao acessar LUNs que são exportados de uma configuração em clusters. Durante failover do cluster, os dados armazenados em cache pela cabeça em falha podem ser perdidos devido a um evento de ligar/desligar explicitamente enviado pelo destino SCSI da cabeça sobrevivente. Nessa situação, mesmo pools sem um único ponto de falha podem ser afetados.
Um sintoma desse problema são clusters de erros de soma de verificação persistentes. Você pode usar a saída de fmdump –eV para determinar se os erros de soma de verificação foram diagnosticados como persistentes. A entrada zio_txg na saída fmdump –eV representa o horário que um bloco de dados foi criado. Observe que um padrão de erros de soma de verificação persistentes também poderia ser um sintoma de falha em dispositivos, software ou hardware.
Solução alternativa: para sistemas que contam com LUNs exportados de um cluster ou para sistemas com um único ponto de falha, considere a desativação da gravação em cache de dispositivos em um sistema.
Execute as seguintes etapas para desativar a gravação em cache e suprimir o descarregamento do cache para dispositivos SCSI (sd) ou FC (ssd).
Copie o arquivo /kernel/drv/sd.conf ou o arquivo /kernel/drv/ssd.conf para o diretório /etc/driver/drv, dependendo dos seus dispositivos de armazenamento.
Edite o arquivo /etc/driver/drv/sd.conf ou o arquivo /etc/driver/drv/ssd.conf para desativar a gravação em cache e suprimir o descarregamento do cache.
Adicione linhas para substituir os valores de VID, de PID ou de SUN COMSTAR pelos valores adequados nos sistemas SPARC e x64 conforme descritos na página man sd(7D).
sd-config-list="SUN ZFS Storage", "throttle-max:10, physical-block-size:8192, disable-caching:true, cache-nonvolatile:true";
Reinicialize o sistema e substitua a opção de reinicialização rápida.
# reboot -p