Os problemas a seguir podem ocorrer durante ou após a instalação do Oracle Solaris 11.3.
Durante a instalação do Oracle Solaris usando o AI (Automated Installer), poderá haver uma falha se o sistema tiver mais RAM física do que espaço em disco. O espaço alocado para dispositivos de swap e dump poderá reduzir o espaço disponível para a instalação do OS. A seguinte mensagem de erro pode ser exibida:
ImageInsufficentSpace: Insufficient disk space available (8.84 GB) for estimated need (9.46 GB) for Root filesystem
Solução alternativa: escolha uma das seguintes opções:
Se não estiver limitado pelo tamanho do disco, aloque mais espaço para a parte sendo usada como um dispositivo virtual (vdev) no pool raiz.
Cancele a necessidade de alocação de um volume de troca. No manifesto AI, especifique o valor true para o atributo noswap na tag <logical> da seção <target>. Por exemplo:
<logical noswap="true"> </logical>
Defina o zpool e aloque tamanhos menores para swap e dump no manifesto.
<target> <disk whole_disk="true" in_zpool="rpool"> <disk_keyword key="boot_disk"/> </disk> <logical> <zpool name="rpool" root_pool="true"> <zvol name="swap" use="swap"> <size val="2gb"/> </zvol> <zvol name="dump" use="dump"> <size val="4gb"/> </zvol> </zpool> </logical> </target>
Desabilite a alocação de um dispositivo de swap ou dump e, em seguida, aloque um tamanho específico para o dispositivo restante (dump ou swap). O exemplo a seguir mostra como desabilitar e adicionar um tamanho de dump de 4 GB:
<target> <disk whole_disk="true" in_zpool="rpool"> <disk_keyword key="boot_disk"/> </disk> <logical noswap="true"> <zpool name="rpool" root_pool="true"> <zvol name="dump" use="dump"> <size val="4gb"/> </zvol> </zpool> </logical> </target>
Para obter mais informações sobre como editar o manifesto AI, consulte a página man ai_manifest (4) .
Se você instalar o SO Oracle Solaris em um disco de inicialização FC de caminho duplo, a instalação falhará com os seguintes erros:
17:22:08 Error occurred during execution of 'target-selection' checkpoint. 17:22:08 100% None 17:22:09 Failed Checkpoints: 17:22:09 17:22:09 target-selection 17:22:09 17:22:09 Checkpoint execution error: 17:22:09 17:22:09 Unable to locate the disk '[devpath='/pci@0,600000/pci@0/pci@8/pci@0,1/SUNW, emlxs@1,1/fp@0,0/ssd@w20350080e517b4da,6']' on the system. 17:22:09 17:22:09 Automated Installation Failed. See install log at /system/volatile/install_log Automated Installation failed Please refer to the /system/volatile/install_log file for details.
Solução alternativa: desconecte um dos cabos FC dual-path.
Em sistemas SPARC, se você instalar o SO Oracle Solaris em um disco de inicialização FC de caminho duplo, a instalação falhará com os seguintes erros:
Automated Installation failed Please refer to the /system/volatile/install_log file for details Apr 19 23:12:12 ssra00u23.us.abc.com svc.startd[9]: application/auto-installer:default failed fatally: transitioned to maintenance (see 'svcs -xv' for details)
Solução Alternativa: antes de instalar o Oracle Solaris, formate os discos usando o comando boot net -s, rotule os discos e, em seguida, continue a instalação.
Em servidores AI configurados para atender várias redes, o daemon mdns poderá avisar que instâncias idênticas de nomes de serviço AI estão registradas. A seguinte mensagem de erro pode ser exibida:
mDNSResponder: [ID 702911 daemon.error] Client application registered 2 identical instances of service some-service._ OSInstall._tcp.local. port 5555. mDNSResponder: [ID 702911 daemon.error] Excessive name conflicts (10) for some-service._ OSInstall._tcp.local. (SRV); rate limiting in effect
Solução alternativa: para evitar vários conflitos de nome de serviço AI, defina a propriedade exclusion ou inclusion para o serviço SMF svc:/system/install/server:default.
O exemplo a seguir mostra como definir as propriedades all_services/exclude_networks e all_services/networks para incluir todas as redes que foram configuradas no sistema.
# svccfg -s svc:/system/install/server:default \ setprop all_services/exclude_networks = false # svccfg -s svc:/system/install/server:default \ delprop all_services/networks #1.#1.#1.#1/#1 # svccfg -s svc:/system/install/server:default \ delprop all_services/networks #2.#2.#2.#2/#2 ... # svccfg -s svc:/system/install/server:default \ addprop all_services/networks 0.0.0.0/0 # svcadm refresh svc:/system/install/server:default # svcadm restart svc:/system/install/server:default
#1.#1. #1.#1/#1 e #2.#2. #2.#2/#2 são os endereços IP das interfaces de rede que foram configuradas.
Para obter mais informações sobre o mDNS, consulte Administering Multicast DNS in Working With Oracle Solaris 11.3 Directory and Naming Services: DNS and NIS.
Quando o instalador de texto é usado em um equivalente do console físico, como um teclado, monitor e mouse remotos baseados na Web ou em um console VirtualBox, o instalador exibe o texto em inglês, mesmo que você tenha escolhido outro idioma durante a inicialização na mídia de instalação. O instalador exibe o texto em inglês para evitar uma exibição distorcida de caracteres não ASCII.
O instalador de texto exibe texto localizado somente em um equivalente do console serial, por exemplo, um console de serviço baseado em SSH ou telnet.
Solução alternativa: nenhuma.
O driver VESA Xorg não funciona no Oracle VM VirtualBox quando a EFI (Extensible Firmware Interface) está ativada, o que significa que o Live Media não inicializa para o Xorg. Portanto, a instalação da GUI não é possível.
Solução alternativa: execute as seguintes etapas:
Instale o Oracle Solaris 11.3 usando o instalador de texto ou o AI (Automated Installer).
Para obter instruções detalhadas sobre como instalar o Oracle Solaris 11.3, consulte Installing Oracle Solaris 11.3 Systems.
Use o comando pkg para instalar o pacote de grupos solaris-desktop.
Para obter instruções sobre como instalar o pacote de grupo solaris-desktop, consulte Adding Software After a Live Media Installation in Installing Oracle Solaris 11.3 Systems.
Instale as ferramentas guest do VirtualBox que incluem o driver nativo do Xorg VirtualBox.
Se você usar o Automated Installer baseado em rede para instalar o Oracle Solaris em uma plataforma x2100 com um driver nge, a seguinte mensagem de erro poderá ser exibida depois de algum tempo:
kernel$ /s11-173-x86/platform/i86pc/kernel/$ISADIR/unix -B install_media=http:// $serverIP:5555//install/images/s11-x86,install_service=s11-173-x86,install_svc_address= $serverIP:5555 loading '/s11-173-x86/platform/i86pc/kernel/$ISADIR/unix -B install_media=http:// $serverIP:5555//install/images/s11-x86,install_service=s11-173-x86,install_svc_address= $serverIP:5555' module$ /s11-173-x86/platform/i86pc/$ISADIR/boot-archive loading ' /s11-173-x86/platform/i86pc/$ISADIR/boot-archive' ... Error 20: Mulitboot kernel must be loaded before modules Press any key to continue...
Esse problema ocorre em uma instalação PXE que usa o BIOS versão 1.1.1 e posterior, quando você usa o x2100 BIOS com um driver nge.
Solução alternativa: escolha uma das seguintes soluções para instalar o Oracle Solaris em uma plataforma x2100 com um driver nge:
Instale o Oracle Solaris usando um dos seguintes métodos:
Live Media
Instalador de texto
Altere a versão do BIOS para a versão 1.0.9.
Em alguns sistemas x86 de configuração grande, poderão ser exibidas mensagens de erro FMA, enviadas pelo driver ixgbe, a respeito da indisponibilidade de vetores de interrupção MSI-X durante a instalação da rede. As mensagens não são exibidas após a instalação ser concluída, e o sistema é reinicializado. A seguinte mensagem de erro é exibida:
fault.io.nic.config The network device failed to configure a feature. A(n) unsupported error has been detected during driver's attach context causing a(n) config service impact while involving the device's rx_ring subsystem.
Solução Alternativa: limite o número máximo de interrupções usadas pelos dispositivos da rede, adicionando o seguinte limite à lista de argumentos de inicialização GRUB durante a inicialização:
-B ddi-msix-alloc-limit=X
X é um número pequeno como 1 ou 2.
Arquivos Compactados Unificados não suportam arquivos compactados que contêm zonas em áreas de armazenamento compartilhado (ZOSS) Embora você possa usar o comando archiveadm create para criar um arquivo compactado clone ou de recuperação que contém uma zona ou uma área de armazenamento compartilhado, o arquivo compactado resultante poderá apresentar falha ao ser instalado.
Solução alternativa: escolha uma das seguintes opções:
Para evitar problemas de instalação com Arquivos Compactados Unificados, você deverá excluir as zonas de áreas de armazenamento compartilhado contidas em um arquivo compactado.
Ao gerar arquivos compactados clones, você pode usar a opção –Z excluded_zone para excluir zonas especificadas em uma área de armazenamento compartilhada.
Para arquivos compactados de recuperação em sistemas que contêm zonas em áreas de armazenamento compactado, todas as zonas de armazenamento não compartilhado deverão ser arquivadas individualmente.
Ao gerar um arquivo compactado clone ou de recuperação para a zona global, use a opção –D excluded-dataset para excluir zonas em zpools de armazenamento compartilhado visíveis na zona global.
Se você ativar a opção tcp6 em /etc/netconfig quando o sistema não suportar um endereço IPv6, a seguinte mensagem de advertência NFC será exibida durante a instalação:
nfs4cbd[3806]: [ID 867284 daemon.notice] nfsv4 cannot determine local hostname binding for transport tcp6 - delegations will not be available on this transport
Solução alternativa: nenhuma.
Quando você reinicializa o sistema usando o comando init 6, os serviços que estão usando as regras de dependência do SVC são encerrados antes do serviço ilomconfig-interconnect. A seguinte mensagem é exibida:
[ID 122153 daemon.warning] svc:/network/ilomconfig-interconnect:default: Method or service exit timed out. Killing contract 179.
Solução alternativa: nenhuma.
Os nomes intuitivos mudam entre a instalação e a reinicialização do sistema Por exemplo, durante a instalação, os nomes intuitivos a seguir:
vanity_map=net0:e1000g0 net1:bge0 net2:bge1 net3:e1000g1
mudam para:
vanity_map=net0:bge0 net1:bge1 net2:e1000g0 net3:e1000g1
Solução alternativa: nenhuma.
Na primeira inicialização nos sistemas SPARC, a seguinte mensagem de aviso é exibida:
Jul 23 14:41:38 xxx.com fctl: [ID 517869 kern.warning] WARNING: fp(3)::Topology discovery failederror=0x7
Solução alternativa: você pode ignorar com segurança essa mensagem.
Dentro de um chassis M5, as mensagens ILOM de um ou mais HOSTs do Oracle Solaris são exibidas no arquivo /var/adm/messages de um HOST diferente. A seguinte mensagem é exibida:
Jul 23 15:03:41 HOST2-pd2.com SC Alert: [ID 552608 daemon.error] Power | major: Power to /HOST1 has been turned off by: Shell session, Username:root Jul 23 15:03:41 HOST2-pd2.com SC Alert: [ID 936275 daemon.notice] SDM | minor: Power to /Servers/PDomains/PDomain_1/System (Hardware Domain 1) has been turned off by Shell session, Username:root. Jul 23 15:03:41 HOST2-pd2.com SC Alert: [ID 555134 daemon.notice] Audit | minor: root : Set : object = "/Servers/PDomains/PDomain_1/HOST/power_state" : value = "off" : success
Solução alternativa: você pode ignorar com segurança essa mensagem.
Quando você usa a opção check raid do comando suriadm do driver do host mpt_sas, a mensagem de erro a seguir é exibida:
Failing case: # suriadm lookup-uri /dev/dsk/c1t3E8234F87E7DC134d0 Assertion failed: parent_iport != NULL, file /export/builds/s11u3_23/usr/src/lib/libsuri/common/suri_devinfo.c, line 995, function lookup_lu_uri Abort(coredump) Working case: # suriadm lookup-uri /dev/dsk/c1t3E8234F87E7DC134d0s2 dev:dsk/c1t3E8234F87E7DC134d0s2
Solução alternativa: você pode ignorar com segurança essa mensagem.
Quando uma placa estes (driver lsc) conectada a um LUN de array de armazenamento do SAS é usada como um dispositivo de inicialização, esta mensagem de aviso é exibida durante a inicialização do sistema:
WARNING: scsi_enumeration_failed: lsc4/enclosure
Embora o dispositivo de fechamento não esteja conectado, a instalação e a inicialização obtêm êxito.
Solução alternativa: adicione a linha forceload drv/ses ao arquivo /etc/system.
A página man stmsboot não documenta o comando stmsboot integralmente porque ela não indica que o driver pmcs é uma opção válida para esse comando. No entanto, o driver pmcs pode ser especificado com a opção –D. Por exemplo:
man stmsboot System Administration Commands stmsboot(1M) NAME stmsboot - administration program for the Solaris I/O multipathing feature SYNOPSIS /usr/sbin/stmsboot [[-D (fp | mpt | mpt_sas | iscsi) ] -d | -e | -u] | -L | -l controller_number]
Solução alternativa: nenhuma.