Configurar as Definições do Código de Barras, do Código de Correção e da Página Separadora

Pode utilizar definições do código de barras ao longo da tarefa. Pode definir códigos de correção para a separação da página. Pode combinar a deteção do código de correção com códigos de barras criando regras de definição da página de separação.

Eis como pode configurar definições de códigos de barras e páginas separadoras para uma tarefa de processamento de reconhecimentos:

Configurar uma Definição de Página Separadora

Conforme descrito em Definições para Separar Documentos, se optar por organizar documentos através de páginas separadoras, deve configurar uma ou mais regras para definir de que forma os separadores são detetados e utilizados. Siga estas instruções para configurar as páginas separadoras. Para configurar as definições da página separadora hierárquica, consulte Configurar uma Definição de Página Separadora.

Para configurar uma definição da página separadora:

  1. No seu procedimento, crie uma tarefa do processador de reconhecimentos com um método de organização de documentos de páginas Separadoras ou Nenhum: Não efetue a organização de documentos.

  2. Na página Processamento do Documento, junto à Página Separadora, clique em Configurar para definir ou editar a página separadora especificando uma ou mais regras na caixa de diálogo Definição de Página Separadora que é apresentada.
    1. No campo Nome, introduza um nome para a definição da página separadora. Em alternativa, selecione o campo Retirar a página separadora para retirar a página separadora do documento. Se desselecionado (o valor por omissão), as páginas separadoras são incluídas no documento.

    2. Clique em Acrescentar regra na tabela Regras. Para editar uma regra, selecione-a e clique em Editar regra.

    3. Na página Regra da Página Separadora, crie uma regra.

      1. Introduza um nome no campo Nome da Regra.

      2. Para indicar o início de um novo documento, selecione um código de correção (I, II, III, IV, VI ou T), uma definição de código de barras previamente criado ou ambos.

      3. Se especificar tanto um código de correção como um código de barras ou especificar múltiplas definições de código de barras, selecione Or ou And no campo Operador para indicar se deve ser detetado um ou todos numa página a ser identificada como um separador.

        Nota:

        Para além de especificar as condições And ou Or dentro de regras, o utilizador especifica as condições And ou Or entre regras, selecionando And ou Or no campo Operador na tabela Regras.

      4. Se pretender que as páginas em branco sejam consideradas como separadores, selecione a caixa de seleção Tratar Página em Branco como separadora. Esta opção não está disponível se selecionar o operador AND.

      5. Clique em OK.

    4. Repita o passo anterior para criar regras adicionais na tabela Regras.

    5. Clique em Submeter para gravar a definição de página separadora e regressar à Definição de Página Separadora.

      Para retirar a regra da página separadora, selecione-a na tabela de Regras e clique em Apagar regra.

      Nota:

      Para apagar uma definição da página separadora, clique em Apagar junto a Configurar.

  3. Para definir os bytes da página de forma a que a página seja considerada em branco, introduza um valor no campo Limiar de Bytes de Página em Branco. Por exemplo, se introduzir 16000 neste campo, as páginas com 16000 bytes ou menos são consideradas páginas em branco.

  4. Se pretender que as páginas em branco sejam retiradas no momento em que os documentos são processados no ambiente do Cliente do Capture, selecione a caixa de seleção Retirar Páginas em Branco.

    Nota:

    O campo Limiar de Bytes de Página em Branco e a caixa de seleção Retirar Páginas em Branco são interdependentes. Por isso, se definir o limiar de bytes de página em branco mas não definir as páginas em branco para remoção, as páginas com os bytes definidos não serão retiradas. Do mesmo modo, se selecionar a caixa de seleção Retirar Páginas em Branco, mas não definir o limiar de bytes de página em branco, nenhuma página será retirada.
  5. Clique em Submeter para gravar a tarefa.

Acrescentar ou Editar Definições do Código de Barras

Uma definição de código de barras identifica um código de barras pela respetiva regra de validação, como o respetivo comprimento em caracteres. À medida que os códigos de barras são reconhecidos, são atribuídos a uma definição de código de barras baseada na regra de validação da definição que considera as características de dados do valor de código de barras. Depois de criada a definição, pode utilizar uma definição de código de barras através de uma tarefa de reconhecimento, incluindo para a separação de páginas, preenchimento automático de campos de metadados e atribuição de perfis de documento. (As definições de código de barras não são partilhadas entre tarefas de processador de reconhecimentos.)

Para acrescentar ou editar uma definição do código de barras:
  1. Acrescentar ou editar uma tarefa de reconhecimento.
  2. Na página Definição de Código de Barras, clique em Acrescentar definição do código de barras na tabela Definições de Código de Barras.
  3. Na caixa de diálogo Definição de Código de Barras, introduza um nome para a definição de código de barras.
  4. No campo Regra de Validação, especifique a forma como o processador de reconhecimentos deverá validar o código de barras.

    Tabela 12-2 Tipos de Regra de Validação

    Tipo de Regra de Validação Descrição Exemplo

    Nenhum

    Não especifica validação.

    Esta opção é normalmente utilizada para permitir que um script preencha o valor de definição de código de barras.

    Comprimento

    Faz correspondência de qualquer valor de código de barras onde o comprimento do valor de código de barras corresponde à definição.

    O comprimento não inclui os símbolos de código de barras únicos como os dígito de início, de interrupção e de verificação (a menos que sejam incluídos).

    Para corresponder um valor a três caracteres de comprimento, introduza:

    3

    Máscara

    Especifique um filtro que controle quais os valores aceites, como números ou caracteres alfanuméricos.

    Para corresponder a um número de ID como 123-45-6789, poderá introduzir:

    ###-##-####

    Os caracteres de máscara disponíveis são listados na tabela Caracteres de Máscara de Entrada de Dados.

    Expressão Regular

    Especifique uma expressão regular que define quais os valores aceites.

    Para corresponder a um valor de a, b ou c, poderá introduzir:

    [abc]

    Para mais informações, consulte a documentação relativa à utilização e formatação de expressões regulares, como as seguintes:

    http://docs.oracle.com/javase/tutorial/essential/regex/

    Lista de Escolhas

    Um valor de código de barras deve corresponder a um valor contido na lista de escolhas especificadas.

    Uma tarefa contém documentos com códigos de barras que identificam o respetivo tipo de documento. Uma lista de escolhas de tipos de documento contém valores como aplicação de hipoteca, relatório de crédito e referência de crédito. Qualquer valor de código de barras que seja lido e que corresponda a um valor de lista de escolhas é atribuído à definição de código de barras especificada.

    Depois de selecionar uma regra, são apresentados mais campos de valor (Comprimento para a validação de tipo de comprimento, Máscara +ara a validação de tipo de máscara, Expressão Regular para a validação de expressão regular e campos de lista de escolhas para a validação de lista de escolhas).

  5. Abaixo do campo Regra de Validação, especifique os valores de validação para a regra de validação selecionada.

    Se especificar uma máscara de entrada de dados, introduza uma máscara que descreva o valor de código de barras no campo Máscara apresentado. Um código de barras reconhecido é atribuído a esta definição de código de barras se o valor cumprir os requisitos da máscara que especificar.

    Nota:

    Evite configurar definições de código de barras que entrem em conflito, como dois códigos de barras com o mesmo comprimento em caracteres. Se for necessário, considere utilizar um script para utilizar a lógica empresarial para atribuir códigos de barras.

    Tabela 12-3 Caracteres de Máscara de Entrada de Dados

    Máscara Expressão Regular na qual São Convertidos Explicação

    ?

    . (ponto final)

    Utilize para corresponder com qualquer carácter único.

    #

    \d

    Utilize para corresponder com qualquer número único.

    Se uma tarefa contiver documentos com um número de identificação (por exemplo, 123-45-6789), a máscara deverá ser ###?##?####.

    *

    .*

    Utilize para corresponder a zero, um ou mais caracteres.

    [abc]

    [abc]

    Corresponde a qualquer carácter único especificado num grupo de um ou mais caracteres. Certifique-se de que inclui os parênteses retos ([]). Para pesquisar um código de barras específico como reclamação, o formato seria [c][l][a][i][m].

    [!abc]

    [^abc]

    Corresponde a qualquer carácter único não especificado. Funciona de forma igual a [abc], com exceção do ponto de exclamação, resultando numa correspondência se for encontrado algum carácter exceto os caracteres especificados em [abc].

    [a-zA-Z]

    [a-zA-Z]

    Utilize um hífen (-) para especificar um intervalo de caracteres. Os intervalos de caracteres devem ser especificados por ordem ascendente ([A-Z], e não [Z-A]). Por exemplo, [A-Z] resulta numa correspondência se for encontrado um carácter no intervalo A-Z.

  6. Clique em OK.
    A definição é listada na tabela Definições de Código de Barras.
  7. Repita os passos 2 a 6 para criar mais definições de código de barras.

Configurar as Definições da Página Separadora Hierárquica

Conforme descrito em Definições para Separar Documentos, se optar por organizar documentos utilizando separadores hierárquicos, deve configurar as definições de páginas separadoras para cada nível hierárquico que detetam códigos de correção e/ou códigos de barras. (Para configurar a separação de documento para tarefas separadoras de um único nível ou para nenhuma tarefa de organização, consulte Configurar uma Definição de Página Separadora.)

Para configurar a separação de páginas para tarefas separadoras hierárquicas:

  1. No seu procedimento, acrescente ou edite uma tarefa de página separadora hierárquica. Consulte Configurar uma Tarefa para Documentos com Separadores Hierárquicos.

  2. Na página Processamento de Documento, clique em Acrescentar na tabela Páginas Separadoras Hierárquicas de Documento para acrescentar uma definição de página separadora hierárquica. Para editar uma definição, selecione-a e clique em Editar.

  3. Na caixa de diálogo Definição de Página Separadora, crie uma definição para um dos níveis de hierarquia.

    1. No campo Nome, introduza um nome para a definição da página separadora.

    2. Em alternativa, selecione o campo Retirar a página separadora para retirar a página separadora do documentou ou anexo. Se estiver desmarcado (o valor por omissão), as páginas separadoras são incluídas no documento ou anexo.

  4. No campo Tipo de Anexo, selecione um tipo de anexo da lista de tipos de anexo definidos para definir uma página separadora a incluir num anexo. O campo Perfil de Documento só está disponível quando selecionar a opção Determinar dinamicamente utilizando uma página separadora no campo Opção de Perfil de Documento Dinâmico na página Perfil de Documento. O campo Tipo de Anexo é definido como Nenhum e fica desativado se selecionar um perfil de documento no campo Perfil de Documento. Só pode definir uma página separadora de tipo de anexo no último nível de hierarquia.

  5. Acrescente ou edite regras para a definição de página separadora.

    1. Clique em Acrescentar regra na tabela Regras.

    2. Para editar uma regra, selecione-a e clique em Editar.

  6. Na caixa de diálogo Regra de Página Separadora, defina uma regra.

    1. Introduza um nome no campo Nome da Regra.

    2. Para indicar o início de um novo documento ou anexo, selecione um código de correção (I, II, III, IV, VI ou T), uma definição de código de barras criada anteriormente ou ambos.

    3. Se especificar tanto um código de correção como um código de barras ou especificar múltiplas definições de código de barras, selecione Or ou And no campo Operador para indicar se deve ser detetado um ou todos numa página a ser identificada como um separador.

    4. Clique em OK.

  7. Repita os passos 5 e 6 para criar regras adicionais para o separador da página.

    1. Além de especificar as condições And ou Or nas regras, especifica as condições And ou Or entre as regras selecionando And ou Or no campo Operador na tabela Regras. Por exemplo, poderá requerer a Regra 1 AND a Regra 2 para corresponder a deteção de separador, embora cada regra possa fornecer dois métodos para correspondência (código de correção OR código de barras).

    2. Para retirar uma regra separadora, selecione-a na tabela Regras e clique em Apagar regra.

    3. Clique em Submeter para gravar a definição da página separadora.

      A definição de página separadora que criou está listada na tabela Páginas Separadoras Hierárquicas de Documento.

  8. Repita os passos 2 a 7 para criar mais definições de separador de páginas.

    • Para retirar uma definição, selecione-a na tabela e clique em Apagar definição.

    • Clique Para Cima ou Para Baixo para deslocar uma definição selecionada na hierarquia para refletir corretamente como as páginas separadoras serão organizadas num batch.

  9. Clique em Submeter para gravar a tarefa.