17 Digitalizar Documentos Físicos

No Cliente do Content Capture, pode digitalizar documentos através da utilização de um dispositivo compatível com TWAIN ou pode importar os ficheiros eletrónicos. O utilizador define a digitalização e importa requisitos no perfil de cliente.

O Cliente do Content Capture poderá conter documentos de e sem imagem. Quando digitaliza documentos, o Capture cria documentos de imagem de várias páginas. Na secção do documento, pode visualizar e editar cada página individualmente (por exemplo, deslocar e rodar páginas). Também pode verificar onde termina um documento e onde começa o documento seguinte. O perfil de cliente selecionado determina o modo como os documentos são criados e separados num batch. É solicitado ao utilizador que selecione uma opção de criação de documento ou permita que o Content Capture crie automaticamente um documento.

Eis as principais tarefas concretizadas ao digitalizar documentos para processamento dentro do Cliente do Content Capture:

Configurar Digitalizador

Certifique-se de que o digitalizador está ligado. Para alguns digitalizadores, é necessário assegurar que o digitalizador está ligado antes de ligar o computador.

Para configurar um digitalizador:
  1. Determine o perfil de cliente a utilizar. Se for necessário, pergunte ao gestor do procedimento qual o perfil de cliente a utilizar para os batches a digitalizar, com base na respetiva estrutura. O utilizador deverá saber como o perfil de cliente cria os documentos nos batches.
  2. Organize os documentos em batches para digitalização, através da inserção de folhas separadoras entre os documentos, se for necessário. Por exemplo, organize os documentos de um lado num batch para utilização com o perfil de cliente simplex.
  3. Para digitalizar, é necessário ter um digitalizador compatível com TWAIN disponível para o sistema. Clique no lado direito de Definições/Origem da Captura na secção de batch (Ctrl+Alt+S).

    Quando o triângulo é selecionado, é apresentada uma ou várias origens de captura. É apresentada uma marca de seleção junto à origem da captura selecionada, que poderá ser um digitalizador ou uma Origem da Importação.

  4. Se existirem várias origens da digitalização apresentadas, selecione a que pretende utilizar. Para importar, em vez de digitalizar, clique em Origem da Importação.
  5. Como as definições da captura são gravadas com o perfil de cliente, poderá configurar diferentes definições do digitalizador para cada perfil de cliente. Tenha em consideração que poderá definir opções adicionais do digitalizador em Preferências.
    1. Se for necessário, selecione a origem do digitalizador à qual pretende aplicar as definições. Prima Ctrl+Alt+S e escolha um digitalizador.
    2. Clique no lado esquerdo de Definições/Origem da Captura na secção do batch (Ctrl+Alt+S).
    3. Selecione as definições do digitalizador. Para obter mais informações, consulte a documentação fornecida com o digitalizador. Tenha em atenção que é possível desativar as definições relacionadas com a cor e a resolução, consoante as definições do perfil de cliente.

Configurar Preferências de Digitalização

Além das definições do digitalizador configuradas através de Definições/Origem da Captura, pode definir opções de digitalização adicionais nas definições das Preferências.

Para configurar preferências de digitalização:
  1. Clique na seta da lista pendente no canto superior direito da janela e selecione Preferências.
  2. Na caixa de diálogo Preferências, pode selecionar o campo Solicitar ao utilizador para continuar a digitalização no batch atual.

    Quando selecionado, é apresentada uma mensagem depois da digitalização inicial que solicita se pretende continuar a digitalização no batch atual. Esta opção permite-lhe efetuar uma pausa para inserir mais papel no alimentador automático de documentos. Esta opção também é útil durante a digitalização de páginas individuais para um batch.

  3. Se for necessário, selecione o campo Impedir Transferência do Modo de Ficheiro.

    A transferência do modo de ficheiro, que indica ao driver compatível com TWAIN para escrever os ficheiros de imagem no disco em vez de os transferir através do buffer de memória, é a abordagem preferencial, uma vez que aumenta significativamente o desempenho da digitalização. No entanto, o modo de transferência de ficheiros poderá causar problemas de digitalização com determinados drivers do digitalizador. Se for necessário, selecione este campo para desativar o modo de transferência de ficheiros.

  4. Em alternativa, desselecione o campo Efetuar Revisão Automática/Indexação do batch após a digitalização para apresentar as propriedades na secção correta.
  5. No campo Número mínimo de bytes digitalizados antes de apagar uma página:, especifique, opcionalmente, o modo como as páginas em branco devem ser detetadas e apagadas.

    Neste campo, defina o número de bytes abaixo do qual considera que se trata de uma página em branco e pretende apagar. Se este valor for 0, o valor configurado no perfil de cliente é utilizado para deteção de páginas em branco.

  6. Clique em Gravar.

Digitalizar Documentos

Antes de começar a digitalizar, certifique-se de que o perfil de cliente adequado está selecionado na aplicação Content Capture e de que o digitalizador está pronto com as definições necessárias e o papel no tabuleiro do alimentador.

Para digitalizar documentos:
  1. Efetue um dos seguintes procedimentos:
    1. Para digitalizar documentos utilizando um digitalizador, selecione um perfil de cliente e, em seguida, clique em Capturar na secção do batch da janela Cliente do Content Capture.
    2. Para digitalizar utilizando uma aplicação empresarial, na aplicação, clique no ícone ou botão fornecido para capturar documentos. Consoante as definições do perfil de cliente, o Content Capture poderá iniciar imediatamente a digitalização ou poderá ser solicitado ao utilizador que selecione os ficheiros para importação ou que inicie a digitalização.
    3. Para digitalizar batches com documentos divididos por páginas separadoras, insira folhas em branco entre documentos e clique em Capturar. É necessário definir o perfil para solicitar que o utilizador escolha a opção de criação de documentos ou que crie documentos com um número de páginas variável.
  2. Consoante as definições do perfil de cliente, a caixa de diálogo Opções de Criação de Documentos poderá ser apresentada depois de clicar em Capturar, a solicitar que especifique o modo de criação dos documentos.
    1. Especifique o conteúdo de cada documento no batch. É possível escolher:
      • Uma Página (Simplex): Selecione esta opção se todos os documentos tiverem um lado.

      • Duas Páginas (Duplex): Selecione esta opção se todos os documentos tiverem dois lados.

      • Número de Páginas Variável: Selecione esta opção se estiver a utilizar folhas separadoras para definir os documentos ou se os documentos não tiverem todos um lado ou dois lados.

    2. Clique em OK.

      Um batch é digitalizado e criado com base na opção de criação de documentos escolhida pelo utilizador.

      Se tiver escolhido Número de Páginas Variável mas não inseriu folhas separadoras, é criado um único documento. Utilize Criar novo documento na secção de documento para criar separações de documentos no batch.

  3. Reveja, edite e indexe os documentos, conforme for necessário. Os campos de metadados poderão já conter valores.
  4. Para capturar batches adicionais, clique em Capturar na secção de batch.
  5. Liberte batches selecionando um ou mais batches na secção Batch e clicando em Libertar batch. Em alternativa, pode clicar com o botão direito do rato num ou em mais batches na secção Batch, selecione Libertar Batch e, em seguida, selecione uma das opções do processo de libertação configuradas para si. Estas opções também estão disponíveis se selecionar um ou mais documentos de um batch na secção Batch.