Criação, Edição e Validação de Assinaturas

Você cria uma assinatura navegando até o ponto de vista de destino e selecionando o ponto de vista de origem no qual fazer a assinatura. Quando é feito commit em uma alteração no ponto de vista de origem, são geradas solicitações para realizar a mesma alteração nos pontos de vista de destino.

Melhor Prática

Quando você cria um conversor de tipo de nó, é recomendável que converta um tipo de nó de origem em um único tipo de nó no ponto de vista de destino. Se você converter um tipo de nó da origem em vários tipos de nó do destino, a solicitação de assinatura poderá se tornar ambígua e o registro ignorado.

Dica:

Depois de criar uma assinatura, use a guia Linhagem no inspetor de ponto de vista para visualizar as assinaturas que têm o ponto de vista como origem e destino. Consulte Exibição da Linhagem do Ponto de Vista.

Pré-requisitos da Assinatura

Estas condições devem ser atendidas para que seja possível criar uma assinatura:

  • Os pontos de vista, tanto de origem quanto de destino, devem ter um status Ativo.

  • O criador da inscrição e os destinatários padrão e alternativos precisam ter acesso aos dados e permissões suficientes. Consulte Segurança para Solicitações.

  • Se os pontos de vista de origem e destino tiverem um conjunto de nós de tipo de hierarquia, os dois conjuntos de hierarquia deverão ser diferentes e os dois pontos de vista deverão ter, pelo menos, um tipo de nó equivalente entre eles. Isto é, os pontos de vista de origem e destino devem ter o mesmo tipo de nó no mesmo aplicativo, ou então um conversor de tipo de nó deve ser configurado para converter o tipo de nó da origem no tipo de nó do destino.

  • Se o ponto de vista de origem tiver um conjunto de nós do tipo de lista e o ponto de vista de destino tiver um conjunto de nós do tipo de hierarquia, os dois pontos de vista deverão ter, pelo menos, um tipo de nó equivalente entre eles. Isto é, os pontos de vista de origem e destino devem ter o mesmo tipo de nó no mesmo aplicativo, ou então um conversor de tipo de nó deve ser configurado para converter o tipo de nó da origem no tipo de nó do destino.

  • Se os pontos de vista de origem e de destino tiverem um conjunto de nós do tipo de lista, ou se a origem tiver um conjunto de nós do tipo de hierarquia e o destino tiver um conjunto de nós do tipo de lista, os dois pontos de vista deverão ter, pelo menos, um tipo de nó diferente e um conversor de tipo de nó deverá ser configurado para converter o tipo de nó da origem no tipo de nó do destino.

Considerações

  • Para ações de inscrição que adicionam ou inserem nós em que o ponto de vista de origem tem um conjunto de nós do tipo lista e o ponto de vista de destino tem um conjunto de nós do tipo hierarquia, o valor do pai no ponto de vista da hierarquia poderá ser calculado para cada ação de solicitação. Um administrador deve definir uma expressão para calcular o valor pai. Consulte Propriedades Calculadas e Armazenadas.
  • Para assinaturas com nomes de nó calculados, esses nomes são calculados no ponto de vista de origem, e os nomes resultantes são transmitidos para os pontos de vista de destino. Se você quiser calcular os nomes no ponto de vista de destino, deverá configurar uma transformação de propriedade no conversor de tipo de nó para transformar a propriedade de nome em um valor em branco ou em uma das palavras-chave de nome calculadas. Consulte Nomes Calculados e Assinaturas.
  • As transformações do pai em conversores de tipo de nó são executadas para os nós superiores em pontos de vista da hierarquia de origem quando os itens de uma solicitação de assinatura são gerados. Isso permite que os nós superiores adicionados a um ponto de vista de origem sejam colocados em outro pai em um ponto de vista da hierarquia de destino.
  • Em nós de destino que usam transformações de nome, se o nó de destino estiver vinculado ao nó de origem, os nós de destino poderão ser Removidos ou Excluídos dos pontos de vista de destino usando as informações de link do nó para identificar os nós de destino.

    Nota:

    Os links do nó são estabelecidos quando os nós são sincronizados usando assinaturas, quando itens de solicitação são criados a partir de uma comparação ou quando nós são correspondidos e mesclados (consulte Sobre Links de Nó). Se houver nós com transformações de nome e sem vínculo com os nós de origem no ponto de vista de destino (por exemplo, não foram criados ou atualizados no ponto de vista de origem com uma assinatura), esses nós não poderão ser Removidos ou Excluídos de um ponto de vista de destino usando uma assinatura.
  • Se o nome do seu ponto de vista de destino tiver mais de 30 caracteres, você deverá criar um rótulo que tenha 30 caracteres ou menos. O rótulo é usado no lugar do nome do ponto de vista no arquivo de solicitação de assinatura. Consulte Como Inspecionar um Ponto de Vista.

  • Não é possível criar assinaturas com pontos de vista com rótulo de hora como sendo o ponto de vista de origem ou de destino.

Criação de uma Assinatura

Um ponto de vista de destino pode ser inscrito em vários pontos de vista de origem. Para criar uma assinatura:

  1. Em Exibições, abra a exibição que contém o ponto de vista de destino.

  2. Selecione o ponto de vista de destino.

  3. Coloque o cursor à direita do nome do ponto de vista, clique em ícone de menu e selecione Inspecionar.

  4. Selecione a guia Assinaturas e, depois, clique em Criar.

  5. Na caixa de diálogo Criar Assinaturas, execute estas ações:

    1. Selecione o ponto de vista de origem no qual você deseja se inscrever.

      Nota:

      Somente os pontos de vista que correspondem às condições em Pré-requisitos da Assinatura são exibidos para seleção.

    2. Opcional: Insira um nome e uma descrição para a assinatura. Por padrão, o nome da assinatura é "{Source View Name} | {Source Viewpoint Name}".
    3. Clique em Criar.

Depois que você clicar em Criar, a assinatura será exibida no Inspetor de Assinatura. Aqui você pode editar as configurações da inscrição.

Edição, Habilitação, Desativação ou Exclusão de Assinaturas

Para editar uma assinatura:

  1. Em Exibições, abra a exibição que contém o ponto de vista de destino.

  2. Selecione o ponto de vista de destino.

  3. Coloque o cursor à direita do nome do ponto de vista, clique em ícone de menu e selecione Inspecionar.

  4. Selecione Assinaturas e, depois, clique no nome da assinatura que deseja editar.

    A assinatura é exibida no inspetor de assinatura.

  5. Opcional: Na guia Geral, clique em Editar e depois modifique o nome e a descrição da inscrição.
  6. Na guia Definição, clique em Editar e depois execute uma ação:

    • Em Responsáveis, selecione os responsáveis padrão e alternativo da solicitação. Consulte Atribuição de Solicitações de Assinatura.

      Nota:

      Só estarão disponíveis para serem selecionados os usuários que tiverem pelo menos a permissão Participante (Gravação) na dimensão do ponto de vista de destino. O ícone envelope indica que o usuário tem um endereço de e-mail configurado e está apto a receber notificações de solicitação.

    • Opcional: Em Workflow, selecione uma ou mais das seguintes opções:

      Campo Descrição
      Ativado Ativa a inscrição. Quando você cria uma inscrição, por padrão ela está desativada. É necessário que você tenha definido um destinatário padrão ou alternativo para poder ativar uma inscrição.

      Você também pode habilitar ou desativar assinaturas na guia Assinaturas do inspetor de ponto de vista. Consulte Para habilitar, desativar ou excluir uma assinatura, abaixo.

      Nota:

      Quando uma inscrição é desativada, nenhuma solicitação de inscrição ou item de solicitação é gerado para o ponto de vista de destino.
      Criar Solicitação Standalone Especifica que a assinatura sempre cria uma solicitação separada. Ela não será combinada com outras solicitações que têm a mesma exibição e responsável.
      Colaboração Inclui destinatários alternativos que não estão designados à solicitação como colaboradores na solicitação. Isso permite que destinatários alternativos façam alterações em itens de solicitação e adicionem comentários ou anexos mesmo quando a solicitação não estiver atribuída a eles.

      Consulte Colaboração em Solicitações.

      Envio Automático Permite que o sistema envie automaticamente a assinatura se ela passar na validação e atender a todas as condições a seguir:
      • Nenhum item for ignorado
      • Os itens forem ignorados com o status "Nenhuma atualização é necessária" ou "A linha com a mesma chave já foi processada".

      Se os itens forem ignorados com qualquer outro status (mesmo que outros itens na mesma solicitação sejam ignorados com um dos dois status acima), toda a solicitação de assinatura não será enviada.

      Ignorar Aprovações Permite que o sistema ignore aprovações de solicitações enviadas automaticamente

      Nota:

      Essa opção só estará disponível quando a opção Envio Automático estiver selecionada.
  7. Opcional: Em Copiar Nós, use o campo Ação Copiar e, opcionalmente, o campo Propriedades para Correspondência na guia Definição do inspetor de assinatura a fim de especificar uma operação copiar ou modelar igual (consulte Execução de Operações Copiar e Modelar Igual em Assinaturas):
  8. Opcional: Na guia Filtros, para inscrições em pontos de vista de hierarquia, você só poderá adicionar filtros de nós superiores caso você não queira se inscrever no ponto de vista inteiro. Os filtros de nó superior permitem que você selecione as ramificações no ponto de vista de origem no qual você deseja se inscrever. Consulte Adição de Filtros e Condições a Assinaturas
  9. Clique em Salvar.

Nota:

Não é possível editar uma assinatura para alterar o ponto de vista de origem no qual fazer a assinatura. Para alterar o ponto de vista de origem, exclua a assinatura existente e crie uma nova assinatura com o ponto de vista de origem desejado.

Para habilitar, desativar ou excluir uma assinatura:

  1. Inspecione o ponto de vista que contém a assinatura que você deseja habilitar, desativar ou excluir. Consulte Como Inspecionar um Ponto de Vista.
  2. Clique em Editar na guia Assinaturas.
  3. Na coluna Ação da assinatura na qual você deseja agir, clique em ícone de menu e selecione uma opção:
    • Ativar (disponível somente se a assinatura estiver desativada)
    • Desativar (disponível somente se a assinatura estiver ativada)
    • Excluir
  4. Clique em Sim para confirmar e depois clique em Salvar.

Validação de Assinaturas

Quando você cria uma assinatura, o sistema garante que ela esteja em conformidade com os pré-requisitos listados acima. No entanto, depois que uma assinatura é criada, a configuração dos pontos de vista e os usuários podem ser alterados, o que poderia resultar em uma assinatura inválida. Quando você navega no painel de assinatura, todas as assinaturas existentes para um ponto de vista são validadas para verificar se elas cumprem as regras de uma assinatura. Se uma assinatura não for válida, você poderá agir para resolver o problema.

Resolução de Erros de Validação

Os exemplos abaixo ilustram erros comuns de validação de assinatura e as ações para resolvê-los.

Se os pontos de vista de origem e destino não tiverem um tipo de nó em comum ou se um conversor de tipo de nó não estiver configurado entre os pontos de vista de origem e destino, o sistema exibirá o seguinte erro:


o ponto de vista de origem deve ter pelo menos um tipo de nó equivalente em comum com o ponto de vista de destino

Para resolver isso, crie um conversor de tipo de nó para converter o tipo de nó da origem no tipo de nó do destino. Consulte Como Trabalhar com Conversores de Tipo de Nó.

Se o destinatário da inscrição não tiver pelo menos a permissão Participante (leitura) para o ponto de vista de origem e a permissão Participante (gravação) para o ponto de vista de destino, o sistema exibirá o seguinte erro:


o destinatário deve ter pelo menos a permissão gerente de dados no ponto de vista de destino

Para resolver isso, certifique-se de que o destinatário da inscrição tenha, pelo menos, a permissão Participante (leitura) para o ponto de vista de origem e a permissão Participante (gravação) para os aplicativos no ponto de vista de destino. Consulte Como Atribuir Permissões de Aplicativo e Como Atribuir Permissões de Exibição.

Se o ponto de vista de origem ou destino não estiver mais ativo, o sistema exibirá o seguinte erro:


o ponto de vista deve estar ativo para ser a origem de uma assinatura

Para resolver erros de ponto de vista inativo, altere o status do ponto de vista arquivado de volta para Ativo. Consulte Noções Básicas sobre o Ciclo de Vida de Objetos de Dados e a Cadeia de Dados.