Como Habilitar Recursos do Aplicativo

Você pode habilitar os relatórios IFRS e outros recursos opcionais após criar um aplicativo. No entanto, após habilitados, esses recursos não podem ser desabilitados. Para remover os recursos, você deverá criar um novo aplicativo.

Para habilitar recursos no aplicativo:

  1. Na página Inicial, clique em Aplicativos e em Configuração.
  2. Na tela Configurar, clique em Habilitar Recursos.
  3. Selecione um ou mais recursos que deseja habilitar para o aplicativo:
    • O padrão de relatório IFRS do aplicativo. Você pode selecionar um ou dois destes recursos:
      • Imposto Diferido Não Reconhecido (DTNR) para informar valores de imposto diferido não reconhecido com base na efetivação do imposto como valores P&L ou não P&L.
      • Reconciliação da Alíquota de Imposto Efetiva Consolidada para calcular o ETR Nacional e Regional para o provisionamento de imposto total. Se você selecionar Reconciliação da Alíquota de Imposto Efetiva Consolidada, os seguintes formulários serão automaticamente ativados no aplicativo:
        • Alíquota de IFRS de ETR Consolidado por Entidade
        • IRFS de ETR Consolidado por Entidade mostrando as Contas calculadas com alíquotas de IFRS de CETR da Entidade
    • CbCR (Country by Country Reporting - Relatório País a País) para calcular as análises que avaliam o risco como resultado de estratégias de precificação de transferência.

      Nota:

      Se você habilitar o CbCR, não será possível habilitar Dimensões Personalizados no seu aplicativo.
    • Provisionamento Provisório de Impostos (Aplicativos criados antes da versão 18.08)- Essa opção não está mais disponível para seleção. Se tiver habilitado o Provisionamento Provisório de Impostos antes da Versão 18.08, você poderá usar essa opção para inserir dados manualmente e calcular um provisionamento mensal ou trimestral de impostos usando uma alíquota de imposto efetivo estimado anualizado e valores de impostos discretos. Os dados históricos serão armazenados na Previsão ou em outro cenário designado para Provisionamento Provisório de Impostos.

      Nota:

      Com a exceção do Provisionamento Provisório de Impostos (Aplicativos criados antes da versão 18.08), um recurso não pode ser desabilitado após ter sido habilitado. Se quiser remover um recurso, você deverá criar um novo aplicativo.

      Se você tiver habilitado o Provisionamento Provisório de Impostos (Aplicativos criados antes da versão 18.08), mas não quiser mais usar essa versão, você poderá selecionar um ou ambas as opções listadas em Provisionamento Provisório de Impostos sem criar um novo aplicativo. Os dados históricos existentes para o aplicativo criado antes da versão 18.08 são armazenados para uma Previsão ou para outro cenário usado em relação ao Provisionamento Provisório.

    • Provisionamento Provisório de Impostos para calcular um provisionamento de imposto mensal ou trimestral usando uma Alíquota de Imposto Efetivo Estimado Anualizado (AEETR) e valores de impostos discretos. Os dados são automaticamente armazenados no membro de Cenário Previsão TRCS_Interim, que será usado para previsão . Você pode selecionar um ou dois destes recursos:
      • AEETR Total para obter o valor da AEETR de Imposto Total a partir da Alíquota Efetiva de Imposto para o Cenário de Previsão.
      • AEETR Detalhada (Atual e Diferida) para exibir o Imposto Total relativo ao Cenário de Previsão adicionando o Imposto Atual e o Imposto Diferido.
    • Dimensão Personalizada: É possível ativar esse recurso somente quando estiver criando um novo aplicativo. Observe que não é possível ativar ou remover dimensões personalizadas depois que o aplicativo já foi criado. Consulte Adição de Dimensões Personalizadas (somente modo Híbrido)

      Nota:

      Não é possível habilitar o CbCR se você habilitou Dimensões Personalizadas no seu aplicativo.
    • Média Ponderada para ativar a média ponderada e calcular a média de conversão de moeda estrangeira da renda líquida antes do imposto de cada entidade base.
    • Jurisdição de Cálculo Dinâmico A habilitação desse recurso atualizará o tipo de armazenamento de dados para membros pai pronto para uso da dimensão Jurisdição, como TRCS_AllNational, TRCS_AllRegion para Cálculo Dinâmico.

      Cuidado:

      A ativação desse recurso pode melhorar o desempenho de Consolidação. No entanto, isso também pode resultar em um impacto negativo no desempenho de Consolidação, por exemplo, nos casos em que há envolvimento de fórmulas extensivas de membro personalizado. É recomendável que o impacto no desempenho seja avaliado em um ambiente de teste antes que esse recurso seja ativado no ambiente de produção.

      Nota:

      A Jurisdição de Cálculo Dinâmico é uma opção somente no modo não híbrido. Em modelos de aplicativos Híbridos Otimizados (DSO), todos os membros pais são cálculos dinâmicos e esse recurso não é aplicável.
    • Gerenciamento de Propriedade permite a atribuição de percentuais de propriedade e métodos de consolidação a cada combinação pai/filho da Entidade para cada combinação de Cenário, Ano e Período. Consulte também Como Habilitar o Gerenciamento de Propriedade em Aplicativos

      Nota:

      Para aplicativos não híbridos, é preciso garantir que a dimensão Origem de Dados esteja definida como Esparsa se o Gerenciamento de Propriedade estiver habilitado. Para verificar ou modificar a configuração de desempenho do seu aplicativo não híbrido, consulte Alteração das Configurações de Desempenho para a Dimensão Origem de Dados (somente no modo Não Híbrido).
    • Automação de Imposto a Pagar Atual ativa o recurso de automação, permitindo que os usuários mapeiem o encargo de lucro e perda anual do calendário (CY P&L) Automatizado, Patrimônio Líquido/OCI Automatizado e RTA (P&L) Automatizado e informem o valor do ajuste. Esse recurso também é fornecido com os formulários Imposto a Pagar Atual Automatizado e Detalhes do Imposto a Pagar Atual. O formulário de detalhes ajuda os usuários a rastrear pagamentos, reembolsos e transferências. Consulte Gerenciamento de Formulários de Detalhes e Imposto a Pagar Atual Automatizado e Gerenciamento de Formulários de Detalhes e Imposto a Pagar Atual Regional Automatizado em Como Trabalhar com o Tax Reporting.

      Nota:

      Um novo cubo Config é criado quando você habilita o recurso de automação de imposto a pagar atual. Todos os mapeamentos relacionados à Automação de Imposto a Pagar Atual são salvos no Cubo Config. Consulte Criação de Mapeamentos para Automação de Imposto a Pagar Atual.
    • Automação de NOL: permite que você configure as regras que definem como o sistema deve diferir, utilizar ou expirar automaticamente perdas fiscais e registrar os valores de compensação correspondentes. Consulte Como Trabalhar com Perdas Operacionais Líquidas (NOL)/Créditos
    • Bifurcação de RTA: vem com novos metadados que extraem automaticamente os dados de todas as contas Permanentes e Temporárias que estão marcadas como Contas de Diferença Temporária de Patrimônio Líquido. Com esse recurso, você não precisa fazer ajustes manuais no formulário de provisionamento atual, desde que a automação de RTA esteja habilitada no aplicativo. Consulte Como Trabalhar com a Bifurcação de RTA
    • Perdas Fiscais/Créditos Tributários por Ano de Expiração: permite que você agrupe facilmente dados de transporte de fechamento diversos de grupo por ano de expiração. Agora você pode ver os detalhes do Transporte de Fechamento da programação de Perdas Fiscais/Créditos Tributários por Ano de Expiração dos formulários de Perdas Fiscais/Créditos Tributários Consulte Como Trabalhar com Perdas Fiscais/Créditos Tributários por Ano de Expiração
    • Despesa de Imposto Diferido para Patrimônio Líquido: reclassifica a despesa de imposto diferido total regional para o patrimônio líquido. Essa classificação é específica para a entidade e a jurisdição.

      Quando você habilita este recurso:

      • A Despesa Fiscal Diferida Total é revertida no movimento Reverter Despesa Fiscal Diferida
      • A Despesa Fiscal Diferida Revertida é reclassificada como Reclassificar Despesa Fiscal Diferida e depois transferida para Ajuste do Patrimônio Total.

      Consulte também: Reclassificação de Despesa Regional Total de Imposto Diferido para Patrimônio Líquido em Como Trabalhar com o Tax Reporting

    • Habilitar Modelo Denso de Movimento e Período Híbridos (DSO): Não é possível selecionar essa opção diretamente nesta tela (exibe somente leitura). No entanto, ela exibirá se o híbrido está habilitado para o seu aplicativo ou não. Para migrar para o aplicativo híbrido, consulte Conversão do Modelo de Aplicativo para Híbrido Otimizado (DSO)
    • Cenário - Alteração de Alíquota de Imposto da Entidade para Patrimônio Líquido: Este recurso é específico para as dimensões Entidade e Cenário (consulte Dimensão Entidade e Dimensão Cenário). Ao habilitar este recurso e aplicar o atributo personalizado (por exemplo: <Scenario>_RC; consulte também Definição de Atributos de Imposto da Entidade para mais informações sobre o atributo personalizado) para um cenário específico para uma entidade, todas as contas para essa entidade e cenário em particular terão alteração de alíquota de acordo com o comportamento do patrimônio líquido.

      Quando a entidade for consolidada, o impacto da alteração em dados de alíquotas de imposto será movido até a coluna Impacto da Alteração em Alíquotas de Imposto em Patrimônio Líquido para todas as contas de diferença temporária.

      Veja também: Como Trabalhar com um Imposto Nacional Diferido e Como Trabalhar com um Imposto Diferido Regional em Como Trabalhar com o Tax Reporting

  4. Clique em Habilitar para habilitar os recursos selecionados.
  5. Quando o sistema exibir uma mensagem informando que a funcionalidade foi habilitada, clique em OK.
  6. Faça logoff e logon novamente para ver os recursos habilitados.