Visão Geral da Contabilidade de Fundos
As empresas de serviços públicos municipais e as organizações sem fins lucrativos em geral, frequentemente, usam uma forma de contabilidade diferente daquela usada pelas empresas com fins lucrativos. As de serviços públicos municipais geralmente praticam a contabilidade de fundos, enquanto as outras empresas praticam a contabilidade corporativa.
Regulamentações ou outras restrições podem exigir que uma empresa de serviços públicos municipal seja responsável pelas finanças de cada um de seus departamentos, como uma entidade separada. Se essa empresa fornecer serviços de água e água servida, talvez ela tenha que controlar as contas a receber, a receita e as obrigações para serviços de água separadamente dos serviços de água servida. Em contrapartida, a empresa é livre para unificar o lucro dos dois serviços.
Para controlar os serviços separadamente, a empresa de serviços públicos municipal configura um fundo para cada departamento. Um fundo é uma entidade contábil com seu próprio conjunto de contas de autobalanceamento. Cada fundo tem seu próprio "sublivro razão" com seu próprio plano de contas e, em cada fundo, os débitos são sempre iguais aos créditos. Isso permite que a empresa de serviços públicos reporte o estado financeiro de cada fundo independentemente.
Além de ter um fundo para cada departamento, há também um fundo geral, que é usado para tratar transferências entre fundos, bem como contas compartilhadas.