Extrações de Dados de Consumo

Ao enviar dados de uso de medição de intervalo para um sistema externo, é necessário extrair os dados históricos e atuais. Os dados históricos podem ser extraídos como parte de um processo de carregamento inicial e precisam ser fornecidos apenas durante a configuração inicial da integração. Os dados históricos devem incluir o histórico de todos os pontos de serviço ativos por um período histórico especificado. Os dados atuais devem ser extraídos regularmente (ou incrementalmente). No entanto, além de enviar dados atuais, quaisquer correções históricas recebidas pelo sistema também devem ser extraídas.

Solicitações de Extração

Existem vários tipos de solicitações de extração de consumo:
  • Carregamento Inicial: solicitações de extração de carregamento inicial são criadas e enviadas manualmente através do portal Solicitação de Extração de Consumo. As solicitações de extração de consumo são baseadas em um Tipo de Extração de Consumo (veja abaixo) e no período da extração. Uma solicitação de carregamento inicial deve ser criada e enviada para cada tipo de extração de consumo definido no sistema.

  • Incremental/Em Andamento (Dados Atuais): solicitações de extração incremental/em andamento podem ser criadas manualmente, mas serão criadas por meio de um processo batch com mais frequência. O controle batch "Criar Solicitações de Extração de Consumo Diário" verifica os tipos de extração de consumo ativo e cria uma solicitação para cada um com Frequência de "Diário Automatizado". Solicitações incrementais ad-hoc podem ser criadas e enviadas manualmente, se necessário.

  • Correção Histórica: extrações de correção histórica são criadas via processo batch. Os algoritmos no estado Finalizado dos objetos de negócios de medição e medição iniciais determinam se uma medida inicial finalizada ou valores reduzidos são correções históricas. Esses algoritmos criam registros que são avaliados por um processo batch que extrai as medidas para as medidas iniciais relacionadas.

Tipo de Extração de Consumo

Tipos de Extração de Consumo definem os parâmetros específicos usados ao processar uma solicitação de extração de consumo. Os Tipos de Extração de Consumo controlam o tipo de ponto de serviço, o tipo de medição e como as medições são agrupadas em períodos de Horário de Uso, se aplicável. Os tipos de extração de consumo também definem o algoritmo e os processos batch a serem usados ao extrair dados para diferentes tipos de solicitações (carregamento inicial, incremental e histórico).

Existem dois objetos de negócios do tipo extração de consumo fornecidos com o pacote base:
  • Extração do Gerenciamento de Energia (D2-ConsumptionExtractType): este objeto de negócios recupera dados do intervalo e os converte em uma UDM de Destino e Tamanho de Intervalo especificados. Este objeto de negócios não é compatível com o mapeamento de Horário de Uso.

  • Extração de Gerenciamento de Energia com Mapeamento de Horário de Uso (D2-ConsumptionExtractTypeTOU): este objeto de negócios recupera dados do intervalo, converte-os em uma UDM de Destino e Tamanho de Intervalo especificados e os mapeia para um mapa de Horário de Uso específico antes da extração.

Dados Históricos versus Dados Atuais

O campo "Extrair Data/Hora" no Tipo de Extração de Consumo é usado para diferenciar dados atuais (os dados extraídos mais recentemente) e correções históricas e é definido para a última data em que os dados foram extraídos para esse tipo de extração. Por exemplo, se os dados forem extraídos em 1º de junho de 2015, o "Extrair Data/Hora" seria definido como "1º de junho de 2015 00:00". Se/quando os dados forem extraídos no dia seguinte, "Extrair Até a Data/Hora" será atualizado para "2 de junho de 2015 00:00".

Ao avaliar dados para extração:
  • Os dados do intervalo são considerados atuais se a data/hora de medição for posterior à "Extrair Até a Data/Hora”.

  • Os dados do intervalo são considerados uma correção histórica se a data/hora de medição estiver em ou antes de "Extrair Até a Data/Hora".

Alterações de dados históricos em uma tentativa inicial podem ser detectadas quando ele entra no estado Finalizado. Se a medição inicial for determinada para um período histórico comparando sua data/hora final com a "Extraída Até a Data/Hora" no Tipo de Extração de Consumo, um registro geral do processo será gravado para a medição inicial, de modo que as medições para ele pode ser extraído. Além disso, os valores deduzidos nas medições finais também podem acionar a criação de um registro geral do processo para medições iniciais relacionadas.

Os seguintes algoritmos são usados neste processo:
  • O algoritmo "Criar Registro Geral do Processo se o IMD for Correção Histórica" é usado para determinar se um dado final medido inicial é uma correção histórica. Se for, o algoritmo cria um registro geral do processo para a medição inicial. Esse algoritmo é fornecido no pacote base, mas não é especificado nos objetos de negócios de medição inicial por padrão. Esse algoritmo deve ser definido como um algoritmo Inserir no estado Finalizado dos objetos de negócios de medição inicial.

  • O algoritmo "Criar Registro Geral do Processo para Valores Rederivados" cria registros gerais do processo para medições iniciais associadas aos valores rederivados. O processamento continuará como se uma correção histórica viesse através de uma medição inicial. Esse algoritmo é fornecido no pacote base, mas não especificado no objeto de negócios de medição por padrão. Esse algoritmo deve ser definido como um algoritmo Inserir no estado Rederivar do objeto de negócios de medição final.