Sobre as Validações do IMD

A validação dos Dados de Medição Iniciais no caminho para o Oracle Utilities Meter Data Management ocorre utilizando a biblioteca diversificada de Regras de VEE. Abaixo está uma lista das Regras de VEE de validação fornecidas como parte do produto base. Para obter mais informações sobre como cada regra é executada e pode ser configurada, siga o link fornecido na regra.

Nome da Regra de VEE

Tipos de Dados Aplicáveis

Finalidade

Verificação Consecutiva do Intervalo

Intervalo

Esta regra de validação indica qualquer combinação de intervalos consecutivos nos Dados de Medição Iniciais, com base nos valores dos dados ou nos códigos de condição dos dados.

Verificação de Duplicidade de IMD

Intervalo ou Escalar

Esta regra permite que um IMD duplicado seja indicado.

Validação de Comparação Dinâmica

Intervalo ou Escalar

Esta regra de validação poderosa e flexível compara as medições às estatísticas históricas do Ponto de Serviço relacionado. O sistema manterá estatísticas como as seguintes: soma, mínimo, máximo, média, mediana, contagem de valor zero, contagem de indisponibilidade de serviço e desvio padrão. Em seguida, você define fórmulas (sem necessidade de programação) para a comparação das medidas atuais com essas estatísticas.

Verificar se Há IMD para Componente de Medição Associados

Intervalo ou Escalar

Esta regra valida a existência de um IMD para todos os outros componentes de medição associados à mesma Configuração do Dispositivo que o componente de medição atual, pelo mesmo período de tempo.

Substituição da Medição Final

Intervalo ou Escalar

Esta regra de validação permite definir uma variedade de opções de configuração para decidir se novos dados devem substituir as medidas existentes. As opções incluem limites de alteração de valor, limites de alteração percentual e classificação do código de condição.

Verificação de Limite Máximo/Mínimo

Intervalo ou Escalar

Esta regra de validação compara o consumo total do IMD atual aos valores históricos. A comparação é normalizada com base no uso médio diário (ADU). Se o IMD atual for muito alto ou muito baixo em comparação com dados históricos, uma exceção será lançada.

Verificação de Medição Inativa

Intervalo ou Escalar

Esta regra de validação indica quaisquer Dados de Medição Iniciais recebidos em um dispositivo desconectado, desinstalado e/ou não conectado a um Contrato de Uso.

Validação do Tamanho do Intervalo

Intervalo

Esta regra valida que o tamanho do intervalo (em segundos) fornecido com a medição inicial é igual ao tamanho do intervalo definido no tipo de componente de medição.

Verificação de Pico do Intervalo

Intervalo

Esta regra verifica se há picos em um IMD e gera uma exceção se um for encontrado.

Verificação do Multiplicador

Intervalo ou Escalar

Esta regra valida que o multiplicador de registro fornecido com o IMD é igual ao multiplicador armazenado no componente de medição. Caso contrário, uma exceção é criada usando o tipo de exceção e a severidade do multiplicador de registro configurados na regra.

Verificação de Consumo Negativo

Intervalo ou Escalar

Esta regra indica qualquer IMD em que o consumo total seja negativo.

Verificação de Estimativa Prolongada

Intervalo ou Escalar

Esta regra de validação cria um alerta quando um dispositivo é estimado por um longo período de tempo.

Gerar Exceção de Quantidade Ausente

Intervalo

Esta regra indica quaisquer dados do intervalo ausentes.

Verificação de Soma

Intervalo ou Escalar

Esta regra é usada para comparar a diferença entre dados do intervalo e dados escalares por um período de tempo, ou entre um conjunto de leituras escalares de Horário de Uso com uma leitura escalar "Soma".

Verificação de Unidade de Medida

Intervalo ou Escalar

Esta regra verifica a unidade de medida (UDM) passada com a Medição Inicial em relação à unidade de medida principal configurada no tipo de componente de medição.

Verificação de Consumo Zero

Intervalo ou Escalar

Esta regra verifica se o consumo total do IMD é zero. Há também uma verificação para saber se ocorreu uma indisponibilidade de serviço durante o mesmo tempo que o consumo zero para fornecer maneiras de evitar exceções nesse caso.