Sobre VEE
À medida que as medidas são recebidas no Oracle Utilities Meter Data Management, é necessário garantir que os dados sejam precisos, preencher todos os dados ausentes com estimativas e indicar as falhas para revisão pelos usuários. O processo de VEE (Validação, Estimativa e Edição) é o método principal para garantir que esses objetivos sejam alcançados.
O VEE atua como um sistema de filtragem multicamada para IMDs. Os dados brutos são recebidos do Head-End como Dados de Medição Iniciais e apenas dados limpos e validados são recebidos do outro lado na tabela de Medição. O IMD possui uma seção Pré-VEE e Pós-VEE que detalha todas as alterações de dados feitas como parte do VEE.
Os dados de medição inicial podem vir de diferentes fontes, como um sistema de ponta ou processos de estimativa, ou podem ser criados manualmente por um usuário (para substituir ou estimar o consumo). Os dados de medição dessas diferentes fontes podem usar Regras de VEE diferentes. Por exemplo:
- As medições iniciais enviadas a um sistema head-end podem usar Regras de VEE rigorosas
- As medições iniciais criadas por um usuário (para substituir ou estimar o consumo) podem usar regras menos rigorosas
- As medições iniciais criadas pelo sistema para estimar o consumo têm muito poucas (se houver) Regras de VEE
Para ajudar com essa necessidade, você pode definir diferentes Grupos de VEE para diferentes fontes de IMDs. As funções do pacote base são:
- Carga Inicial: usado para dados iniciais de medição recebidos de um sistema head-end ou processo de importação
- Substituição Manual: usado para dados iniciais de medição criados manualmente por um usuário ou criados pelo processo de reconciliação para tipos de componentes de medição escalar ou subtrativa
- Estimativa: usada para dados iniciais de medição estimados pelo sistema
- Projeção: usada para serviços "hipótese" que estão projetando o uso futuro de energia para um componente de medição
Consulte Sobre os Dados de Medição Iniciais para obter informações funcionais adicionais sobre o processo de reconciliação.
O tipo de componente de medição de um componente de medição pode definir grupos de VEE de "contingência" para cada uma dessas funções. Além disso, um componente de medição individual pode especificar um grupo de VEE para cada função. Se o componente de medição não tiver um grupo de VEE especificado para uma função, será utilizado o grupo de VEE "contingência" definido para o tipo de componente de medição.
O processo de VEE possui vários objetos diferentes, detalhados abaixo, que permitem configurabilidade e flexibilidade na execução do processo.
Grupos de VEE
Grupos de VEE são coleções de Regras de VEE que são aplicadas aos dados de medição iniciais. Durante o processo de VEE, o sistema executa as regras de VEE definidas em cada grupo de VEE. As regras dentro de um grupo de VEE são definidas em uma sequência específica, permitindo o controle sobre a ordem em que as regras são executadas.
Os grupos de VEE podem ser associados a um componente de medição específico ou a um tipo de componente de medição (ou ambos). Os grupos de VEE associados a um tipo de componente de medição são aplicados a todos os componentes de medição desse tipo, enquanto os associados a um componente de medição específico são aplicados apenas a esse componente de medição. Os grupos de VEE associados a um componente de medição substituem os atribuídos a um tipo de componente de medição.
Para obter informações sobre configuração, consulte a seção relacionada para Configurando Grupos de VEE no Guia de Administração.
Regras de VEE
O processamento específico de validação e estimativa realizado nos dados de medição inicial é definido nas Regras de VEE individuais, cada uma executando um conjunto específico de lógica direcionada. O produto base contém muitas Regras de VEE que você pode usar em sua implementação, mas também pode criar suas próprias Regras de VEE personalizadas.
Algumas Regras de VEE geram Exceções de VEE se os dados de medição iniciais falharem nas condições especificadas para a regra. Outras regras substituem as medidas, alterando os valores de medida conforme determinado pelos parâmetros da regra. Algumas regras podem criar exceções e substituir a medida como parte de um único processo. Por convenção, as Regras de VEE alteram as quantidades Pós-VEE dos dados de medição inicial, mas as Regras de VEE podem alterar qualquer coisa em uma medição inicial.
Para obter uma lista das Regras de VEE de validação, consulte a seção Sobre Validações do IMD. Para obter uma lista de regras de estimativa de VEE, consulte a seção Sobre Estimativas do IMD. Para obter uma lista das Regras de VEE gerais que lidam com a tomada de decisão no processo de VEE, consulte a seção Regras de VEE de Tomada de Decisão.
Para obter informações sobre configuração, consulte a seção relacionada para Configurando Regras de VEE no Guia de Administração.
Exceções de VEE
Cada Regra de VEE define um tipo e severidade de exceção que especificam como as exceções são rastreadas pelo sistema. Quando uma medição inicial falha na validação, é criada uma exceção do tipo especificado para a Regra de VEE com falha. Uma única medição inicial pode ter várias exceções, uma (ou mais) para cada regra em que a medição falhar. Isso permite que os usuários vejam todos os problemas detectados durante o processo de VEE.
Existem três níveis de severidade para Exceções de VEE:
- Info: usado para destacar algo interessante, mas não suficiente para fazer com que a medida inicial seja colocada no estado Exceção. Exceções dessa categoria podem ser usadas para relatar a frequência de questões interessantes, mas não fatais.
- Problema: usado para relatar um problema que impedirá a finalização da medição inicial. Várias "exceções de problemas" podem ser criadas durante o processamento do VEE. Se existir pelo menos um problema após a aplicação de todas as regras, a medição inicial será transferida para o estado Exceção.
- Encerrar: usado para relatar um problema grave que fará com que o processo de VEE pare e a medição inicial seja transferida imediatamente para o estado de exceção. Somente uma exceção de encerramento pode ser emitida (como a primeira faz com que o VEE pare em uma medição inicial).
Observe que as exceções não são excluídas quando uma medida inicial é ajustada ou corrigida. Depois que quaisquer problemas forem corrigidos ou a medição inicial for substituída (ou concluída manualmente), as exceções persistirão em um estado fechado para fins de relatório.
Para obter informações sobre configuração, consulte a seção relacionada para Configurando Tipos de Exceção no Guia de Administração.
Critérios de Aplicabilidade da Regra de VEE
Cada Regra de VEE pode opcionalmente ter critérios de elegibilidade que controlam se a regra é aplicada. Esse recurso pode reduzir bastante o número de grupos de VEE que você precisa criar, pois permite que um único grupo de VEE tenha regras de VEE condicionais com base em critérios de elegibilidade (em vez de exigir um grupo de VEE distinto para cada combinação de regras de VEE). Abaixo estão alguns exemplos de maneiras pelas quais você pode usar os critérios de elegibilidade:
- Você pode criar uma regra que compare o consumo de intervalo com o consumo escalar relacionado (como pode ser o caso de um dispositivo com componentes de medição escalar e com intervalo). Essa regra pode usar critérios de elegibilidade que especificam que a regra será aplicada apenas se o componente de medição da medição inicial tiver um componente de medição de registro escalar correspondente.
- Você pode querer ter um grupo de VEE comum, mas apenas certas regras são executadas para serem executadas com base na Unidade de Medida. Um critério de elegibilidade pode ser configurado para que uma Regra de VEE seja executada apenas por kWh enquanto é ignorada para kVARh.
- Outro exemplo pode ser uma regra que compara o consumo atual com o consumo padrão para medir componentes de um determinado tipo nos primeiros seis meses após a instalação. Você pode criar critérios de elegibilidade que especifiquem que a regra seja aplicada apenas se a Configuração do Dispositivo do componente de medição tiver sido instalada em um Ponto de Serviço por menos de seis meses.
Para obter informações sobre configuração, consulte a seção relacionada para Configurando Regras de VEE no Guia de Administração.