Sobre Cálculo de Uso

O Oracle Utilities Meter Data Management pode calcular e publicar continuamente o uso calculado dos dados de medição para os provedores de serviços. Além disso, sistemas externos podem solicitar o uso sempre que necessário. Os cálculos de uso derivam as quantidades de uso de uma transação de uso usando as medidas vinculadas aos pontos de serviço de um contrato de uso.

Antes que os determinantes de faturamento possam ser calculados, você deve primeiro criar um Contrato de Uso. O contrato de uso define o sistema externo ao qual os dados devem ser enviados, bem como o grupo de cálculo de uso que será usado para o cálculo. As regras de cálculo de uso definidas para o grupo de cálculos de uso são responsáveis por executar cálculos, validações ou estimativas específicas para determinantes de faturamento.

As Quantidades de Serviço de Uso (determinantes de faturamento) são derivadas das medições dos componentes de medição instalados nos Pontos de Serviço do Contrato de Uso durante o período de cálculo. Um Ponto de Serviço está vinculado aos componentes de medição por meio de um Evento de Instalação vinculado à configuração do Dispositivo dos Componentes de medição.

Os resultados de todos os cálculos realizados pelos Contratos de Uso são armazenados como uma Transação de Uso.

Em qualquer instância no tempo:

  • Os Contratos de Uso podem estar vinculados a vários Pontos de Serviço
  • Um Ponto de Serviço pode estar vinculado a uma única Configuração de Dispositivo
  • Uma Configuração de Dispositivo pode ter vários componentes de medição

O período de cálculo para cálculos de determinantes de faturamento pode durar muitos dias. Durante esse período:

  • Os Pontos de Serviço vinculados ao Contrato de Uso podem mudar (os Pontos de Serviço podem ser adicionados e removidos)
  • As Configurações do Dispositivo instaladas no Ponto de Serviço podem mudar (devido a reconfigurações do dispositivo e trocas de medidores)

Isso significa que os valores para cada Contrato de Uso podem ser calculados usando vários Pontos de Serviço e componentes de medição.

O processo de Cálculo de Uso possui vários objetos diferentes detalhados abaixo que permitem configurabilidade e flexibilidade na execução do processo.

Grupos de Cálculo de Uso

Grupos de Cálculo de Uso são coleções de regras de cálculo de uso usadas para calcular ou validar os determinantes de faturamento. Durante o processo de Transação de Uso, o sistema executa as regras de cálculo de uso definidas no grupo de cálculo de uso mencionado no contrato de uso. As regras dentro de um grupo de cálculo de uso são definidas em uma sequência específica, permitindo o controle sobre a ordem em que as regras são executadas.

Regras de Cálculo de Uso

O processamento específico de cálculo, validação ou estimativa realizado em uma transação de uso é definido nas regras de cálculo de uso individual, cada uma executando um conjunto específico de lógica direcionada. O produto base contém muitas regras de cálculo de uso que você pode usar em sua implementação, mas também pode criar suas próprias regras de cálculo de uso personalizadas.

Exceções da Transação de Uso

Cada regra de cálculo de uso define um tipo e severidade de exceção que especificam como as exceções são rastreadas pelo sistema. Quando uma Transação de Uso falha em alguma parte de uma regra de cálculo de uso, é criada uma exceção do tipo especificado para a regra de cálculo de uso com falha. Uma única Transação de Uso pode ter várias exceções, uma (ou mais) para cada regra que falhou. Isso permite que os usuários vejam todos os problemas detectados durante o processo de Cálculo de Uso.

Existem três níveis de gravidade para Exceções de Transação de Uso:

  • Informação: usado para destacar problemas menores, mas não o suficiente para fazer com que a Transação de Uso seja colocada em um estado de falha. Exceções a esta categoria podem ser usadas para relatar a frequência de questões interessantes, mas não fatais
  • Problemas: usado para relatar um problema que impedirá o envio da transação de uso. Várias "exceções de problemas" podem ser criadas durante o processamento da transação de uso. Se houver pelo menos um problema após a aplicação de todas as regras, a transação de uso será transferida para um estado de falha que requer revisão e aprovação.
  • Encerrar: usado para relatar um problema grave que fará com que o processo de Cálculo de Uso seja interrompido e a transação de uso seja transferida imediatamente para um estado de falha que requer revisão e aprovação. Somente uma exceção de término pode ser emitida (como a primeira causa o processamento do cálculo para uma Transação de Uso). Isso deve ser usado nos casos em que a substituição/aprovação manual não é precisa. Por exemplo, um erro "Curva Não Contínua" que diz que os dados do intervalo não cobrem o período de uso completo deve sempre ser definido como Encerrar como uma Severidade de Exceção.

Observe que as exceções não são excluídas quando uma Transação de Uso é ajustada ou corrigida. Depois que quaisquer problemas forem corrigidos ou a Transação de Uso for substituída (ou concluída manualmente), as exceções persistirão em um estado fechado para fins de relatório.

Além de exceções, o processamento de uso também pode acionar a criação de Atividades relacionadas a validações com falha. Se existirem exceções de Problema ou Encerramento para uma medida inicial, uma Entrada de Atividade será criada quando a transação de uso for transferida para o estado Exceção. O Tipo e a Função de Atividade padrão desta Entrada de Atividade são definidas no evento Entrada do sistema para o estado Exceção do objeto de negócios usado para definir a transação de uso.

Entradas de Atividade criadas dessa maneira podem ser roteadas para diferentes funções, dependendo da categoria e do número da mensagem da exceção (usando a guia Substituições de Mensagens do Tipo de Atividade).

Critérios de Aplicabilidade da Regra de Cálculo de Uso

Os critérios de elegibilidade da regra de cálculo de uso são condições definidas pelo usuário que podem fazer com que uma regra de cálculo de uso seja aplicada ou ignorada. Isso pode envolver a avaliação de algum atributo do contrato de uso, do ponto de serviço ou de algo completamente diferente. Uma regra de cálculo de uso pode ter vários critérios de elegibilidade para determinar se a regra deve ser aplicada ou ignorada, com base em uma sequência definida pelo usuário.