Sobre Transações de Uso

Transações de Uso são registros de cálculos de determinantes de faturamento para um Contrato de Uso. Todas as Quantidades de Serviço calculadas são armazenadas como parte da Transação de Uso.

A maioria das solicitações de uso resulta na criação de uma transação de uso, mas é possível que um aplicativo externo invoque o mecanismo de cálculo de uso em tempo real. Em outras palavras, o uso pode ser recuperado para um contrato de uso em tempo real sem criar uma transação de uso. Essa técnica é recomendada apenas para solicitações online, não como parte de processos batch.

Determinação de Grupo de Cálculo de Uso

A primeira etapa no cálculo do uso é determinar o grupo de cálculo de uso que contém as regras definidas para calcular ou validar os determinantes de faturamento. Existem duas maneiras de configurar o grupo de cálculo de uso para usar no processamento. Pode ser especificado no contrato de uso durante sua criação, com uma data efetiva e de vencimento. Se não houver grupos de cálculo de uso em vigor para a transação de uso, o grupo de cálculo de uso de contingência especificado no tipo de contrato de uso será usado. A outra maneira é especificar um algoritmo - Determinar Substituição de Grupo de Cálculo de Uso, no tipo de contrato de uso. Essa opção fornece flexibilidade nos casos em que a lógica especial ou personalizada será necessária para identificar o grupo de cálculo de uso. O produto base entregou um algoritmo que identifica o grupo de cálculo de uso com base na tarifa e no dispositivo instalado. Detalhes adicionais podem ser encontrados na Descrição Detalhada do Tipo de Algoritmo D2-DRVUSGGRP.

Período de Cálculo

As solicitações de transação de uso devem especificar o período para a transação de uso. Esse período é chamado de período de cálculo para a transação de uso. As datas que definem o período de cálculo são especificadas por um sistema de inscrição quando ele solicita uma transação de uso.

Algumas regras de cálculo de uso foram aprimoradas para oferecer suporte a cálculos de uso com base em uma "Hora Especificada". A Hora Especificada é especificada em determinados tipos de componentes de medição e define a hora inicial e final do dia útil para fins de processamento de dados de medição e transações de uso. Ao processar cálculos de uso para componentes de medição cujo tipo especifica uma Hora Especificada, a Hora Inicial e a Hora Final do período de cálculo devem corresponder à Hora Especificada no tipo de componente de medição.

Configurações de Vários Dispositivos e o Período de Cálculo

Nas situações em que uma troca de medidor ocorreu em um ponto de serviço, mais de uma configuração de dispositivo pode estar em vigor durante o período de interrupção das transações de uso (o período entre os valores Data/Hora Final de Origem e Data/Hora Final de Destino).

Para explicar isso, a Opção de Troca de Medidor no Tipo de Contrato de Uso pode ser usada para especificar como o cálculo de uso deve lidar com vários configurações do dispositivo em vigor durante o período de interrupção. Se o flag estiver definido como "Adiar Cálculo", novas configurações de dispositivo serão excluídas na transação de uso atual. Se o flag estiver em branco ou definido como "Calcular Uso", novas configurações de dispositivo serão incluídas na transação de uso atual.

Interromper Datas

Conforme observado acima, as interrupções de data são usadas para dividir um período de uso em subperíodos, com base nas datas em que ocorreram alterações de tarifa para o ponto de serviço. Por exemplo, suponha que um sistema de inscrição solicite uso para o mês de janeiro. O cliente para esta solicitação possui um medidor de intervalo e o uso do cliente é calculado aplicando um mapa de horário de uso ao consumo de intervalo. O sistema de inscrição detecta que a tarifa do cliente foi alterada no meio de janeiro (em 16 de janeiro) e deseja que o consumo de horário de uso seja calculado em dois "blocos" (antes e depois da alteração da tarifa). Como o cliente possui um medidor de intervalo, os valores exatos de consumo antes e depois da alteração da tarifa podem ser calculados com precisão (em vez de calcular o valor de cada período, dividindo o uso total pelo número de dias em cada período).

Uma abordagem para essa situação seria o sistema de inscrição solicitar duas transações de uso (onde cada uma tem o período desejado). Outra abordagem é o sistema de inscrição solicitar uma transação de uso único com intervalos de datas que definem os intervalos de datas antes e depois da alteração da tarifa. Para continuar o exemplo acima, uma transação de uso pode ser criada com uma quebra de data em 16 de janeiro.

Se uma transação de uso tiver interrupções de datas, o mecanismo de cálculo de uso segregará o uso em vários períodos de uso com base nas interrupções de datas. Se não houver interrupção de data na transação de uso, um único período de uso será criado para todo o período de cálculo.

A partir da versão v2.0.0, a única maneira de uma transação de uso ter interrupções de data é se o sistema assinante as fornecer quando solicitar o uso (somente o sistema assinante saberá se e quando seus preços e regras de preços mudam durante o período de fatura). Se uma implementação tiver critérios adicionais que causem interrupções de data, esses critérios poderão ser facilmente adicionados às regras de negócios da transação de uso.

Quantidades de Serviço

Todo período de uso criado para uma transação de uso contém uma ou mais quantidades de serviço. As quantidades de serviço são calculadas pelas regras do grupo de cálculo de uso especificadas para o contrato de uso a partir da qual a transação de uso é criada. Por exemplo, uma transação de uso pode ter quantidades de serviço calculadas por uma única regra que aplica um mapa de horário de uso ao canal de kWh na configuração do dispositivo instalada no ponto de serviço.

Cada quantidade de serviço lista detalhes sobre essa quantidade, incluindo uma UDM (ou Horário de Uso ou Identificador de Quantidade do Serviço, conforme apropriado) e uma quantidade. Além disso, cada quantidade de serviço também faz referência à fonte (componente de medição) das quantidades (para fins de auditoria).

Arredondamento de Quantidade do Serviço

A maneira pela qual as quantidades de serviço são arredondadas pode ser definida usando os parâmetros Detalhes de Arredondamento de Quantidade do Serviço. Esses parâmetros permitem a configuração do método pelo qual as quantidades são arredondadas (Para cima, Para baixo ou Mais próxima) e o número de casas decimais retidas após o arredondamento.

Avaliação da Qualidade das Opções de Impressão de Faturas

As quantidades de serviço da transação de uso também podem conter informações sobre a qualidade das medições usadas em seus cálculos e outras informações que podem ser enviadas para informações externas do cliente ou sistema de impressão de faturas. Essas informações estão incluídas na transação de uso e na mensagem de saída relacionada.

Avaliação da Qualidade

A Regra de Cálculo de Uso Escalar Diário e, Obter Dados do Interval, Obter Detalhes Escalares e Obter Horário de Uso Mapeado incluem uma opção "Executar Avaliação da Qualidade da Medição" que indica (sim ou não) se as condições de medição das medidas usadas no cálculo do uso devem ser avaliadas e incluídas na transação de uso e na mensagem de saída resultantes. Quando ativado (definido como "Sim"), o algoritmo da regra de cálculo de uso avalia os códigos de condição das medições usadas no cálculo para determinar se eles se enquadram dentro de um intervalo de condições "Regular" (esse intervalo é definido pelos parâmetros de algoritmo "Faixa de Condição Regular Inferior" e "Faixa de Condição Regular Superior"). O resultado dessa avaliação é exibido na coluna "Avaliação da Qualidade dos Dados" na seção Períodos de Uso, que indica se a quantidade de serviço é baseada em dados "regulares" ou "não regulares". (Se a opção "Executar Avaliação da Qualidade da Medição" estiver desativada, a coluna "Avaliação da Qualidade dos Dados" exibirá "Nenhuma Avaliação Concluída"). Além disso, a coluna "Lista de Qualidade de Medição de Origem" contém XML que contém uma lista de medidas agregadas por condição/qualidade.

Data/Hora Máximas/Mínimas

As regras de cálculo de uso Obter Dados do Intervalo, Obter Horário de Uso do Uso Mapeado e Função de Quantidade de Vetor e Serviço podem ser configuradas para identificar a data/hora do valor máximo ou mínimo de medição usado ao calcular a quantidade de serviço. Para essas funções, se "Máx." Ou "Mín." for selecionado como "Função de Cálculo" (ou as funções "Comax" e "Comin" para a regra "Função de Quantidade de Vetores e Serviços"), a data/hora do valor máximo/valor mínimo será incluído na transação de uso resultante e na mensagem de saída. A coluna "Data de Destaque da Quantidade de Serviço/Lista de Horários" contém XML que contém uma lista de datas/horas máximas/mínimas, com base na condição/qualidade.

Configuração da Exportação da Transação de Uso

As transações de uso também podem incluir informações adicionais sobre seus medidores e pontos de serviço relacionados, bem como uma indicação se a quantidade de serviço é baseada no uso estimado. A configuração principal "Configuração de Exportação de Transação de Uso" é usada para controlar a exportação desses dados. Ele mantém os objetos de negócios do dispositivo e do ponto de serviço usados para fornecer informações sobre o medidor e o ponto de serviço incluídos na transação de uso e na mensagem de saída.

A configuração principal "Configuração de Exportação de Transação de Uso" também define a porcentagem de limite acima da qual uma quantidade de serviço exportada por meio da mensagem de saída da transação de uso é marcada como estimativa. Por exemplo, a "Porcentagem do Limite de Estimativa" é definida como 35%, qualquer quantidade de serviço sendo exportada que foi calculada a partir de medições que contêm mais de 35% de uso estimado é marcada como "estimada".

Quantidades de Serviço para Uso Escalar

As transações de uso e as quantidades de serviço para uso escalar diferem em alguns aspectos daquelas criadas a partir do uso em intervalos. Por exemplo, suponha que um sistema de inscrição solicite o uso no mês de janeiro para um cliente com um medidor escalar que foi trocado no meio do mês. Nesse caso, o uso do cliente é calculado localizando as leituras escalares no período solicitado (incluindo todas as trocas de medidores), e o sistema de inscrição exige um registro de todas as leituras escalares E um total de seu consumo

As regras escalares não podem usar interrupções de datas porque o sistema não armazena valores de intervalo, portanto, não pode calcular com precisão o valor em cada período. Nesse caso, as regras de cálculo de uso escalar recuperam leituras escalares para os pontos de serviço vinculados ao contrato de uso e, em seguida, criam um único período de uso para todo o período de cálculo da transação de uso. As leituras escalares individuais são capturadas como "detalhes escalares" na transação de uso.

Para continuar o exemplo acima, haveria 2 entradas nos Detalhes Escalares, uma para cada medidor e um único período de uso que contém o consumo total para todo o período de cálculo. As tabelas abaixo ilustram como isso pode ser.

Estimativa de Uso

Ao calcular o uso do medidor escalar de leitura mensal, a leitura final pode não estar disponível no final da janela do ciclo de faturamento. Se a solicitação indicou que a medida estimada é permitida, a regra de cálculo de uso Obter Detalhes Escalares cria uma leitura final estimada que será usada para calcular o uso escalar.

Calculando o Uso de Itens

As transações de uso também podem calcular o uso de itens instalados nos pontos de serviço. O uso de itens é calculado com o uso da regra de cálculo de uso Obter Contagens e Consumo de Itens. Essas regras calculam o uso com base no número de itens instalados em cada ponto de serviço e na quantidade média diária de serviços definida para o tipo de cada item. As especificações de como o uso é calculado para itens são baseadas na categoria de ponto de serviço (definida no tipo de ponto de serviço) na qual os itens estão instalados (item ou multi-item).

Cálculos Hipotéticos - Comparações de Tarifas

Quando o Oracle Utilities Meter Data Management é integrado ao Oracle Utilities Customer Self Service, os clientes podem executar cálculos de comparação de tarifas para ver o impacto em seus custos de uso e faturamento com base em um conjunto de ajustes de uso definidos pelo usuário. As transações de uso de comparação de tarifas são indicadas como "Cálculo Hipotético" no campo Modo de Cálculo.

Regras de Cálculo de Uso de Acumulação de Perfil e Fatores de Perfil de Ajuste de Uso

As transações de uso de comparação de tarifas podem ser criadas através do uso da regra de cálculo de uso de Acumulação de Perfil. Esta regra combina medições de um ponto de serviço com medições de "ajuste de uso" derivadas de dados de medição para componentes de medição de perfil definidos como valores característicos para um ou mais fatores de perfil.

Os fatores do perfil de ajuste de uso estão associados aos tipos de ajuste de uso definidos na pesquisa extensível Tipo de Ajuste de Uso e nas tarifas definidas na pesquisa extensível de programação de tarifas CCB (essa associação é definida na Configuração Principal de Autosserviço). Quando a transação de uso é criada, a tarifa determina o grupo de cálculo de uso a ser executado e os fatores do perfil de ajuste de uso a serem incluídos no cálculo com base na pesquisa extensível de Programação de Tarifa CCB.

Observação: a regra de cálculo de uso de Acumulação de Perfil deve ser configurada com critérios de elegibilidade, para que sejam executados apenas quando o Modo de Cálculo para a transação de uso estiver definido como "Cálculo Hipotético" (D2HC).

Incluindo Resumo de Quantidades de Serviço e Capturas dos Dados do Intervalo com Transações de Uso

As transações de uso podem ser configuradas para incluir quantidades de serviço de resumo e uma "captura" de dados do intervalo, juntamente com quantidades de serviço e outras informações enviadas para sistemas externos. Isso é usado ao enviar o uso para um sistema de faturamento que executa cálculos de preços com base em intervalos.

Somente transações de uso criadas (no todo ou em parte) pelas regras de cálculo de uso Obter Dados do Intervalo ou Função de Quantidade de Vetores e Serviços pode incluir informações de captura dos dados do intervalo. Essas regras usam o indicador Extrair Dados do Intervalo para indicar ("Sim" ou "Não") se uma "captura" dos dados do intervalo resultantes da regra de cálculo de uso deve ser enviado para sistemas externos quando o uso da transação de uso é enviado para sistemas externos.

No pacote base, o objeto de negócios Mensagem de Saída de Transação de Uso (D2-UsageTranOutboundMesg) é usado para criar mensagens de saída contendo transações de uso. Esse objeto de negócios inclui o algoritmo de pré-processamento "Quantidades de Serviço de Resumo da Criação" (D2-BLDSUMSQ) que calcula e cria a captura dos dados do intervalo e outras quantidades de serviço de resumo.

Como São Calculadas as Quantidades de Serviço de Resumo e a Captura dos Dados do Intervalo

Conforme observado acima, o algoritmo "Quantidades de Serviço de Resumo da Criação" (D2-BLDSUMSQ) cria a Lista Resumo de Períodos de Uso com base nos detalhes da transação de uso. Para cada período de uso dentro da transação de uso:

Uma entrada é inserida na lista de quantidade de serviço de resumo para cada combinação UDM/Horário de Uso/Identificador de Quantidade do Serviço distinta na lista de quantidade de serviço do período de uso.

Uma entrada é inserida na lista de quantidade de serviço do ponto de serviço para cada combinação distinta de ID/UDM/Horário de Uso/Identificador de Quantidade do Serviço do ponto de serviço na lista de quantidade de serviço do período de uso.

Os dados do intervalo para várias quantidades de serviço são combinados em uma curva de dados do intervalo único por combinação UDM/Horário de Uso/Identificador de Quantidade do Serviço. Os intervalos são resumidos e dimensionados com base em um SPI comum

O algoritmo "Quantidades de Serviço de Resumo da Criação" (D2-BLDSUMSQ) usa o parâmetro "Tamanho do Intervalo de Destino" para definir o tamanho do intervalo da curva combinada quando uma ou mais curvas são combinadas com diferentes tamanhos de intervalo. Por exemplo, ao combinar dados do intervalo com intervalos de 15 minutos (SPI 900) e dados com intervalos de 60 minutos (SPI 3600), um tamanho de intervalo de destino de 60 minutos (SPI de 3600) resultaria em dados combinados com um tamanho de intervalo de 3600 (os intervalos de 15 minutos seriam redimensionados para intervalos de 60 minutos antes de serem combinados com os dados do intervalo de 60 minutos).