Fundação e Agregação Composta

A agregação dinâmica suporta dois "níveis" de agregação. A agregação de dados de origem, a partir da medição de componentes, itens ou quantidades faturadas, é chamada de agregação "Fundação”. A agregação de dados agregados é conhecida como agregação "Composta". A agregação composta fornece a capacidade de agregar dados de um conjunto de outras agregações.

O diagrama abaixo ilustra um exemplo simples da relação entre a base e os conjuntos de componentes de medição compostos. Cada um dos três conjuntos de componentes de medição de base possui vários participantes de componentes de medição de agregação que agregam dados com base em um conjunto de dimensões e um fornecedor e classe de tarifa específicos. Os participantes, por sua vez, são participantes do conjunto de componentes de medição composto que são agregados com base no fornecedor (incluindo dados para todas as classes de tarifa).

Ilustra um exemplo simples da relação entre a base e os conjuntos de componentes de medição compostos.

Um cenário comum em que a agregação composta seria usada é consolidar dados em vários conjuntos de componentes de medição de agregação de base que extraíram dados de um conjunto de fontes de dados ordenadas por precedência, de modo que os melhores dados fossem originados quando disponíveis e quando as agregações não retornassem a um fonte de dados de menor qualidade:
  • Base: medições de intervalo de contratos de uso e/ou pontos de serviço
  • Base: medição escalar de contratos de uso e/ou pontos de serviço
  • Base: medições de intervalo a partir de estimativas (retransmitidas usando o clima real)
  • Composto: agregação por fornecedor

Neste exemplo, o objetivo da primeira agregação seria recuperar o máximo de dados do intervalo possível, quando esses dados do intervalo cobrissem o período inteiro que estava sendo estabelecido. A segunda agregação pegaria dados escalares para aquelas instâncias em que os dados do intervalo não estavam disponíveis e aplicaria um perfil para produzir os intervalos apropriados. A terceira agregação preencheria quaisquer lacunas restantes que não fossem cobertas por dados escalares ou de intervalo com estimativas baseadas em vários modelos de previsão.

Na conclusão dessas três primeiras agregações, haveria a resolução completa dos dados para a base de clientes. No entanto, os valores seriam distribuídos por muitos componentes de medição de agregação vinculados aos conjuntos de componentes de medição. É aqui que a funcionalidade de agregação composta entra em jogo. O componente de medição de agregação composta referenciaria as três primeiras agregações de fundação e somaria os dados de cada agregação em uma única instância que representa o uso total do período que está sendo liquidado.

Vamos ver um exemplo um pouco mais envolvido. O diagrama abaixo ilustra um conjunto de agregações de base com base em:
  • Classe de Tarifa
  • Extrato
  • Classe de Compras

Isso mostra como os dados do componente de medição físico (designados pelo Cliente A, Cliente B etc.) serão agregados em componentes de medição de agregação separados com base na fonte de dados (intervalo ou escalar). Em seguida, mostra como essas agregações são agregadas para produzir um número total que representa todas as três fontes de agregação mescladas.

Ilustra um conjunto de agregações de base com base na Classe de Tarifa, Estrato e Classe de Compras.