Noções Básicas Sobre a Execução de Agregação Dinâmica

Esta seção fornece uma visão geral de como o processamento de agregação dinâmica é executado, incluindo descrições dos diferentes tipos de processamento de agregação dinâmica e os diferentes tipos de dados que podem ser agregados.

Execução de Agregação Dinâmica: Grupos de Agregações e Execuções do Grupo de Agregações

O processamento de agregação é gerenciado por meio de grupos de agregações. Grupos de Agregações descrevem a sequência de agregações que devem ocorrer para um determinado processo de agregação. Cada grupo de agregações inclui um conjunto de Conjuntos de Componentes de Medição, cada um dos quais possui um ou mais Componentes de Medição de Agregações relacionados.

Quando o processamento é iniciado para um grupo de agregações, o sistema cria um registro Executar Grupo de Agregações para rastrear o status e o progresso do processamento de agregação. Esse registro é usado para gerenciar o processo de agregação de cada grupo e rastrear quais Conjuntos de Componentes de Medição devem ser executados a seguir e quando a agregação estiver concluída.

As etapas a seguir descrevem o processo de agregação:
  1. O controle batch do monitor de Verificação de Dimensão e Agregação (D1-DSAEM) inicia o processamento para todos os Grupos de Agregações. Isso deve ser agendado pelo menos uma vez por dia. Esse processo de monitor executa todos os algoritmos de monitor em cada grupo de agregações. O grupo de agregações do pacote base possui dois algoritmos de monitoramento:
    • Manutenção de Execução do Grupo de Agregações (D1-AGRM)

  2. O algoritmo de Manutenção de Execução do Grupo de Agregações verifica se o Grupo de Agregações está pronto para agregar, observando o cronograma de processamento definido para o grupo de agregações e a última execução agendada. Se estiver na hora da próxima agregação, o algoritmo criará uma Execução de Grupo de Agregações pendente que será usada para rastrear o status dos Conjuntos de Componentes de Medição para a agregação. 

  3. Na conclusão do processo em lote do monitor de Agregação e Verificação de Dimensão, o algoritmo de pós-processamento Enviar Lote de Verificação de Dimensão (D1-SUBDIMSCN) pesquisa todas as entradas de Execução do Grupo de Agregações que estão em andamento onde o próximo Conjunto de Componentes de Medição não é manual. Se pelo menos um for encontrado, ele iniciará o processo em lote do Scanner de Dimensão do Grupo de Agregação (D1-AGDS).

  4. O processo em lote da Verificação de Dimensão do Grupo de Agregação identifica o próximo Conjunto de Componentes de Medição para cada Execução do Grupo de Agregações em andamento. Se o próximo Conjunto de Componentes de Medição não for manual, ele recuperará cada Componente de Medição de Agregação para o Conjunto de Componentes de Medição e executará os algoritmos de monitor para esse Componente de Medição de Agregação. Isso inclui um algoritmo de agregação (específico ao tipo de dados a ser agregado, como intervalo, quantidades faturadas etc.) e, em alguns casos, um algoritmo de derivação de valor.

  5. Para cada Componente de Medição de Agregação que é monitorado pelo processo em lote de Verificação de Dimensão do Grupo de Agregação, o processo de agregação:

    1. Executa o algoritmo Localizar Constituintes apropriado para encontrar a lista de constituintes que devem ser agregados
    2. Extrai os dados para os constituintes que devem ser agregados
    3. Executa o algoritmo de agregação apropriado nesses dados e armazena os resultados
    4. Executa algoritmos de validação, se aplicável
    5. Executa algoritmos de derivação de valor, se aplicável
  6. O algoritmo de pós-processamento de Conjunto de Componentes de Medição de Próxima Agregação (D1-AGGNXMCS) no processo em lote da Verificação de Dimensão do Grupo de Agregação atualiza a Execução do Grupo de Agregação para a informação em lote de cada Conjunto de Componentes de Medição que foi agregado e solicita que a Verificação de Dimensão e o processo em lote do monitor de agregação sejam executados novamente.

  7. Isso novamente executa os algoritmos de monitor para todos os Grupos de Agregações, que farão uma de várias coisas:
    • Se a execução do Grupo de Agregações estiver em andamento e o próximo Conjunto de Componentes de Medição for automático, nada acontecerá.

    • Se a execução do Grupo de Agregações estiver em andamento e o próximo Conjunto de Componentes de Medição for manual, ele criará uma Atividade.

    • Se a Execução do Grupo de Agregações não tiver um próximo Conjunto de Componentes de Medição, ele definirá a Execução do Grupo de Agregações como Concluída

    Observação: o algoritmo de Verificação de Dimensão será executado novamente, mas como não haverá uma Execução do Grupo de Agregações pendente, ele não fará nada.
  8. Depois que todos os Conjuntos de Componentes de Medição estiverem concluídos, o algoritmo de Manutenção da Execução do Grupo de Agregações marca a execução do Grupo de Agregações como concluída.

Agendamento de Agregação

Consulte Noções Básicas Sobre Períodos de Agregação para obter informações básicas sobre períodos de agregação.

Agendamento de Agregação para Grupos de Agregações pode ser baseada em um Atraso Definido ou em um Cronograma de Processamento.
  • A programação de Atraso Definido usa os seguintes parâmetros:

    • Horário de Corte da Agregação: o horário final dos cálculos de agregação executados para Componentes de Medição de Agregação para Conjuntos de Componentes de Medição associados ao Grupo de Agregações. Isso é usado para garantir um horário final consistente para os períodos de agregação. Isso é especialmente útil ao agregar outras agregações.

    • Atraso na Agregação: o número de dias entre a data em que os cálculos de agregação são executados e a data final do período de agregação. Isso define o período entre a data de cálculo da agregação e o horizonte de agregação que serve para permitir que todas as medições cheguem. Isso, juntamente com o Horizonte de Agregação, é usado para determinar as datas iniciais e finais de um período de agregação. Por exemplo, com um Horizonte de Agregação de 5 e um Atraso de Agregação de 2, os cálculos de agregação realizados em 9 de janeiro seriam para um período de agregação de 3 a 7 de janeiro. No dia seguinte (10 de janeiro), o período de agregação mudaria para 4 de janeiro a 8 de janeiro.

    • Horizonte de Agregação: o número de dias no período de agregação para Componentes de Medição de Agregação para Conjuntos de Componentes de Medição associados ao Grupo de Agregação. Isso reflete o período de tempo durante o qual há uma alteração potencial nos dados de medição de um ou mais componentes de medição associados aos Componentes de Medição de Agregação. Isso, juntamente com o Atraso da Agregação, é usado para determinar as datas iniciais e finais de um período de agregação.

  • A programação do Cronograma de Processamento usa um Tipo de Cronograma de Processamento para conduzir a programação da agregação.

Com a agregação dinâmica, o período de agregação é consistente para todos os membros de um Grupo de Agregações quando uma agregação é executada. Isso ocorre apesar do fato de que pode haver diferenças entre os Conjuntos de Componentes de Medição e até mesmo os Componentes de Medição em um Conjunto de Componentes de Medição quanto à extensão pela qual os dados foram agregados. Além disso, todos os Componentes de Medição de Agregação usam o mesmo período de agregação quando a agregação é executada.

Hora Especificada

No processamento de agregação dinâmica, há suporte a cálculos com base em uma "Hora Especificada". A Hora Especificada é especificada nos tipos de componentes de medição de agregação dinâmica e define as horas inicial e final do dia útil para fins de processamento de agregação. Ao processar a agregação para componentes de medição de agregação dinâmica cujo tipo especifica uma Hora Especificada, a Hora Inicial e a Hora Final do período de cálculo devem corresponder à Hora Especificada no tipo de componente de medição de agregação dinâmica.

Observação: ao processar cálculos para componentes de medição cujo tipo especifica uma Hora Especificada, se a Hora Inicial e a Hora Final do período de cálculo NÃO corresponderem à Hora Especificadano tipo de componente de medição, a Hora Inicial e a Hora Final são deslocadas para se alinhar com a hora mais próxima à Hora Especificada, que se alinha com o tamanho do intervalo dos dados de medição que estão sendo processados. A Hora Inicial é deslocada para trás (para uma hora anterior) e a Hora Final é deslocada para frente (para uma hora posterior). No caso de intervalos por hora com Horas Inicial e Horas Final na hora, nenhum turno ocorre. No caso de intervalos diários, o turno é para a Hora Especificada mais próxima. Por exemplo, na Hora Especificada é 07:00AM, mas a hora inicial e a hora final são 12:00, a hora inicial seria alterada para as 07:00AM anteriores e a hora final seria alterada para as próximas 07:00AM.