Criando Agregadores

Há duas maneiras pelas quais os componentes de medição do agregador são criados:

  • Automaticamente: o sistema criará periodicamente novos componentes de medição do agregador quando novos "valores dimensionais" forem detectados. Por exemplo, se uma nova subestação for adicionada ao sistema, um novo componente de medição do agregador será criado para a subestação.
  • Manualmente: um usuário final pode criar um componente de medição agregador a seu critério

Criação Automática de Componentes de Medição do Agregador

O sistema cria automaticamente componentes de medição do agregador quando detecta novas instâncias das dimensões que estão sendo agregadas. Essa atividade é conhecida como verificação de dimensão. Por exemplo, se o sistema estiver configurado para agregar subestações individuais, o usuário NÃO precisará configurar manualmente um componente de medição do agregador quando uma nova subestação for referenciada em um ponto de serviço. Em vez disso, o sistema criará o novo agregador quando detectar uma subestação em um ponto de serviço que não possui um componente de medição do agregador.

Da mesma forma, se estiver configurado para agregar combinações distintas de classe de tarifa (no tipo de contrato de uso) e CEP (no ponto de serviço), o sistema criará um componente de medição agregador quando detectar novas combinações de classe de tarifa e CEP.

O monitoramento periódico para garantir a existência de componentes de medição de agregação suficientes é implementado por meio de algoritmos de monitoramento em um objeto de negócios de atividades relacionadas que referencia um tipo de componente de medição correspondente. Isso significa que deve haver um tipo de atividade/combinação de atividades separados para cada tipo de agregação realizada. Esses algoritmos de monitoramento incluem:

  • Um algoritmo de Monitoramento no estado Ativo que simplesmente transita a atividade para o estado de Verificação transitória. Os usuários podem fazer a transição manual da atividade para o estado Verificação clicando no botão "Verificação" na atividade.
  • Um algoritmo de Entrada no estado Verificação verifica as combinações distintas de valores dimensionais para esse tipo de agregação e também verifica se existe um componente de medição do agregador que faz referência ao tipo de componente de medição do agregador da atividade para cada instância, além de criar novos componentes de medição do agregador, conforme apropriado. O algoritmo também preenche os valores dimensionais dos novos componentes de medição (mapeados para características pesquisáveis) e define o campo Consumo Agregado por Data/Hora nos novos componentes de medição do agregador como a data atual e o Horário de Corte da Agregação no tipo de componente de medição do agregador.

Tipos de Serviço de Cabeamento Rígido para Agregações

Se as dimensões usadas para agregação não incluírem pelo menos uma dimensão específica de tipo de serviço (por exemplo, no caso de agregação apenas por CEP) E se a agregação não deve misturar medições de diferentes tipos de serviço, é importante:

  • Declarar o tipo de serviço específico para a agregação na instância de atividade da verificação de dimensão
  • Declarar os tipos de componentes de medição específicos do tipo de serviço desejado no tipo de componente de medição do agregador

Por exemplo, se uma implementação de eletricidade e gás agregar consumo por CEP, elas precisarão de duas atividades: uma fará referência ao tipo de serviço Elétrico e ao tipo de componente de medição do agregador desejado, a outra fará referência ao tipo de serviço de Gás e seu tipo de componente de medição do agregador. Os componentes de medição do agregador terão atributos bidimensionais: CEP e tipo de serviço.

Criação Manual de Componentes de Medição do Agregador

Os usuários também podem criar componentes de medição de agregador manualmente. Isso é útil quando é necessária uma agregação ad hoc por um período ad hoc ou quando não há atividade que crie instâncias automaticamente de uma determinada combinação de dimensões. Para fazer isso, o usuário simplesmente clica no link "Adicionar" na barra de título da zona de Pesquisa de Agregador. O script BPA:

  • Solicita ao usuário que defina o tipo de agregação (isso apresentará uma lista dos tipos de componentes de medição cuja categoria de componente de medição é agregadora)
  • Solicita ao usuário que defina os valores dimensionais, o tempo de agregação desejado e se essa agregação deve ser executada indefinidamente ou se é uma "única vez"