Grupos de Recursos de Batch

Os grupos de recursos em batch podem ser configurados para priorizar a alocação de recursos entre vários processos em batch. Por exemplo, o tipo de exportação de processos pode ter uma prioridade de alocação de recursos menor em relação aos processos relacionados ao faturamento.

Quando aplicável, é possível usar a busca extensível Configuração de Recurso de Batch (F1-BatchResourceConfig) para associar determinados processos em batch a um dos três grupos de recursos prioritários: 10 (Alto), 20 (Médio), 30 (Baixo). Nenhuma definição para um controle de batch significa que ele recebeu a prioridade padrão em relação a outros processos.

As informações do grupo de recursos podem ser aproveitadas desta forma:

  • As ferramentas de gerenciamento de recursos de banco de dados podem ser configuradas para alocar recursos a processos em batch por sua associação a grupos de recursos.
  • Em uma instalação do Cloud, a priorização de alocação de thread pode ser ajustada associando processos em batch a grupos de recursos em batch.

As seções a seguir contêm informações adicionais sobre esses recursos.

Priorização de Thread de Batch

Em uma instalação do Cloud, a funcionalidade de processamento em batch oferece suporte à capacidade de enviar tarefas em batch com altas contagens de threads, o que leva a muitos threads de trabalho serem inicialmente enfileirados pelo sistema. Os grupos de recursos de batch são usados para promover uma fila justa de trabalhos em batch, de modo que os controles de batch associados a um grupo de recursos de prioridade mais alta recebam mais serviço em relação àqueles associados a grupos de recursos de prioridade mais baixa.

Ferramentas de Gerenciamento de Recursos do Banco de Dados

As ferramentas de gerenciamento de recursos do banco de dados podem ser usadas para priorizar a alocação de recursos entre vários processos em batch. Por exemplo, o tipo de exportação de processos pode ter uma prioridade de alocação de recursos menor em relação aos processos relacionados ao faturamento. Essas ferramentas alocam recursos para grupos de consumidores, não para um processo em batch individual. Eles usam regras baseadas em determinadas variáveis de sessão para associar um processo em batch a um grupo de recursos.

Em uma instalação na Nuvem, se um controle de batch estiver associado a um grupo de recursos, o último será incluído por padrão como parte da variável de sessão do banco de dados MODULE da seguinte forma: "<batch control>,R=<resource group>". Isso permite que os DBAs potencialmente aproveitem essas informações para fins de priorização de recursos. No local, esse recurso precisa ser explicitamente aceito usando a opção Expor Grupo de Recursos de Batch na configuração do recurso Configuração Geral do Sistema.

Com essa configuração ativada, os DBAs podem configurar regras que analisam a variável MODULE para identificar o grupo de recursos para um processo em batch e aplicar regras de priorização de acordo. Observe que a maioria dos controles de batch não pode estar associada a grupos de recursos; portanto, as regras de alocação padrão devem ser consideradas.

Observação. Essa configuração não inclui nem impõe a configuração de gerenciamento de recursos do banco de dados. Ele só permite que essa ferramenta seja aproveitada pelos DBAs de acordo com a necessidade.