Parâmetros Fornecidos a Processos em Segundo Plano
Esta seção descreve os vários tipos de parâmetros fornecidos para os processos em segundo plano.
Parâmetros gerais
As informações a seguir são passadas para cada processo em segundo plano.
-
Código batch. O código batch é o identificador exclusivo do processo de segundo plano.
-
Número de thread do batch. O número do thread só é usado para processos em segundo plano que possam ser executados em vários threads paralelos. Ele contém o número de thread relativo do processo. Por exemplo, se o processo de faturamento foi configurado para ser executado em 20 threads paralelos, cada uma das 20 instâncias recebe um número de thread relativo (de 1 a 20). Para obter mais informações, consulte Contagem de Thread Adequada para Processos em Segundo Plano Paralelos.
-
Contagem de threads de batch. A contagem de thread só é usada para processos em segundo plano que possam ser executados em vários threads paralelos. Ela contém o número total de threads paralelos que foram programados. Por exemplo, se o processo de faturamento tiver sido configurado para executar em 20 threads paralelos, cada uma das 20 ocorrências receberá uma contagem de thread de 20. Para obter mais informações, consulte Contagem de Thread Adequada para Processos em Segundo Plano Paralelos.
-
Número de Reexecução em Batch. O número de reexecução só é usado para processos em segundo plano que fazem o download de informações pertencentes ao número de execução fornecido. Só deve ser fornecido se você precisar fazer download de uma execução histórica (em vez da execução mais recente).
-
Data de referência do batch. A data de referência só é usada para os processos em segundo plano que usam a data atual em seu processamento. Por exemplo, um processo de faturamento pode usar a data comercial para determinar quais ciclos de faturamento devem ser obtidos por download. Se esse parâmetro for deixado em branco, será usada a data do sistema. Se for informada, a data deverá estar no formato AAAA-MM-DD. Observação: Esse parâmetro só é usado durante o teste de qualidade para avaliar o funcionamento dos processos com o passar do tempo.
Observação: pode haver um ligeiro retardo no momento do envio on-line das tarefas em batch. Se a data/hora de execução desejada for próxima da meia-noite, é possível que a tarefa em batch seja executada no dia posterior ao dia em que você a enviou. Se você tiver deixado a data de referência em branco nesse caso, a sua data de referência será definida para o dia subseqüente ao do envio da tarefa. -
Substituir registros máximos entre commits. Esse parâmetro é opcional e substitui cada Commit Padrão do processo em segundo plano. Esse valor poderá ser reduzido se você processar uma tarefa durante o dia e quiser que os commits mais frequentes liberem os recursos mantidos. Você poderá aumentar o valor quando um processo em segundo plano for executado à noite (ou nos finais de semana) e houver muita memória disponível nos servidores.
-
Substituir máximo de minutos entre o reinício do cursor. Esse parâmetro é opcional e substitui cada Minuto de Reinício do Cursor Padrão do processo em segundo plano. Esse valor poderá ser reduzido se você processar uma tarefa durante o dia e quiser que os commits mais frequentes liberem os recursos mantidos (ou inícios de cursores mais frequentes). Você poderá aumentar o valor quando um processo em segundo plano for executado à noite (ou nos finais de semana) e houver muita memória disponível nos servidores.
-
ID do Usuário. Esteja ciente do seguinte em relação ao ID do usuário:
-
Tanto o ID do usuário que envia a tarefa quanto o ID do usuário registrado no envio em batch devem ter acesso ao serviço de aplicativo do controle do batch que protege a execução.
-
Qualquer processo em batch que marque um ID de usuário em um registro que ele cria ou atualiza utiliza esse usuário no processamento aplicável.
-
O perfil de exibição do ID do usuário controla como as datas e os valores de moeda são formatados nas mensagens.
-
Ao enviar uma tarefa em batch on-line, o usuário batch, o idioma batch e o endereço de e-mail são padronizados para os detalhes do usuário que está enviando a tarefa. Somente usuários que recebem o modo de acesso Substituição do Usuário no serviço de aplicativo Envio de Tarefa em Batch podem substituir o ID do usuário batch.
-
Se o usuário do envio tiver privilégios de substituição de usuário, poderá reter os detalhes do usuário de batch original ao duplicar ou executar novamente uma tarefa em batch a partir do envio on-line. Se a caixa 'Executar como usuário original' estiver marcada, o usuário, o idioma e o endereço de e-mail da execução em batch original serão copiados para a nova tarefa em batch. Caso contrário, os detalhes do usuário serão padronizados a partir do usuário do envio.
-
-
Senha. A senha não é usada atualmente.
-
Código do Idioma. O código do idioma é usado para acessar valores de tabela de controle específicos do idioma. Por exemplo, as mensagens de erro são apresentadas no idioma indicado por esse código.
-
Rastrear Início do Programa, Rastrear Saída do Programa, Rastrear SQL e Rastrear Saída. Essas chaves só são usadas durante os testes de qualidade e benchmarking. Se o rastreamento do início do programa for marcado, uma mensagem será exibida sempre que um programa for iniciado. Se a opção de rastrear saída do programa for marcada, uma mensagem será exibida sempre que um programa for encerrado. Se o rastreamento de SQL for marcado, uma mensagem será exibida sempre que uma instrução SQL for executada. Se a saída de rastreamento for marcada, serão escritas mensagens especiais formatadas pelo processo em segundo plano.
Parâmetros Adicionais Comuns
Cada controle do batch suporta a definição de parâmetros adicionais. Há alguns parâmetros adicionais que são comuns a todos os processos em batch ou a um tipo específico de processo em batch. O controle do batch deve ser fornecido com os parâmetros adicionais apropriados. No entanto, quando novos parâmetros adicionais são introduzidos, os controles do batch existentes podem não ser atualizados com o novo parâmetro adicional.
A tabela a seguir destaca os parâmetros comuns que podem ser vinculados a um controle do batch. Note que, no caso dos parâmetros de batch, embora haja um número de sequência que controla a ordem de exibição do parâmetro, o processo em batch não usa essa sequência para identificar um parâmetro específico, mas em vez disso usa o nome do parâmetro. Em alguns casos, há suporte a vários nomes de parâmetro (uma versão com ‘letras maiúsculas e minúsculas’ e uma com ‘todas as letras maiúsculas’).
Nome do Parâmetro | Descrição | Comentários Adicionais |
---|---|---|
MAX-ERRORS / maxErrors | Cada processo batch possui, como parte de seus parâmetros de execução, uma constante predefinida que determina quantos erros o processo batch pode encontrar antes que seja obrigado a abortar a execução. Um usuário pode substituir essa constante usando esse parâmetro. | O valor inserido deve ser um inteiro maior ou igual a zero. O maior valor válido para esse parâmetro é 999.999.999.999.999. |
DIST-THD-POOL | Cada processo em batch é executado em um pool de threads. Este parâmetro é necessário somente se o processo em batch deve ser executado em um pool de threads diferente do pool de threads padrão. | O nome do pool de threads padrão é DEFAULT. |
emailMode | Quando uma tarefa em batch é enviada com um endereço de e-mail associado, a lógica padrão envia um e-mail quando a tarefa é concluída, independentemente do êxito ou da falha. Use este parâmetro para limitar o e-mail baseado no status da tarefa quando ela termina. | Valores Válidos
|
Os parâmetros a seguir se aplicam a tarefas que usam o método Seleção SQL no Nível do Thread de distribuição do trabalho para os threads, conforme descrito nos Processos em Segundo Plano Paralelos. | ||
overrideLowIdValue | Especifica um novo ID mínimo a ser usado no cálculo do intervalo de um thread. A estrutura, por padrão, assume que o ID está entre 0's (por exemplo, 000000000) e 9's (por exemplo, 9999999999), mas esse parâmetro substituirá o valor mínimo. | O valor do parâmetro pode ser um número real ou pode ser definido como automático. Quando automático é configurado, ele é definido como o valor atual mais baixo na tabela de banco de dados associada ao processo em segundo plano. |
overrideHighIdValue | Especifica um novo ID máximo a ser usado no cálculo do intervalo de um thread. A estrutura, por padrão, assume que o ID está entre 0's (por exemplo, 000000000) e 9's (por exemplo, 9999999999), mas esse parâmetro substituirá o valor máximo. | O valor do parâmetro pode ser um número real ou pode ser definido como automático. Quando automático é configurado, ele é definido como o valor atual mais alto na tabela de banco de dados associada ao processo em segundo plano. |
idRangeOverrideClass | Use este parâmetro para especificar uma classe personalizada para realizar o cálculo de intervalo do thread. Durante a execução do batch, essa classe de substituição é instanciada e os métodos de definição são chamados para inicializar os IDs, conforme a necessidade. Os métodos de obtenção de mínimo e máximo são chamados para recuperar os IDs máximo e mínimo a serem usados na execução. | O nome da classe especificada deve implementar a interface com.splwg.base.api.batch.BatchIdRangeOverride. |
Os parâmetros a seguir se aplicam apenas a tarefas que executam um único commit, por exemplo, para tarefas em batch de extração. | ||
numRecordsToFlush | Este parâmetro define a frequência de limpeza do cache de Hibernação para evitar o alto consumo de heap e Erros de Falta de Memória. |
Parâmetros de Batch Específicos
Alguns processos em segundo plano definem os parâmetros adicionais que são específicos para a sua funcionalidade. Quando um processo recebe parâmetros adicionais, eles são definidos e documentados na entrada do controle do batch do aplicativo.
Ao enviar uma tarefa em batch on-line, todos os valores de parâmetro padrão configurados no registro de controle batch serão padronizados e poderão ser substituídos. Observe que se o valor do parâmetro for definido para ser Criptografado na configuração de controle do batch, o valor será mostrado criptografado.