Esta seção descreve como usar o Orca.
Quando é executado pela primeira vez, o Orca abre automaticamente no modo de configuração. Se quiser executar a configuração mais tarde, selecione a opção --setup na próxima vez que executar o Orca. Enquanto o Orca estiver em execução, será possível pressionar Insert+barra de espaço para abrir a Orca Configuration GUI.
Na GUI de configuração do Orca, existe também uma opção que permite determinar que o Orca seja iniciado automaticamente no login. Para obter mais informações sobre a interface gráfica do usuário do Orca, consulte GUI de configuração do Orca.
Para executar o Orca, digite o comando orca em uma janela de sessão de terminal.
Se você ainda não tiver acesso à GUI, poderá executar o Orca a partir de uma janela de console virtual.
Se a GUI estiver instalada, pressione Alt + F2 ou Meta + R. Na caixa de diálogo Run (Executar), digite orca (seguido por qualquer um dos parâmetros opcionais) e pressione Enter.
Se você executar o Orca a partir de uma janela de console virtual, ele iniciará automaticamente o modo de configuração de texto.
Para sair do Orca, pressione Insert + Q no modo de desktop ou CapsLock + Q no modo de disposição de laptop.
É exibida uma caixa de diálogo de confirmação.
Selecione Quit (Sair) para fechar o Orca.
Se o sistema não responder, execute uma das seguintes ações:
Pressione Ctrl+Alt+F1 para acessar um console virtual e insira o comando orca --quit. Em seguida, pressione Alt + F7 para voltar à área de trabalho. Esse procedimento elimina o processo do Orca e recupera os recursos do sistema. Depois, será possível reiniciar o Orca usando os métodos indicados anteriormente.
Pressione Ctrl+Alt+Backspace para encerrar a sessão de login e voltar ao prompt de login gráfico.