Configuração da Integração entre Finanças do EPM Planning e o Controle Orçamentário

Pré-requisitos:

Execute as tarefas a seguir para habilitar Revisões de Orçamento e configurar a integração entre Finanças do EPM Planning e o Controle Orçamentário.

  1. Habilite Finanças do EPM Planning e as opções de Revisões de Orçamento. Na página inicial, clique em Aplicativo e depois clique em Configurar. Na lista Configurar, selecione Financials e depois clique em Habilitar Recursos. Consulte Habilitação de Revisões de Orçamento.

    Caso tenha um aplicativo existente do módulo Finanças do EPM Planning, você poderá habilitar Revisões de Orçamento incrementalmente. Consulte Como Usar os Aplicativos Existentes do EPM Planning com o Controle Orçamentário.

  2. Configure Finanças do EPM Planning e Revisões de Orçamento. Na página inicial, clique em Aplicativo e depois clique em Configurar. Na lista Configurar, selecione Financials.

    Conclua estas tarefas:

  3. Importe os membros da dimensão de Finanças para configurar metadados relacionados à revisão de orçamento. Consulte Importação de Membros de Dimensão do Financials.

  4. Opcionalmente, importe dados de valores reais para iniciar seu processo de orçamento no módulo Finanças do do EPM Planning.

  5. Como opção, se você habilitou Importar Saldos do Controle Orçamentário, carregue dados de encargos do Controle Orçamentário para o OEP_Consumed na dimensão de Cenário. Esse membro pode ser usado para importar qualquer encargo, obrigação ou saldos de compromisso de Controle Orçamentário em Finanças do EPM Planning. Use Gerenciamento de Dados para totalizar todos esses saldos e reuni-los neste único membro. Consulte Descrição do Processo de Carregamento de Saldos de Consumo de Orçamento do Budgetary Control para o EPM Cloud em Administração do Gerenciamento de Dados para Oracle Enterprise Performance Management Cloud .
  6. Atualize a Smart List fornecida para adicionar nomes de orçamento de controle. Os planejadores selecionarão um orçamento de controle na Smart List ao criar revisões. Consulte Criação de Entradas de Smart List Personalizadas para Revisões de Orçamento.
  7. (Opcional) Configure o processo de Aprovações. Você pode usar sua hierarquia de aprovações existente caso precise de uma. Você pode aprovar entre duas dimensões; por exemplo Entidade e Produto. Consulte Gerenciamento de Aprovações em Administração do Planning . Você configura o cenário de hierarquia de unidade de aprovação e a combinação de versão para cada revisão. Consulte Atribuição de Combinações de Cenário e Versão da Hierarquia de Unidade de Aprovação.

  8. Atribua acesso às regras e a outros artefatos de Finanças do EPM Planning.

    Dica:

    Para a maioria dos artefatos, forneça acesso no Navegador. Para modelos do Groovy, atribua acesso em Regras. Para obter informações sobre regras, consulte Regras de Finanças para Revisões de Orçamento.
  9. Execute as tarefas a seguir em Controle Orçamentário.
    1. Crie um ou mais Orçamentos de Controle com o Tipo de Orçamento de Origem do módulo Finanças do EPM (não o Hyperion Planning).

      Nota:

      Orçamentos de controle existentes do tipo Hyperion Planning não funcionam com o recurso Revisões de Orçamento.
    2. (Opcional) Adicione atributos de linha de orçamento adicionais.

    3. (Opcional) Configure Flexfields Descritos caso queira adicionar mais campos à linha do cabeçalho.

      Dica:

      Em Gerenciar Flexfields Descritos, na caixa Código do Flexfield, insira XCC para procurar a definição dos Flexfields Descritivos.

      Consulte Visão Geral de Flexfields Descritivos em Implementação de Recursos Comuns para Finanças e Gerenciamento do Portfólio de Projetos.

  10. Em Integração de Dados, execute as tarefas adicionais de configuração exigidas. Consulte Integração de Revisões de Orçamento ao Controle Orçamentário em Administração da Integração de Dados para o Oracle Enterprise Performance Management Cloud .

    Nota:

    Se você criar mais orçamentos de controle, será preciso reinicializar a origem em Integração de Dados, criar mais destinos e atualizar a conexão.
  11. Configure conexões para conectar ambientes. Consulte Configuração de Conexões.

  12. Opcionalmente, configure o sign-on único entre o ambiente do Oracle EPM Cloud e o do Oracle Fusion Cloud para permitir que planejadores façam drill-through do EPM Planning Financials para o Budgetary Control. Consulte Configuração do Sign-On Único em Introdução ao Oracle Enterprise Performance Management Cloud para Administradores .

    Se você não habilitar o sign-on único, é necessário que os planejadores efetuem login no Controle Orçamentário para que o drill-through funcione.

  13. Os planejadores iniciam o ciclo de planejamento e previsão. Após a conclusão de planejamento e previsão, envie os dados de orçamento para o Controle Orçamentário usando o Gerenciamento de Dados. Consulte Descrição do Processo de Write-Back de Saldos de Orçamento do EPM Cloud para o Budgetary Control em Administração do Gerenciamento de Dados para Oracle Enterprise Performance Management Cloud .

    Este se torna seu orçamento original.

    Um novo orçamento de controle do Controle Orçamentário com Tipo de Orçamento de Origem do módulo Finanças do EPM (não do Hyperion Planning) é necessário para essa integração ao EPM. Certifique-se de usar o mesmo tipo de orçamento de controle do Controle Orçamentário para seu orçamento original e suas revisões de orçamento.

    Nota:

    Os planejadores devem definir variáveis de usuário antes de iniciar o ciclo de planejamento e previsão. Além disso, o Formato de Data para Exibição deve ser definido como aaaa-MM-dd. Para obter mais informações sobre a configuração de preferências do usuário, consulte Definição de Variáveis de Usuário.
  14. Após a conclusão de planejamento e previsão e depois que o orçamento for enviado ao Controle Orçamentário, execute a regra Preparar para Revisões para copiar dados em um orçamento usado em Finanças do EPM Planning. Consulte Regras de Finanças para Revisões de Orçamento.
    • Execute essa regra apenas uma vez antes de iniciar as revisões para o ano atual.

    • Essa regra copia dados do orçamento original usando o cenário e a versão selecionados, normalmente, o cenário Plano (OEP_Plan) e a versão Em Andamento (OEP_Working) para o cenário Orçamento Usado (OEP_Adopted Budget) e a versão Original (OEP_Original) e a versão Em Andamento (OEP_Working) para os períodos e anos selecionados.

    • Executar essa regra também habilita o drill-through de Finanças do EPM Planning até um orçamento de controle no Controle Orçamentário.

      Dica:

      Se o URL das Conexões mudar ou se você alterar os parâmetros para adicionar um novo orçamento de controle, execute novamente Preparar para Revisões a fim de atualizar as regiões de detalhamento.

    Dica:

    Para o formulário Gerenciar Revisões, os planejadores podem ver mais membros no formulário do que precisam revisar. Você pode criar interseções válidas para limitar a exibição do formulário.