Cálculos de Energia Não Contabilizada (UFE)

O Cálculo de Energia Não Contabilizada (UFE) é calculado comparando a carga do sistema conhecida com a soma de todas as estimativas dos participantes do mercado a partir dos processos de estimativa, agregação e ajuste de perdas. Como as estimativas dos participantes do mercado nunca corresponderão perfeitamente à carga do sistema, essas estimativas serão ajustadas alocando uma parte do UFE total para cada estimativa. Os métodos de alocação diferem, mas, em geral, cada participante do mercado recebe uma parte do sistema UFE para cada hora, com base na proporção da carga dessa estimativa específica naquela hora em relação ao total de todas as cargas estimadas naquela hora. Esse processo força o total de todas as estimativas a corresponder à carga do sistema. Alguns mercados usam diferentes métodos de alocação de UFE, incluindo alocação diferencial de UFE para separar as cargas medidas além das cargas perfiladas e ajustando as metodologias de perfil para minimizar a UFE sempre que possível.

Os cálculos de UFE são executados como parte do processo de cálculo da liquidação e podem ser executados usando a regra de cálculo da liquidaçãoRegra de Cálculo do Conjunto de Componentes de Medição definida em Grupo de Cálculos da Liquidação em Massa executado através do processo batch Cálculo do Conjunto de Componentes de Medição (D1-MCSCA).

Para mercados menores, os cálculos do UFE podem ser realizados usando uma sequência encadeada de regras de cálculo da liquidação Fórmula de Matriz e Função de Vetor e Quantidade do Serviço. Em um nível básico, esta sequência é assim:

  1. Soma a carga do participante do mercado a partir dos resultados da agregação (usando a Fórmula de Matriz)
  2. Subtrai a carga do participante do mercado da carga do sistema para derivar o UFE total para o período de cálculo (usando Função de Vetor e Quantidade do Serviço)
  3. Aloca o UFE total aos vários participantes do mercado conforme apropriado (usando a Fórmula de Matriz)
Observação: os resultados dos cálculos de UFE também são usados em outros cálculos da liquidação. Essas três etapas representam parte de um conjunto maior de cálculos.