Agregando Dados
A agregação envolve a soma de dados do intervalo reais ou atribuídos (com perfil ou considerados) a um nível de agregação definido pelo usuário para processamento adicional. A agregação pode ocorrer em vários níveis por vários motivos, incluindo requisitos de relatório e aplicação de perdas e outros fatores em um nível agregado até o nível de participação no mercado. A agregação é normalmente usada para criar estimativas iniciais de carga para os participantes do mercado de energia para previsão, agendamento e acordo.
A agregação é realizada usando o recurso Agregação Dinâmica da Oracle Utilities Meter Solution.
Níveis de Agregação
Como a agregação envolve a soma dos dados do intervalo para um nível especificado para processamento, é importante entender o que significa o termo "nível de agregação". Simplificando, um nível de agregação é qualquer ponto ao longo da cadeia de distribuição para o qual as entidades abaixo desse ponto são somadas. Por exemplo, se você resumisse todas as contas relacionadas a um negócio específico, esse negócio seria um nível de agregação. Da mesma forma, se você agregasse toda a energia usada por todas as contas de um determinado Prestador de Serviços de Energia (ESP), esse ESP seria um nível de agregação. Em geral, a agregação geralmente é realizada em um nível abaixo de você na cadeia de distribuição, desde geradores até usuários finais.
As entidades e/ou participantes do mercado que atuam como níveis de agregação são específicos da área e do mercado específicos em que sua empresa está operando, mas podem incluir o seguinte:
Prestadores de Serviços de Energia (ESP)
Os Prestadores de Serviços de Energia (ESPs) vendem energia aos clientes. Eles podem gerá-lo e/ou comprá-lo de outras fontes. Os ESPs também são referidos como Provedores de Energia de Varejo (REPs) ou simplesmente fornecedores.
Empresas de Distribuição (DisCo)
Uma empresa de distribuição é responsável pelo fornecimento de energia a todos os clientes em seu território de serviço (Jurisdição), independentemente de quem os clientes selecionaram como fornecedores. Uma DisCo possui e opera as linhas de distribuição que levam eletricidade a residências e empresas, sendo responsável por medições, faturas e chamadas de serviço. No entanto, uma DisCo pode ou não ser afiliada ao fornecedor de energia de um cliente. As empresas de distribuição também são chamadas de Empresas Operacionais, Empresas de Distribuição de Serviços (UDCs) ou Empresas Locais de Distribuição (LDCs).
Coordenadores de Agendamento/Serviço (SC)
Os Coordenadores de Agendamento (ou Coordenadores de Serviço) são responsáveis por criar agendamentos de uso de energia que representam o uso estimado para um período futuro (geralmente um dia) para um determinado segmento do mercado. Os agendamentos geralmente são baseados nos resultados gerados durante o processo de criação de perfil de carga, mas também podem ser baseados em informações de uso histórico e outros dados.
Operadores de Sistema Independentes (ISO)
Um Operador de Sistema Independente (ISO) é uma corporação sem fins lucrativos que gerencia a rede de energia regional para coordenar a geração e transmissão de energia. Seu objetivo é garantir um fornecimento de energia seguro e confiável e garantir que todos os fornecedores obtenham acesso não discriminatório ao sistema de transmissão (enquanto o ISO controla a rede elétrica, as entidades comerciais ainda o possuem). No mercado dos EUA, os ISOs são regulamentados pela Federal Energy Regulatory Commission (FERC).
Os vários níveis de agregação usados no processamento da liquidação são definidos porGrupos de Agregações, Conjunto de Componentes de Medição e Componentes de Medição de Agregação.
Dimensões de Agregação
Além de agregar dados por níveis de agregação, é útil poder agregar outros fatores, como classe de cliente, classe de tensão ou classe de perda. Esses e outros fatores são referidos como dimensões e são referenciados em conjuntos de componentes de medição. Algumas dimensões de agregação comuns são descritas abaixo. Observe que eles são fornecidos apenas como exemplos de dimensões de agregação comuns.
Mercados específicos podem exigir dimensões de agregação diferentes daquelas listadas aqui.
Classe de Cliente
Uma classe de cliente representa um "tipo" de cliente ou conta. Três classes comuns de clientes incluem residencial, comercial e industrial, mas outras também são predominantes. Além disso, pode haver vários tipos de classes residenciais, comerciais ou industriais, representando tipos distintos de contas em cada uma dessas categorias amplas. Por exemplo, os clientes residenciais podem ser divididos em apartamentos, condomínios e casas.
Classe de Tensão
Uma classe de tensão representa um grupo de clientes ou contas com base no tipo de tensão usada pelos usuários finais nesse grupo. As classes de tensão diferem por mercado e região, mas algumas classes de tensão comuns incluem Transmissão, Primária e Secundária. A agregação por classe de tensão geralmente é realizada para fins de relatório, para rastrear o uso de um determinado tipo de tensão no sistema.
Classe de Perda
Uma classe de perda representa um grupo de clientes ou contas com base no tipo de perda (perda de transmissão, perda de distribuição etc.) associada a essas contas. A perda geralmente está relacionada aos níveis de tensão, e, portanto, as correlações entre classes de perda e classes de tensão são comuns. A agregação por classe de perda é usada no cálculo de perdas no processo geral da liquidação e permite que diferentes algoritmos de cálculo de perda sejam usados com diferentes classes de perda, conforme apropriado.
Classe de Tarifa
Uma classe de tarifa representa um grupo de clientes ou contas com base no preço. As classes de tarifa podem se basear em várias características, incluindo uso, território ou mesmo tipo de tensão.
Essas e outras dimensões são normalmente definidas como atributos ou características de contratos de uso, pontos de serviço, dispositivos ou componentes de medição.