O gerenciador de arquivos pode executar scripts gravados em qualquer linguagem de scripts capaz de ser executada no computador. Normalmente, a operação dos scripts é mais simples do que usar extensões do gerenciador de arquivos. Para executar um script, escolha File (Arquivo) -> Scripts e, em seguida, escolha o script que deseja executar no submenu.
Para executar um script em um arquivo específico, selecione o arquivo no painel de exibição. Escolha File (Arquivo) -> Scripts e depois escolha no submenu o script que deseja executar no arquivo. Também é possível selecionar vários arquivos nos quais executar os scripts. Você também pode acessar scripts no menu de contexto.
O gerenciador de arquivos inclui uma pasta especial na qual você pode armazenar seus scripts. Todos os arquivos executáveis nessa pasta aparecem no menu Scripts. A pasta de scripts está localizada em $HOME/.gnome2/nautilus-scripts.
Para instalar um script, copie o script para a pasta de scripts e atribua a permissão executável ao usuário.
Para exibir o conteúdo da pasta de scripts, escolha File (Arquivo) -> Scripts -> Open Scripts Folder (Abrir pasta de scripts). Navegue até a pasta de scripts usando o gerenciador de arquivos se você ainda não tiver scripts. Se precisar mostrar arquivos ocultos para mostrar o script, escolha View (Exibir) -> Show Hidden Files (Mostrar arquivos ocultos).
Quando executados de uma pasta local, os scripts receberão os nomes dos arquivos selecionados. Quando executados de uma pasta remota, os scripts não receberão parâmetros.
A tabela a seguir mostra as variáveis passadas ao script.
|