Guia do usuário do Oracle® Solaris 11.2 Desktop

Exit Print View

Updated: Julho de 2014
 
 
Chapter 7

Como usar o controle deslizante de tempo

O controle deslizante de tempo fornece uma maneira gráfica para que os usuários do Oracle Solaris Desktop restaurem arquivos individuais ou diretórios a partir de instantâneos incrementais programados de diretórios home. Depois de ativado e configurado, o controle deslizante de tempo tira um instantâneo de cada sistema de arquivos ZFS a cada 15 minutos, por padrão. Esses instantâneos são, em seguida, excluídos novamente com o passar do tempo, de modo que apenas um instantâneo é mantido para cada período de 24 horas, um para cada período de 7 dias e outro para cada semana em que o serviço de controle deslizante de tempo estava sendo executado.

Um instantâneo é uma cópia somente leitura de um sistema de arquivos ou volume. Os instantâneos podem ser criados quase que instantaneamente e, no início, não consomem espaço em disco adicional dentro do pool. No entanto, à medida que os dados do conjunto de dados ativo são alterados, o instantâneo consome espaço em disco, continuando a fazer referência aos dados antigos, o que impede que o espaço em disco seja liberado.

Os serviços de instantâneo do controle deslizante de tempo podem automatizar os instantâneos periódicos de qualquer sistema de arquivos ZFS, incluindo ambientes de inicialização e até mesmo sistemas que não sejam de área de trabalho. Porém, o pacote desktop/time-slider não exige que o pacote desktop-incorporation esteja instalado, mesmo que o Oracle Solaris Desktop não seja usado nessa máquina.

Para obter mais informações sobre o Time Slider (Controle deslizante de tempo), consulte o Capítulo 6, Working With Oracle Solaris ZFS Snapshots and Clones, do Managing ZFS File Systems in Oracle Solaris 11.2 .