Migrar o Oracle Documents Cloud para o Oracle Content Management

Se já utilizava o Oracle Documents Cloud Service anteriormente, deverá migrar para o Oracle Content Management depois de renovar a sua subscrição.

Informações a saber antes de renovar a sua subscrição e migrar para o Oracle Content Management:

  • Cada utilizador dispõe de 100 GB de armazenamento. Para acrescentar armazenamento, deve adquirir mais utilizadores. Para garantir que dispõe de armazenamento suficiente, deve adquirir um número de utilizadores suficiente para abranger os 500 GB de armazenamento de que dispunha com o seu Oracle Documents Cloud Service, além de quaisquer pacotes de armazenamento adicionais que tenha comprado. Por exemplo, se tinha 5 pacotes de armazenamento no Oracle Documents Cloud Service, isso significa que dispunha de um total de 1000 GB de armazenamento, pelo que deverá adquirir 10 utilizadores standard e/ou empresariais no Oracle Content Management.
  • Embora os utilizadores não percam o acesso durante a migração, efetue este processo fora do horário de trabalho normal para evitar que os utilizadores tenham problemas.
  • Depois de submetida a encomenda de renovação, poderá receber uma mensagem de correio eletrónico a indicar que a subscrição está no estado suspenso. Os utilizadores ainda poderão utilizar a instância enquanto estiver suspensa. A instância permanecerá suspensa até concluir os passos de migração.

Depois de submeter a sua encomenda de renovação junto do Serviços da Oracle, receberá uma mensagem de correio eletrónico a indicar que a sua subscrição foi processada. Depois de receber essa mensagem de correio eletrónico, continue nos seguintes passos:

  1. Entre em sessão em Oracle Cloud como administrador da conta cloud. Pode encontrar as informações de nome de conta e de entrada em sessão na sua mensagem de correio eletrónico de boas-vindas.
  2. Clique na instância do serviço de documentos que pretende migrar. Cada instância deve ser migrada separadamente.
  3. Clique no ícone de menu:
    • Se não vir a opção Modificar, a sua migração foi feita automaticamente e poderá ignorar os restantes passos.
    • Se vir a opção Modificar, continue nos passos de migração.
  4. Clique em Modificar.

    A página Modificar Oracle Content Management deve mostrar agora opções do Oracle Content Management (por exemplo, Número Adicional de Utilizadores Standard, Número Adicional de Utilizadores Empresariais). Se não vir estas opções, a sua encomenda de renovação não foi concluída. Contacte o Serviço de Apoio a Clientes da Oracle.

  5. Se a sua subscrição estiver num estado suspenso, necessita de efetuar flush ao sistema para limpar o estado suspenso. Defina todos os direitos como “0”. Introduza 0 para Número Adicional de Utilizadores Standard, Número Adicional de Utilizadores Empresariais e Número Adicional de Pacotes de Sessão de Visitantes Diários.

    Nota:

    Não precisa de efetuar este passo se a sua subscrição não estiver num estado suspenso.

    Aguarde até receber uma mensagem de correio eletrónico a indicar que a sua subscrição já não está suspensa antes de continuar com o passo seguinte.

  6. Clique no ícone de menu e, em seguida, selecione Modificar.
  7. Introduza o número de utilizadores standard, utilizadores empresariais e visitantes que irão utilizar esta instância. Consulte Comparação de Tarefas e Funcionalidades por Perfil de Grupo da Aplicação.

    Todos os Utilizadores do Oracle Documents Cloud Service são automaticamente modificados para utilizadores standard. Terão acesso a todo o conteúdo e funcionalidades a que acediam antes da migração.

  8. Atribua o perfil de grupo Utilizador Empresarial aos utilizadores que pretende que acedam a funcionalidades de utilizadores empresariais. Consulte Atribuir Perfis de Grupo a Grupos com uma Conta Cloud Tradicional e Atribuir Utilizadores a Grupos com uma Conta Cloud Tradicional.

Para a resolução de problemas, consulte Os utilizadores não conseguem entrar em sessão após a migração (excesso de armazenamento).

Após a migração, pode gerir utilizadores, grupos e acesso e monitorizar o serviço como com qualquer outra instância com pagamento de valor fixo do Oracle Content Management.

Perfis de Grupo de Utilizadores no Oracle Documents Cloud

Existem vários perfis de grupo de utilizadores predefinidos para o Oracle Documents Cloud que definem o que os utilizadores podem fazer. Algumas funcionalidades estão disponíveis apenas para utilizadores com perfis de grupo de utilizadores específicos. As pessoas podem ter vários perfis de grupo de utilizadores, conforme necessário. Por exemplo, pode pretender designar uma pessoa simultaneamente como administrador da conta e administrador do serviço. Estes perfis de grupo de utilizadores são atribuídos pelo administrador do domínio da identidade. Consulte Atribuir Perfis de Grupo a Grupos com uma Conta Cloud Tradicional e Atribuir Utilizadores a Grupos com uma Conta Cloud Tradicional para obter informações sobre como atribuir perfis de grupo de utilizadores.

Os visitantes podem visualizar determinados sites, utilizar as ligações públicas e visualizar o conteúdo do Oracle Content Management incorporado nas aplicações ou websites. Os utilizadores anónimos (utilizadores que não entraram em sessão) são contados como visitantes. Consulte Alterar a Segurança do Site em Building Sites with Oracle Content Management.

Todos os utilizadores que necessitem de utilizar o Oracle Content Management devem ter atribuído o perfil de grupo utilizador do serviço, para além de outros perfis de grupo que tenham atribuídos.

Os utilizadores do serviço Oracle Documents Cloud são o mesmo que utilizadores standard do Oracle Content Management. Qualquer funcionalidade descrita na documentação associada aos utilizadores empresariais não está disponível no Oracle Documents Cloud.

Cada utilizador com um perfil de grupo atribuído, quer seja um administrador ou um utilizador final, conta como um utilizador. Cada utilizador conta relativamente ao total de utilizadores permitidos para o seu serviço, exceto os visitantes. A utilização dos visitantes é contabilizada como parte das sessões diárias de visitantes. Consulte Noções sobre Sessões de Visitantes.

Cada utilizador, independentemente do número de perfis de grupo de utilizadores que tenha atribuídos, conta apenas como um utilizador.

Para obter informações sobre como obter as interfaces listadas na tabela, consulte Interfaces Administrativas.

Perfil de Grupo do Utilizador (nome do perfil de grupo do utilizador a negrito) Acesso e Ações Notas
Administrador da conta

Os administradores da conta utilizam a aplicação A Minha Conta para efetuar as seguintes ações:

  • Ative e crie domínios da identidade.
  • Ative um serviço.
  • Monitorize e gira serviços em todos os domínios de identidade e centros de dados.
  • Crie administradores do domínio da identidade e outros administradores de contas.

Consulte Administração de A Minha Conta em Managing and Monitoring Oracle Cloud.

Os administradores de contas são configurados quando a conta é criada. Utilizam a respetiva conta Oracle para entrar em sessão no Oracle Cloud. Se necessitar de acesso de administrador da conta e não o tiver, contacte o administrador principal da conta.

Se pretender que os administradores da conta utilizem o Oracle Content Management e modifiquem a configuração do serviço, também lhes deve ser atribuído o perfil de grupo utilizador do serviço.

Administrador do domínio da identidade (Administrador do Domínio da Identidade) A partir da Consola do Infrastructure Classic:
  • Crie e gira contas de utilizador.
  • Atribua e efetue a gestão de perfis de grupo de utilizadores, incluindo criar perfis de grupo de utilizadores customizados.
Atribuído ao nível do domínio. Funciona em vários serviços.

Os administradores do domínio da identidade efetuam as mesmas funções que um administrador do serviço e, além disso, tratam de tarefas administrativas relacionadas com os utilizadores.

Existe apenas um serviço por domínio da identidade para o Oracle Content Management. Um administrador efetua as tarefas do administrador do serviço e do administrador do domínio da identidade.

Administrador do direito

O formato do nome do perfil de grupo é service-name_SE service name Based Entitlement Administrator; por exemplo, documents_SE Documents Service Based Entitlement Administrator.

A partir da Consola do Infrastructure Classic:
  • Crie, gira e visualize detalhes de instâncias de serviço. Aplica-se quando tiver subscrito um direito para criar várias instâncias do Oracle Content Management.
  • Monitorize o estado das instâncias dos serviços e exportar os dados da métrica da instância.

Consulte Criar e Ativar uma Conta Oracle Cloud.

Atribuído ao nível do serviço.
Administrador de Serviço (Administrador do Oracle Documents Cloud) A partir da Consola do Infrastructure Classic:
  • Atribua perfis de grupo de utilizadores.
  • Altere perguntas de senha e de desafio.
  • Configure, monitorize e gira instâncias de serviços.

A partir da interface Administração: Sistema do Oracle Content Management pode:

A partir da interface Administração: Integrações do Oracle Content Management:

A partir da interface Analytics do Oracle Content Management pode:

Deve ser atribuído também o perfil de grupo utilizador do serviço aos administradores de serviços para que seja possível utilizarem o Oracle Content Management.
Administrador do site (Administrador de Sites do Oracle Content and Experience)

A partir da página Sites do Oracle Content Management:

  • Crie sites.

A partir da página Programador do Oracle Content Management:

  • Crie modelos, componentes e temas.

Consulte Configurar Definições de Sites

Este perfil de grupo aplica-se se o seu administrador do serviço tiver configurado o Oracle Content Management para permitir que apenas os administradores de sites possam criar sites, modelos ou componentes.

Deve ser atribuído também o perfil de grupo utilizador do serviço aos administradores de sites para que seja possível utilizarem o Oracle Content Management.

Programador (CECDeveloperUser)

A partir da página Sites do Oracle Content Management:

  • Crie, edite e publique sites desde que esta funcionalidade não tenha sido limitada a administradores de sites.

A partir da página Programador do Oracle Content Management:

  • Crie modelos, componentes e temas desde que estas funcionalidades não tenham sido limitadas a administradores de sites.

Deve ser atribuído também o perfil de grupo utilizador do serviço aos programadores para que seja possível utilizarem o Oracle Content Management.

Utilizador do serviço (Utilizador do Oracle Documents Cloud Service) A partir do Oracle Content Management, os utilizadores do serviço têm acesso para:
  • Gerir conteúdo (visualizar, importar e editar documentos)
  • Partilhe conteúdo e sites com outras pessoas.
  • Utilizar conversações para colaborar (debater tópicos, enviar uma mensagem direta a alguém, atribuir indicadores a alguém, acrescentar anotações a documentos).
  • Siga pessoas.
  • Crie, edite e publique sites desde que esta funcionalidade não tenha sido limitada a administradores de sites.
  • Crie modelos, componentes e temas desde que estas funcionalidades não tenham sido limitadas a administradores de sites.
  • Gerir e visualizar propriedades customizadas e editar valores.
Deve ser utilizado com uma subscrição do Oracle Documents Cloud Service.

O perfil de grupo de utilizador do serviço deve ser atribuído a quaisquer utilizadores que necessitem de utilizar efetivamente o Oracle Content Management. Este perfil de grupo não é atribuído por omissão a nenhum utilizador.

Visitante (Visitante do Oracle Content and Experience) Aceder a sites restringidos a visitantes. Este perfil de grupo aplica-se se um site for definido para ser acedido apenas por visitantes. Se essa restrição estiver ativada, apenas os utilizadores com este perfil de grupo poderão aceder ao site. Consulte Alterar a Segurança do Site em Building Sites with Oracle Content Management.

Os visitantes não requerem uma licença. A utilização dos visitantes é contabilizada como parte das sessões diárias de visitantes. Consulte Noções sobre Sessões de Visitantes.

Utilizador externo (CECExternalUser) Reservado para utilização futura. Não utilize este perfil de grupo. Os utilizadores com este perfil de grupo atribuído não podem utilizar a interface do utilizador do Oracle Content Management.

Resolução de Problemas do Oracle Documents Cloud Service

Esta secção ajuda-o a resolver problemas com o Oracle Documents Cloud Service.

Necessito de reduzir o tamanho da minha instância

Nota:

Só pode efetuar a redução se já for cliente do Oracle Documents Cloud Service. Se tiver adquirido ou migrado para o Oracle Content Management, não pode utilizar este procedimento; deve contactar o Suporte Oracle.

Se o número de utilizadores ou o armazenamento que está a utilizar numa instância for menor do que pensava ser necessário, pode reduzi-lo.

  1. Se estiver a reduzir o número de utilizadores e precisar de apagar utilizadores existentes, reatribua o respetivo conteúdo e retire os utilizadores. Consulte Gerir Utilizadores com uma Conta Cloud Tradicional e Transferir Propriedade de Ficheiros.
  2. Modifique o serviço:

    1. Entre em sessão em Oracle Cloud como administrador da conta cloud. Pode encontrar as informações de nome de conta e de entrada em sessão na sua mensagem de correio eletrónico de boas-vindas.
    2. Clique na instância do serviço que pretende reduzir.

      Se estiver a reduzir mais de uma instância, cada instância deve ser reduzida separadamente.

    3. Clique no ícone de menu e, em seguida, selecione Modificar.
    4. Reduza o número de utilizadores ou de pacotes de armazenamento introduzindo números negativos. Por exemplo, se pretender diminuir os utilizadores em 10, deve introduzir —10.

Os utilizadores não conseguem entrar em sessão após a migração (excesso de armazenamento)

Se alguns utilizadores não conseguirem entrar em sessão após migrar do Oracle Documents Cloud Service para o Oracle Content Management ou se tiver recebido uma mensagem de correio eletrónico a dizer que existe armazenamento em excesso, isto deve-se ao facto de não terem sido provisionados utilizadores suficientes para acomodar as necessidades de armazenamento para a instância. Não serão perdidos quaisquer dados. Apenas necessita de provisionar mais utilizadores.

  1. Entre em sessão em Oracle Cloud como administrador da conta cloud. Pode encontrar as informações de nome de conta e de entrada em sessão na sua mensagem de correio eletrónico de boas-vindas.
  2. Clique na instância do serviço à qual precisa de acrescentar mais armazenamento.
  3. Clique no ícone de menu e, em seguida, selecione Modificar.

    A página Modificar Oracle Content Management deve mostrar agora opções do Oracle Content Management (por exemplo, Número Adicional de Utilizadores Standard, Número Adicional de Utilizadores Empresariais). Se não vir estas opções, a sua encomenda de renovação não foi concluída. Contacte o Serviço de Apoio a Clientes da Oracle.

  4. Na página Modificar Oracle Content Management, atualize o número de utilizadores para acomodar as necessidades de armazenamento para a instância. Cada utilizador dispõe de 100 GB de armazenamento. Assim, se a mensagem de correio eletrónico indicar que excedeu o seu armazenamento em 500 GB, precisa de acrescentar 5 utilizadores.