Acordo de Serviço - Informações da Tarifa

A página de informações da tarifa contém a tarifa do acordo de serviço e as informações necessárias pela tarifa para calcular os segmentos da fatura do acordo de serviço. Essas informações são exibidas apenas se o tipo de acordo de serviço permitir uma tarifa.

Clique em Menu > Informações do Cliente > Acordo de Serviço > Pesquisar e navegue até a página Informações da Tarifa.

Descrição da Página

A grade Tarifa controla a tarifa usada para calcular os segmentos da fatura do acordo de serviço. Várias linhas existirão apenas se a Tarifa do acordo de serviço for alterada com o tempo.

A Tarifa de um acordo de serviço é preenchida pelo sistema quando o serviço é iniciado. O método usado para preencher a Tarifa inicial depende de como o serviço é iniciado e se você usa opções de início:

O faturamento seleciona uma única tarifa na grade Tarifa quando calcula um segmento da fatura para o acordo de serviço. Se várias tarifas forem definidas nessa grade, a tarifa será selecionada com base na Data de Seleção da Tarifa do tipo de acordo de serviço. Os campos a seguir são exibidos:

  • Data Efetiva é a data em que a tarifa entra em vigor. O padrão será a data inicial do acordo de serviço.
  • Tabela de Tarifas define a tarifa usada para calcular os segmentos da fatura do acordo de serviço. É possível escolher apenas tarifas definidas como permitidas no tipo de acordo de serviço e essas tarifas são mostradas na estrutura adjacente.
Observação:

Substituição possível. Se seu acordo de serviço estiver vinculado a um registro de termos de serviço, é possível que a tarifa usada pelo sistema possa ser substituída por uma referenciada nos termos de serviço. Se a tarifa for substituída pelos termos de serviço, a estrutura nesta página indica fonte da tarifa.

A grade Cláusula Especial contém as cláusulas especiais que estão em vigor para o acordo de serviço. Essas informações são padrão quando o serviço é iniciado usando uma opção de início (usando as informações da cláusula especial definidas na opção de início). Você terá que acessar essa página apenas se precisar ajustar os padrões do sistema.

O faturamento usa essas informações quando calcula um segmento da fatura para o acordo de serviço se:

  • A tarifa usada para calcular o segmento da fatura contém uma regra de cálculo que faz referência a um fator da fatura.
  • O fator da fatura referenciado requer uma cláusula especial para tributar a cobrança associada.

Se uma Cláusula Especial não existir ou não estiver efetiva, a cobrança associada à regra de cálculo não será aplicada à fatura do cliente.

Para modificar uma cláusula especial vinculada ao acordo de serviço, basta ir para um campo e alterar seu valor. Para remover uma cláusula especial, clique no botão -. Para adicionar uma nova cláusula especial, clique no botão + e preencha as informações para cada campo. Os campos a seguir são exibidos:

  • Use Data Inicial para definir a data na qual a cláusula especial entrará em vigor. O padrão será a data inicial do acordo de serviço.
  • Use Data Final para definir a data na qual a cláusula especial expira. Esse campo precisa ser especificado apenas se a cláusula especial expirar em uma data explícita.
  • Use Fator de Faturamento para definir o tipo de cláusula especial. Você pode referenciar apenas os Fatores de Faturamento designados como sendo aplicáveis a cláusulas especiais. Observe que os Fatores de Faturamento vinculados à tarifa que são marcados com aplicabilidade da cláusula especial são mostrados na estrutura adjacente no nó Cláusula Especial.

S grade Valores do Contrato contém os valores do contrato que estão em vigor para o acordo de serviço. Essas informações são padrão quando o acordo de serviço é iniciado usando as informações de valores do contrato definidas na opção de início usada para iniciar o serviço (se houver). Você terá que acessar essa página apenas se precisar ajustar os padrões do sistema.

O faturamento usa essas informações quando calcula um segmento da fatura para o acordo de serviço se:

  • A tarifa usada para calcular o segmento da fatura contém uma regra de cálculo que faz referência a um fator da fatura.
  • O fator de faturamento cobrado usa um valor do contrato para definir o valor cobrado.

Os campos a seguir são exibidos:

  • Use Data Inicial para definir a data na qual o valor do contrato entrará em vigor. O padrão será a data inicial do acordo de serviço.
  • Use Data Final para definir a data na qual o valor do contrato expira. Esse campo precisará ser especificado apenas se a cláusula de valor expirar em uma data explícita.
  • Use Fator de Faturamento para definir o tipo de valor. Você pode referenciar apenas os Fatores de Faturamento designados como permitindo valores nos termos do contrato. Observe que os Fatores de Faturamento vinculados à tarifa que são marcados com permitindo valores nos termos do contrato são mostrados na estrutura adjacente no nó Valor do Contrato.
  • Use Valor para definir o valor do contrato.
Caminho Rápido:

Para obter mais informações sobre valores do contrato, consulte Definindo Informações Gerais de Fator de Faturamento .

A seção Isenções Fiscais contém os impostos dos quais o acordo de serviço está completa ou parcialmente isento.

O faturamento usa essas informações quando calcula um segmento da fatura para o acordo de serviço se:

  • A tarifa usada para calcular o segmento da fatura contém uma regra de cálculo que faz referência a um fator da fatura.
  • O fator de faturamento referenciado pode ter isenções fiscais que limitam o valor da cobrança.

Se o fator de faturamento não tiver uma isenção fiscal ou não houver nenhuma que esteja em vigor durante o período de faturamento, o imposto será cobrado no total. Se o acordo de serviço estiver isento, a cobrança adequada associada à tarifa será calculada. É altamente recomendável o uso do caractere de substituição "%T" na Descrição na Fatura nas regras de cálculo isentas de impostos, para que uma mensagem de isenção de imposto apareça na fatura do cliente.

Os campos a seguir são exibidos:

  • Use Data Inicial para definir a data na qual a isenção de impostos entra em vigor.
  • Use Data Final para definir a data na qual a isenção de impostos expira.
  • Use Fator de Faturamento para definir o imposto do qual o acordo de serviço está isento. Você pode referenciar apenas fatores de faturamento designados como sendo isentos de impostos. Os Fatores de Faturamento vinculados à tarifa que estão marcados como isentos de impostos são mostrados na estrutura adjacente no nó Isenção de Imposto.
  • Use Percentual de Isenção para definir o percentual de isenção de imposto do cliente (por exemplo, 90 significa que o cliente está 90% isento e pagará apenas 10% da tarifa de imposto normal).
  • Use Tipo de Isenção de Imposto para especificar o tipo de isenção.
  • Use Certificação Fiscal se o cliente tiver um certificado de isenção de imposto.