Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Alterações no Gerenciamento de Dispositivo e Driver

    A identidade e a configuração de dispositivo e driver foram alteradas da seguinte forma:

  • A partir do Oracle Solaris 11.2, o pacote Oracle Hardware Management Pack foi incluído na versão do Oracle Solaris. Anteriormente, esse pacote estava disponível como um download separado. Esses recursos fornecem componentes de plataforma cruzada que ajudam você a gerenciar melhor seu hardware. Para obter mais informações, consulte www.oracle.com/goto/ohmp/solaris. Consulte também a documentação detalhada em www.oracle.com/goto/ohmp/solarisdocs.

  • Como nas versões do Oracle Solaris 10, todos os dispositivos suportados que estão conectados ao sistema quando ele é instalado devem estar acessíveis depois da instalação. É possível configurar dispositivos com o comando cfgadm e a maioria dos dispositivos é hot-pluggable, o que significa que você pode adicionar e remover dispositivos enquanto o sistema estiver inicializado.

  • O comando hotplug fornece recursos off-line e on-line, assim como ativa e desativa operações para os dispositivos PCI Express (PCIe) e PCI SHPC (Standard Hot Plug Controller). Ainda é possível usar o comando cfgadm para gerenciar dispositivos USB e SCSI hot pluggable. Consulte o Capítulo 2, Dynamically Configuring Devices, no Managing Devices in Oracle Solaris 11.2 .

  • Você pode identificar dispositivos mais facilmente usando o comando croinfo para identificar as informações de localização do dispositivo físico.

    Use os seguintes comandos para exibir informações por valores de chassis, recipiente e ocupante dos dispositivos em seu sistema:

    • diskinfo – Exibe informações gerais sobre localizações físicas de disco

    • format – Exibe informações sobre localizações físicas de disco quando verifica tabelas de partição ou rotula novamente o disco. Por exemplo, a seguinte saída de format identifica os dois discos internos neste sistema, em /dev/chassis/SYS/HDO e /dev/chassis/SYS/HD1:

      # format
      Searching for disks...done
      
      AVAILABLE DISK SELECTIONS:
      0. c1t0d0 <FUJITSU-MAY2073RCSUN72G-0401 cyl 8921 alt 2 hd 255 sec 63>
      /pci@0,0/pci1022,7450@2/pci1000,3060@3/sd@0,0
      /dev/chassis/SYS/HD0/disk
      1. c1t1d0 <FUJITSU-MAY2073RCSUN72G-0401-68.37GB>
      /pci@0,0/pci1022,7450@2/pci1000,3060@3/sd@1,0
      /dev/chassis/SYS/HD1/disk

      A saída anterior identifica dois discos de sistema internos mas os discos de uma matriz de armazenamento são geralmente identificados por seu nome de matriz de armazenamento.

    • prtconf –l – Exibe informações de configuração do sistema que incluem informações de localização física de disco

    • zpool status –l – Exibe informações de localização física de disco para dispositivos de pool

      Além disso, é possível usar o comando fmadm add-alias para incluir o nome de alias de um disco que ajude a identificar a localização física de discos em seu ambiente.

      # fmadm add-alias SUN-Storage-J4200.0912QAJ001 J4200@RACK10:U26-27
      # fmadm add-alias SUN-Storage-J4200.0905QAJ00E J4200@RACK10:U24-25
  • Use o comando diskinfo da seguinte maneira para determinar onde um disco está localizado:

    % diskinfo -c c0t24d0
    D:devchassis-path                                    t:occupant-type  c:occupant-compdev
    ---------------------------------------------------  ---------------  ------------------
    /dev/chassis/J4200@RACK10:U26-27/SCSI_Device__9/disk  disk             c0t24d0           

    Neste exemplo, o nome de disco /dev/chassis inclui um nome de alias que ajuda a localizar o dispositivo no ambiente.

    O seguinte exemplo mostra como exibir o local físico de um disco específico:

    $ diskinfo -c c0t24d0 -o cp
    c:occupant-compdev  p:occupant-paths
    ------------------  --------------------------------------------------------
    c0t24d0             /devices/pci@0,600000/pci@0/pci@9/LSILogic,sas@0/sd@18,0

    Note -  O comando diskinfo requer que os chassis suportem 0xa (Status de Elemento Adicional) de página de diagnóstico SES e deve definir o bit de EIP (Element Index Present) para 1. Anexos que não atendem a esse critério não serão completamente enumerados e, portanto, não serão propriamente representados.
  • Personalizações de driver são feitas no diretório /etc/driver/drv em lugar do diretório /kernel como nas versões anteriores. Esta melhoria significa que as personalizações de driver não serão substituídas quando o sistema sofrer upgrade. Os arquivos no diretório /etc/driver/drv são preservados durante o upgrade. A personalização da configuração de um driver geralmente significa que um parâmetro por dispositivo ou propriedade global que impacte todos os dispositivos será adicionado ou modificado. Consulte How to Customize a Driver Configuration no Managing Devices in Oracle Solaris 11.2 .