Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Alterações na Internacionalização e Localização

    Observe as seguintes alterações na internacionalização e localização:

  • Suporte a idioma e localidade – O Oracle Solaris oferece suporte a mais de 200 configurações regionais. Por padrão, somente um conjunto de locais principais está instalado no sistema. Locais principais geralmente fornecem melhor suporte para mensagens localizadas do que os locais disponíveis para instalação adicional. Componentes Oracle Solaris específicos, tais como instaladores ou Package Manager, estão localizados para os principais locais apenas. Observe que mensagens localizadas de software de terceiros, por exemplo GNOME e Firefox, incluem locais adicionais.

      O conjunto de configurações regionais suporta os seguintes idiomas:

    • Chinês – Simplificado (zh_CN.UTF-8)

    • Chinês – Tradicional (zh_TW.UTF-8)

    • Inglês (en_US.UTF-8)

    • Francês (fr_FR.UTF-8)

    • Alemão (de_DE.UTF-8)

    • Italiano (it_IT.UTF-8)

    • Japonês (ja_JP.UTF-8)

    • Coreano (ko_KR.UTF-8)

    • Português – Brasil (pt_BR.UTF-8)

    • Espanhol (es_ES.UTF-8)

    Outras alterações importantes nas configurações regionais incluem a adição do Português – Brasil e a remoção do Sueco.

  • Outras alterações de configurações regionais – A partir do Oracle Solaris 11.1, as seguintes alterações de configurações regionais foram implementadas:

    • Japonês (ja_JP.UTF-8@cldr) – Essa configuração regional é uma nova variante de Japonês UTF-8 (ja_JP.UTF-8) que está de acordo com Unicode Common Locale Data Repository (CLDR) para as configurações regionais do Japonês. A configuração regional é um componente opcional instalável a partir do pacote system/locale/extra.

    • Os dados de configurações regionais para Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano e Tailandês UTF-8 foram atualizados para suportar Unicode 6.0.

  • Pacotes de idiomas e configurações regionais – No Oracle Solaris 10, componentes opcionais, como documentação, localização e arquivos de depuração são divididos em pacotes separados. Porém, no Oracle Solaris 11, o IPS permite que você armazene esses vários componentes de pacote no mesmo pacote usando tags especiais chamadas facetas. Facetas simplificam o processo de empacotamento, assim como minimizam o uso do espaço em disco. Facetas de configuração regional são usadas para marcar arquivos ou ações que são específicas de idioma ou configuração regional.

    Exiba o status das facetas em um sistema da seguinte forma:

    $ pkg facet

    A partir do Oracle Solaris 11.2, é possível usar o comando nlsadm para administrar configurações regionais no lugar do comando localeadm usado no Oracle Solaris 10. O comando nlsadm permite administrar, de forma consolidada e conveniente, as propriedades de idioma nacional.

    Por exemplo, você usaria o seguinte comando para instalar a configuração regional Danish e qualquer tradução disponível:

    # nlsadm install-locale da_DK.UTF-8

    Note -  Talvez seja preciso instalar o pacote de software nls-administration antes de usar o comando nlsadm no seu sistema Oracle Solaris 11.2:
    # pkg install nls-administration 

    Embora o comando nlsadm seja o método sugerido para instalar e desinstalar configurações regionais no Oracle Solaris 11.2, também é possível instalar e remover configurações regionais modificando diretamente as facetas de configuração regional, como mostrado no seguinte exemplo:

    # pkg change-facet facet.locale.da=True
    # pkg change-facet facet.locale.da_DK=True

    Note -  Configurações regionais não-UTF-8, tal como da_DK.ISO8859-1, são empacotados separadamente. Se você estiver usando o comando nlsadm, o comando instalará automaticamente todos os pacotes necessários. Se você não estiver usando o comando nlsadm, deverá instalar o pacote system/locale/extra para ativar essas configurações regionais. Consulte Controlling Installation of Optional Components no Adding and Updating Software in Oracle Solaris 11.2 .
  • Definição de configurações regionais padrão do sistema – No Oracle Solaris 10, as configurações regionais padrão do sistema são configuradas no arquivo /etc/default/init. A partir do Oracle Solaris 11, esse arquivo ficou obsoleto e a configuração foi transferida para as propriedades correspondentes do serviço SMF svc:/system/environment:init. Consulte Alterações nas Configurações Regionais, Fusos Horários e Keymaps de Console.

  • Configurações regionais abreviadas – O Oracle Solaris 10 suporta alguns nomes abreviados de configurações regionais que não seguem o formato language_country.encoding[ @modifier], por exemplo, ja,de, de_AT, e assim por diante. Essas configurações regionais não estão presentes no Oracle Solaris 11 em sua forma original, somente como aliases para nomes de configurações regionais completamente qualificados através do mecanismo locale_alias. A partir do Oracle Solaris 11, você deve usar nomes de configurações regionais totalmente qualificados. Ou, se possível, usar configurações regionais UTF-8. Veja os anúncios de fim de recurso em http://www.oracle.com/technetwork/systems/end-of-notices/eonsolaris11-392732.html.

  • Alias de configurações regionais – Aliases de configurações regionais são novos. Aliases de nome de configuração regional são aceitos e mapeados para nomes de configuração regional canônicos correspondentes. Por exemplo, a configuração regional de é mapeada para a configuração regional canônica de_DE.ISO8859-1. Para obter todos os mapeamentos de nomes de configurações regionais, consulte a página man locale_alias(5).