Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Alterações no Comando de Administração de Rede

No Oracle Solaris 10 e versões anteriores, o comando ifconfig é a ferramenta habitualmente usada para configurar interfaces de rede. No entanto, esse comando não implementa configuração persistente. Com o tempo, o comando ifconfig sofreu aperfeiçoamentos que incluíram outros recursos de administração de redes. Como resultado, o comando tornou-se mais complexo e pode algumas vezes se tornar confuso de usar.

Um outro problema com a configuração e administração da interface IP é a falta de ferramentas simples para administrar propriedades TCP/IP, também conhecidas como ajustáveis. O comando ndd tem sido a ferramenta de personalização indicada para esse fim, mas assim como o comando ifconfig, o comando ndd não implementa uma configuração persistente. Anteriormente, a configuração persistente podia ser simulada para um cenário de rede editando os scripts de inicialização. Com a introdução do SMF (Service Management Facility), o uso dessas soluções pode ser arriscado por causa das complexidades de gerenciar as várias dependências SMF, particularmente em relação aos upgrades para uma instalação Oracle Solaris.

    Observe os seguintes pontos principais sobre os comandos de administração de redes usados nesta versão:

  • Os comandos ipadm e dladm substituem o comando ifconfig para a configuração de interfaces de rede (datalinks e interfaces e endereços IP). Embora o comando ifconfig ainda seja funcional, ele é usado principalmente para compatibilidade retroativa. Também o método anterior de adicionar informações ao arquivo /etc/hostname* está obsoleto no Oracle Solaris 11.

    A maioria das tarefas que você executava anteriormente com o comando ifconfig pode ser executada usando o comando dladm (para administração de datalink) ou o comando ipadm (para administração de IP). Embora muitas opções do comando ifconfig tenham um ipadm equivalente, não há um mapeamento um a um exato entre os dois comandos. Para os comandos equivalentes, consulte Comparação do Comando ifconfig com o Comando ipadm.

  • Os comandos ipadm e dladm também substituem o comando ndd como uma ferramenta de personalização de parâmetros de rede (ajustáveis). Embora o comando ndd ainda seja funcional no Oracle Solaris 11, os comandos ipadm e dladm são preferenciais.

  • No Oracle Solaris 10, é possível configurar drivers por meio de mecanismos específicos de driver, por exemplo, o comando ndd e o arquivo driver.conf. No entanto, no Oracle Solaris 11, você pode configurar recursos comuns de driver definindo propriedades dladm, assim como alguns recursos privados de driver por meio de propriedades privadas de driver.


    Note -  Algumas opções ndd não possuem opções de comandos dladm equivalentes.