Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Configuração de Serviços de Nomeação e de Diretório

Nesta versão, o repositório SMF é o repositório principal para configuração de todos os serviços de nomeação. O comportamento anterior de modificar um determinado arquivo para gerenciar a configuração de serviços de nomeação não se aplica mais. Para obter uma lista dos serviços de nomeação que foram migrados para o SMF, consulte a Table 8–2.

Durante uma instalação, o sistema sofre um upgrade único para converter qualquer arquivo de configuração de rede /etc existente em suas configurações ipadm e dladm respectivas. Se necessário, você pode usar o comando nscfg para importar ou exportar arquivos de configuração do serviço de nome legado para dentro e fora do repositório SMF. Quando uma configuração SMF válida e Fault Management Resource Identifier (FMRI) correspondente forem fornecidos, o comando nscfg gerará novamente arquivos de configuração de serviço de nomeação legados, por exemplo, nsswitch.conf, resolv.conf, nscd.conf, em suas localizações legadas. Consulte Importing Naming Services Configuration no Configuring and Administering Network Components in Oracle Solaris 11.2 e nscfg(1M).


Note -  A configuração persistente de serviços de nomeação através do SMF se aplica somente ao modo de configuração de rede fixa e só quando o perfil DefaultFixed está ativo no sistema. Se você estiver usando o modo reativo e o perfil Automatic ou outro perfil reativo estiver ativo no sistema, você irá configurar os serviços de nomeação em um perfil Location usando o comando netcfg e não através do SMF. Consulte Creating Locations no Configuring and Administering Network Components in Oracle Solaris 11.2 .

O exemplo a seguir mostra como você configuraria o Domain Name Service (DNS) usando o svccfg. Depois de definir várias propriedades, você deve ativar e atualizar o serviço SMF.

# svccfg -s dns/client setprop config/nameserver=net_address: 192.168.1.1
# svccfg -s dns/client setprop config/domain = astring: "myhost.org"
# svccfg -s name-service/switch setprop config/host = astring: "files dns"
# svcadm refresh name-service/switch
# svcadm refresh dns/client

Você também pode configurar interativamente propriedades de serviço SMF de nomeação e diretório. Para obter um exemplo, consulte Configuring a DNS Client no Configuring and Administering Network Components in Oracle Solaris 11.2 .

Consulte o Capítulo 4, Administering Naming and Directory Services on an Oracle Solaris Client, no Configuring and Administering Network Components in Oracle Solaris 11.2 .