Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Recursos de Rede

    As seguintes alterações de recursos estão relacionadas à administração de redes:

  • Nomes de datalink genéricos – O Oracle Solaris 11 atribui nomes genéricos a cada datalink em um sistema usando a convenção de nomeação net0, net1, netN. Consulte o Capítulo 2, Administering Datalink Configuration in Oracle Solaris, no Configuring and Administering Network Components in Oracle Solaris 11.2 .

  • Configuração dos serviços de nomeação e de diretórios – Essa configuração é gerenciada por meio do SMF em vez da edição de vários arquivos no diretório /etc, como no Oracle Solaris 10 e versões anteriores. Consulte Configuração de Serviços de Nomeação e de Diretório.

  • Comandos de administração de rede – Os seguintes três comandos são usados principalmente para gerenciar a configuração de rede persistente:

    • Comando dladm – Gerencia a configuração de datalinks, ambos físicos e outros tipos de datalinks. O comando dladm também substitui o comando ndd e o arquivo drive.conf na configuração de alguns parâmetros de rede (ajustáveis).

    • Comando ipadm – Cria configuração persistente de interfaces e endereços IP. Esse comando substitui o comando ifconfig para configuração IP. O comando ipadm também substitui o comando ndd na configuração de alguns parâmetros de rede (ajustáveis). Capítulo 5, Internet Protocol Suite Tunable Parameters, no Oracle Solaris 11.2 Tunable Parameters Reference Manual .

    • Comando route – Configura rotas persistentes. Esse comando substitui o uso do arquivo /etc/defaultrouter para o gerenciamento da configuração de uma rota do sistema.

      Consulte Alterações no Comando de Administração de Rede.

  • Recursos de segurança de rede – O Oracle Solaris fornece vários recursos de segurança, assim como aprimoramentos de vários recursos de segurança existentes. Consulte Recursos de Segurança de Rede.

  • Recursos de virtualização de rede – O Oracle Solaris 11 fornece vários recursos de virtualização de rede que podem ser usados para alta disponibilidade, gerenciamento de recursos de rede e aprimoramento do desempenho geral da rede, por exemplo, agregações, tecnologias de pontes, redes locais virtuais (VLANs), placas de interface de rede virtuais (VNICs) e comutadores virtuais. Consulte Virtualização de Rede e Recursos Avançados de Rede.

Consulte o Chapter 7, Gerenciamento da Configuração de Rede.