Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Aperfeiçoamentos do Recurso Oracle Solaris Zones

    Os seguintes aperfeiçoamentos de zonas foram feitos:

  • Desempenho aperfeiçoado para instalar e anexar – Instalar uma zona ficou 27 porcento mais rápido e anexar uma zona ficou 91 porcento mais rápido. Essas melhorias de desempenho significam que uma janela de serviço planejado de um sistema com zonas Oracle Solaris pode ser menor porque instalar e atualizar zonas do Oracle Solaris ficou muito mais rápido.

  • Múltiplos ambientes de inicialização suportados nas zonas não nativas (branded) do Oracle Solaris 10 – Múltiplos ambientes de inicialização são suportados em zonas não nativas (branded) do Oracle Solaris 10. Essa alteração fornece um grau maior de flexibilidade e segurança para a realização de operações de patch dentro de um ambiente do Oracle Solaris 10 que esteja executando o Oracle Solaris 11.

  • Atualizações de zona paralela – Um sistema que possui múltiplas zonas Oracle Solaris é atualizado em paralelo. O aumento em velocidade para a atualização de 20 zonas está no intervalo de 4x.

  • Estatísticas do sistema de arquivos da zona – Um kstat (estatística kernel) por fstype para cada zona é fornecido para que você possa monitorar atividade do sistema de arquivos em cada zona não global. Além disso, um kstat está disponível para monitoramento da zona global.

  • Zonas em armazenamento compartilhado – É possível simplificar a implantação, administração e migração de zonas executando as zonas em objetos de armazenamento arbitrários, por exemplo, dispositivos Fibre Channel ou destinos iSCSI. O recurso de armazenamento compartilhado permite acessar e gerenciar de forma transparente recursos de armazenamento compartilhado em zonas. É possível descrever os recursos de armazenamento compartilhado correspondentes em um formato independente de host na configuração da zona.

    Para destinos iSCSI, um tipo de URI é usado para descrever os vários dispositivos de armazenamento que podem ser acessados por meio do protocolo de armazenamento baseado em rede iSCSI. Consulte About Shared Storage Resources Using Storage URIs no Creating and Using Oracle Solaris Zones .

    As instalações de zonas que usam o recurso de armazenamento compartilhado são encapsuladas em pools de armazenamento ZFS dedicados que são hospedados em dispositivos de armazenamento compartilhado. É possível configurar um caminho de dispositivo diretamente com o comando zonecfg. A zona é automaticamente encapsulada em seu próprio pool de armazenamento ZFS. Consulte o Capítulo 14, Getting Started With Oracle Solaris Zones on Shared Storage, no Creating and Using Oracle Solaris Zones .

Consulte Introduction to Oracle Solaris Zones .