Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Reconfiguração de Data e Hora Antes e Depois de uma Instalação

O Oracle Solaris 11 mantém o Real Time Clock (RTC) no formato Coordinated Universal time (UTC). O comportamento em plataformas x86 nesta versão é diferente do comportamento no Oracle Solaris 10. Os instaladores interativos permitem que você configure a data e a hora durante a instalação. Como parte desse processo, o RTC é atualizado com a hora no formato UTC. Entretanto, o AI não ajusta a data e a hora RTC durante uma instalação. Para garantir que o carimbo de data e hora dos arquivos instalados estejam corretos, configure a hora na BIOS no formato UTC antes do início da instalação. Em plataformas x86, ao usar o comando pkg update, o OS continua a manter a hora em RTC no formato da hora local. Esse método é usado para evitar inconsistências entre os BEs do Oracle Solaris 11 e os BEs das versões anteriores.


Note -  Se você estiver executando o Oracle Solaris 11 como um convidado do Oracle VM VirtualBox, marque ou desmarque a definição do Relógio do Hardware na hora UTC nas preferências do sistema da máquina virtual.

Alternando do Formato de Hora Local para o Formato UTC

Para alternar do formato de hora local para o formato UTC, defina a diferença de hora entre o kernel e o RTC para 0 (zero) da seguinte forma:

# rtc -z GMT

Se a data/hora precisar de um ajuste, use o comando date. Consulte date(1).

Alternando do Formato UTC para o Formato de Hora Local

Quando a alternância de UTC para hora local estiver completa, e sempre que você reconfigurar a definição de fuso horário usando o comando sysconfig, execute o comando rtc timezone com a opção –z da seguinte forma:

# rtc -z timezone

Mantendo Hora Local em um Sistema que Executa Múltiplos Sistemas Operacionais que Possuem Hora RTC como Hora Local

    Se você mantém e inicializa vários sistemas operacionais no mesmo sistema Oracle Solaris 11, e esses sistemas operacionais possuem a hora RTC como a hora local, há várias maneiras desses sistemas operacionais coexistirem, do ponto-de-vista da hora RTC:

  • Alterne do formato de hora local para UTC no OS que mantém a hora RTC no formato de hora local.

    Por exemplo, se você possuir dual-boot no Windows 7, defina a chave de registro da seguinte forma:

    [HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEM\CurrentControlSet\Control\TimeZoneInformation] \
    "RealTimeIsUniversal"=dword:00000001
  • Alterne do formato UTC para a hora local em um sistema Oracle Solaris 11 recentemente instalado.

  • Ative o Network Time Protocol (NTP) nos sistemas operacionais que assumem que o formato RTC está sendo executado na hora local. Nesse caso, a hora será sincronizada automaticamente.