Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

x86: Adição de Entradas Personalizadas no Menu GRUB Depois de uma Instalação

A partir do Oracle Solaris 11.1, o GRUB 2 é o loader de inicialização padrão em plataformas x86. O GRUB 2 utiliza um arquivo de configuração (grub.cfg) diferente do arquivo menu.lst usado pelo GRUB Legacy. O arquivo grub.cfg contém a maioria das configurações do GRUB, incluindo todas as entradas de menu do Oracle Solaris. Diferentemente do arquivo menu.lst, o arquivo grub.cfg é gerenciado unicamente pelo uso do comando bootadm. Não edite diretamente esse arquivo.

Além disso, o arquivo grub.cfg não contém qualquer entrada de menu personalizada. Para entradas de menu personalizadas, há um arquivo de configuração adicional (custom.cfg) que você pode usar. Antes de adicionar entradas de menu personalizadas ao custom.cfg, primeiro você precisa criar o arquivo e, em seguida, armazená-lo no mesmo local em que os arquivos grub.cfg e menu.conf (/pool-name/boot/grub/) são armazenados.

Durante o processo de inicialização, o GRUB verifica a existência de um arquivo custom.cfg no conjunto de dados de nível superior do pool raiz, no subdiretório boot/grub. Se o arquivo existir, o GRUB obterá o arquivo e processará qualquer comando que esteja no arquivo, como se o conteúdo estivesse textualmente inserido no arquivo principal grub.cfg.

Por exemplo, em um sistema com firmware UEFI de 64 bits, as entradas no arquivo custom.cfg podem aparecer da seguinte forma:

menuentry "Windows (64-bit UEFI)" {
insmod part_gpt
insmod fat
insmod search_fs_uuid
insmod chain
search --fs-uuid --no-floppy --set=root cafe-f4ee
chainloader /efi/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi
}

Em um sistema com firmware BIOS, as entradas desse arquivo devem aparecer da seguinte forma:

menuentry "Windows" {
insmod chain
set root=(hd0,msdos1)
chainloader --force +1
}

Consulte Customizing the GRUB Configuration no Booting and Shutting Down Oracle Solaris 11.2 Systems .