Nas implementações Oracle Solaris anteriores da pilha de protocolo de rede, interfaces e links na camada de software foram criadas nos dispositivos na camada de hardware. Mais especificamente, uma instância de dispositivo de hardware na camada de hardware tinha um link correspondente na camada do datalink e uma interface configurada na camada da interface. Este relacionamento um a um entre o dispositivo de rede, seu datalink e sua interface IP é ilustrada na figura a seguir.
Figure 7-1 Pilha de Protocolo de Rede do Oracle Solaris 10 com Dispositivos de Rede, Links e Interfaces Exibidas
A implementação do Oracle Solaris 10 possui as seguintes limitações:
O relacionamento um a um que vincula o dispositivo, o datalink e a interface significa que a configuração de rede é dependente da configuração de hardware e também a topologia de rede. Assim, interfaces devem ser reconfiguradas se alterações forem implementadas na camada de hardware, tal como substituindo o NIC ou alterando a topologia de rede.
Há suporte limitado para dispositivos virtuais na camada do datalink. Apenas agregações de link são suportadas no Oracle Solaris 10.
O comando ifconfig gerencia nomes de interface lógica, em que cada interface lógica corresponde a um endereço IP na interface. Não está sempre óbvio quais recursos gerenciados aplicam-se à interface e quais se aplicam aos endereços individuais.
No Oracle Solaris 11, o relacionamento um a um entre as camadas de hardware, datalink e interface permanece, conforme mostra a figura a seguir. Entretanto, a camada do software é dissociada da camada do hardware. Com essa separação, a configuração de rede na camada do software não está mais vinculada ao chipset ou à topologia de rede na camada de hardware.
Figure 7-2 Pilha de Protocolo de Rede do Oracle Solaris 11 com Dispositivos, Links e Interfaces Exibidas
As alterações implementadas no Oracle Solaris 11 tornam a administração de redes mais flexível das seguintes maneiras:
A configuração de rede está isolada de qualquer alteração que possa ocorrer na camada de hardware. As configurações de link e interface são preservadas mesmo que o hardware subjacente seja removido. Essas mesmas configurações podem depois ser aplicadas a qualquer NIC substituto, contanto que os dois NICs sejam do mesmo tipo.
A separação da configuração de rede da configuração de hardware de rede também permite o uso de nomes de link personalizado na camada do datalink.
Com a abstração da camada do datalink, múltiplas abstrações ou configurações de rede, tais como redes de área local virtuais (VLANs), placas de interface de rede virtual (VNICs), dispositivos físicos, agregações de link e túneis IP, são unificados em uma entidade administrativa comum, que é o datalink.
Para obter mais informações sobre como recursos de rede são administrados dentro da pilha de protocolo de rede do Oracle Solaris, consulte Network Administration Within the Oracle Solaris Network Protocol Stack no Strategies for Network Administration in Oracle Solaris 11.2 .