Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Comparação das Configurações do Solaris Volume Manager com as Configurações do ZFS

No Oracle Solaris 10, é possível criar volumes redundantes para sistemas de arquivos UFS usando o Solaris Volume Manager. O Solaris Volume Manager é um produto de gerenciamento de volume tradicional com uma camada de gerenciamento de volume e uma camada de gerenciamento de sistema de arquivos.

O ZFS, disponível nas versões do Oracle Solaris 10 e do Oracle Solaris 11, elimina todo o gerenciamento de volume. Em vez de criar volumes virtualizados, o ZFS agrega dispositivos em um pool de armazenamento. O pool de armazenamento descreve as características físicas do armazenamento (layout do dispositivo, redundância de dados e assim por diante) e atua como um armazenamento de dados arbitrário a partir do qual podem ser criados sistemas de arquivos. Os sistemas de arquivos já não estão mais limitados a dispositivos individuais, podendo compartilhar espaço em disco com todos os sistemas de arquivos no pool.

No Oracle Solaris 11, é possível criar um pool de armazenamento ZFS redundante em um comando. O ZFS fornece dois tipos de configurações redundantes: pools espelhados e pools RAID-Z. As configurações RAID-Z são semelhantes às configurações RAID-5.

    O ZFS cria dinamicamente stripes de dados por todas as configurações não redundantes, espelhadas e RAID-Z. Observe as seguintes informações adicionais:

  • O Solaris Volume Manager RAID-0 (stripe e concatenação) não está disponível em configurações ZFS RAID-Z.

  • O Solaris Volume Manager RAID-1 (espelho) está disponível como uma configuração espelhada ZFS. Por exemplo:

    # zpool create tank mirror c1t0d0 c2t0d0 mirror c1t1d0 c2t1d0
  • O Solaris Volume Manager RAID-5 (paridade distribuída) está disponível como uma configuração ZFS RAID-Z (raidz1), como mostrado no seguinte exemplo:

    # zpool create rzpool raidz1 c1t0d0 c2t0d0 c1t1d0 c2t1d0
  • O Solaris Volume Manager não oferece um RAID-6 mas o ZFS fornece ambas as configurações de paridade, RAIDZ-2 e RAIDZ-3, o que significa que uma configuração RAIDZ-2 pode resistir à falha de dois discos e uma configuração RAIDZ-3 pode resistir à falha de 3 discos. Por exemplo:

    # zpool create rzpool raidz2 c0t1d0 c1t1d0 c4t1d0 c5t1d0 c6t1d0 c7t1d0
    raidz2 c0t2d0 c1t2d0 c4t2d0 c5t2d0 c6t2d0 c7t2d0