Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Alterações no Recurso de Ambiente do Usuário

    Observe as seguintes alterações no comando e recurso de ambiente de usuário:

  • Adição de /var/user/$USER – A partir do Oracle Solaris 11.1, sempre que um usuário faz login e é autenticado com sucesso usando o módulo pam_unix_cred, um diretório /var/user/$USER é explicitamente criado, caso o diretório ainda não exista. Esse diretório permite que aplicativos armazenem dados persistentes associados a um determinado usuário no sistema host. O diretório /var/user/$USER é criado mediante o estabelecimento de credencial inicial, assim como durante uma autenticação secundária quando usuário estiverem sendo alterados usando os comandos su, ssh, rlogin e telnet. O diretório /var/user/$USER não requer nenhuma administração. Porém, os usuários devem estar cientes de como o diretório foi criado, sua função e que ele está visível no diretório /var.

  • Localizações de comando – Os comandos de administração que estavam previamente em /sbin foram movidos para /usr/sbin. Além disso, o diretório /sbin foi substituído por um link simbólico /sbin -> /usr/sbin.

  • Login padrão e outras alterações de shell - No Oracle Solaris 10, o shell de script padrão (/bin/sh) é o shell Bourne. A partir do Oracle Solaris 11, /bin/sh é o shell Korn (ksh93), e o shell interativo padrão é o shell Bourne-again (bash). Quando usado como um shell de login, o bash recupera informações de configuração a partir da primeira instância do arquivo .bash_profile, .bash_login ou .profile.

      Observe as seguintes alterações adicionais:

    • O shell Bourne legado está disponível como /usr/sunos/bin/sh.

    • O ksh88 legado está disponível como /usr/sunos/bin/ksh a partir do pacote shell/ksh88.

    • As informações de compatibilidade do shell korn estão disponíveis em /usr/share/doc/ksh/COMPATIBILITY.

  • Variável de ambiente PATH e caminho de usuário padrão – O caminho de usuário padrão é /usr/bin. O caminho padrão para a função raiz é /usr/bin:/usr/sbin. A variável de ambiente PATH padrão para bash é /usr/bin:/usr/sbin

  • Localizações das ferramentas do desenvolvedor – As ferramentas de desenvolvedor que estavam anteriormente em /usr/ccs/bin foram movidas para /usr/bin. O diretório /usr/ccs/bin foi substituído por um link simbólico /usr/ccs/bin -> /usr/bin.

  • Alterações no editor – A família de editores vi, incluindo /usr/bin/vi, /usr/bin/view e /usr/bin/ex, são links para a implementação de código aberto vim do editor vi. As versões do SunOS tradicionais desses comandos estão disponíveis em /usr/sunos/bin/.

  • Localizações de arquivo– Arquivos que estavam anteriormente no diretório /usr/sfw estão agora no /usr/bin.

  • Versão Java – O Java 7 é a versão Java padrão desta versão. O Java 7 inclui diversos aperfeiçoamentos de recurso, segurança e desempenho para Oracle Solaris, incluindo o novo OracleUcrypto Provider, o qual em plataformas SPARC T4 acessa diretamente os recursos crypto T4 (on-chip) nativos subjacentes para desempenho máximo enquanto minimiza a carga da CPU. Para obter mais detalhes, consulte http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/compatibility-417013.html.

    Para alterar a versão padrão para Java 7, execute o seguinte comando:

    # pkg set-mediator -V 1.7 java

    Note -  Se você instalar o Java 8, esta se tornará sua versão padrão do Java, a menos que você execute o comando pkg set-mediator mostrado no exemplo anterior. Para obter informações adicionais, consulte Recomendações para Java no Notas de Versão do Oracle Solaris 11.2 .
  • Variável MANPATH – A variável de ambiente MANPATH não é mais obrigatória.

    O comando man determina o MANPATH apropriado, com base na definição da variável de ambiente PATH.