Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Comparação do Comando ndd e da Configuração driver.conf com o Comando dladm

No Oracle Solaris 10, o comando ndd é usado para personalizar parâmetros de rede (ajustáveis) e algumas propriedades específicas de driver. Embora o comando ndd ainda seja funcional no Oracle Solaris 11, o comando dladm é o preferido para o gerenciamento dessas propriedades.

O arquivo driver.conf também é usado no Oracle Solaris 10 para configurar algumas propriedades específicas de driver. No Oracle Solaris 11, é possível configurar alguns recursos comuns de driver definindo as propriedades dladm, assim como alguns recursos privados de driver por meio de propriedades privadas de driver.

    Estas três classes de ajustáveis podem ser configuradas:

  • Propriedades genéricas comuns – A maioria dessas propriedades tem um mapeamento direto para um equivalente do comando dladm.

    Enquanto os parâmetros de comando ndd são consultados e definidos com os subcomandos –get e –set, as propriedades dladm são consultadas e definidas com os subcomandos show-linkprop e set-linkprop. Também é possível redefinir as propriedades dladm usando o subcomando reset-linkprop. Os exemplos a seguir ilustram algumas das diferenças entre esses dois comandos.

    No seguinte exemplo, o comando ndd é usado com o subcomando –get para recuperar a velocidade de conexão do datalink net0:

    # ndd -get /dev/net/net0 link_speed

    O seguinte exemplo mostra o comando dladm equivalente que você usaria para recuperar essas informações da propriedade de velocidade:

    # dladm show-linkprop -p speed net0
    LINK     PROPERTY        PERM VALUE        EFFECTIVE    DEFAULT   POSSIBLE
    net0     speed           r-   0            0            0         -- 

    Outro exemplo é como a negociação automática da velocidade de conexão e da configuração duplex é habilitada. No seguinte exemplo, o comando ndd é usado para definir o parâmetro adv_autoneg_cap:

    # mdd -set /dev/net/net0 adv_autoneg_cap 1

    Vale lembrar que o comando ndd não define configurações que persistem entre as reinicializações.

    Os seguintes exemplos mostram como habilitar a negociação automática da velocidade de conexão e da configuração duplex usando o comando dladm para definir o parâmetro adv_autoneg_cap:

    # dladm set-linkprop -p adv_autoneg_cap=1

    Quando você usar o comando dladm, as alterações serão aplicadas imediatamente e serão persistentes entre as reinicializações do sistema.

  • Ajustáveis relacionados a recursos – Muitas dessas propriedades possuem uma opção de comando dladm equivalente no Oracle Solaris 11. A lista de propriedades é extensa. Consulte a seção "Ethernet Link Properties" da página man dladm(1M).

    Você pode exibir essas propriedades usando o comando dladm sem qualquer opção, ou pode usar o comando dladm show-ether. Se você não especificar nenhuma opção com o comando dladm show-ether, somente os valores atuais da propriedade Ethernet do datalink serão exibidos. Para obter informações além das fornecidas por padrão, use a opção –x, como mostrado no seguinte exemplo:

    # dladm show-ether -x net1
    LINK     PTYPE       STATE    AUTO  SPEED-DUPLEX             PAUSE
    net1     current     up       yes   1G-f                     both
    --       capable     --       yes   1G-fh,100M-fh,10M-fh     both
    --       adv         --       yes   100M-fh,10M-fh           both
    --       peeradv     --       yes   100M-f,10M-f             both

    Com a opção –x, o comando também exibe os recursos incorporados da conexão especificada, assim como os recursos que estão atualmente publicados entre o host e o parceiro de conexão.

  • Propriedades específicas do driver – No Oracle Solaris 11, a maneira de configurar as propriedades que foram armazenadas anteriormente no arquivo driver.conf depende do driver específico. A propriedade principal que foi previamente configurada nesse arquivo é a propriedade MTU (Unidade máxima de transmissão). Essa propriedade é gerenciada com o comando dladm. Consulte Setting the MTU Property no Configuring and Administering Network Components in Oracle Solaris 11.2 .

Para obter mais informações sobre as várias propriedades que você pode personalizar com o comando dladm, consulte Obtaining Status Information for Datalink Properties no Configuring and Administering Network Components in Oracle Solaris 11.2 .

Para obter informações sobre como configurar outras propriedades privadas do driver, consulte a documentação do fabricante do driver.