Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Alterações no Firmware, Rotulagem de Disco e EEPROM

    Se você estiver fazendo a transição do Oracle Solaris 10, observe as seguintes alterações de recurso:

  • Suporte a firmware UEFI de 64 bits – O Oracle Solaris 11 suporta sistemas baseados em x86 com firmware UEFI de 64 bits. Uma instalação em firmware UEFI é suportada por meio de DVD, USB e métodos de instalação de rede. UEFI versão 2.1+ é necessário.

    Se você estiver inicializando um sistema com firmware UEFI a partir da rede, o processo de inicialização foi levemente alterado. Consulte Booting Systems With UEFI and BIOS Firmware From the Network no Booting and Shutting Down Oracle Solaris 11.2 Systems para obter mais detalhes.

  • Suporte para discos rotulados GPT– Discos rotulados GPT são suportados em ambas as plataformas SPARC e x86. A instalação de um sistema baseado em x86 ou SPARC com firmware GPT-aware aplica um rótulo de disco GPT no disco de pool raiz que usa o disco inteiro na maioria dos casos. Para sistemas baseados em SPARC que suportam um disco de inicialização rotulado GPT, consulte Suporte ao Disco Rotulado SPARC: GPT no Notas de Versão do Oracle Solaris 11.2 Problemas de firmware no Notas de Versão do Oracle Solaris 11.2 para obter informações sobre como aplicar a atualização de firmware GPT-aware. Caso contrário, a instalação do Oracle Solaris 11.2 em um sistema baseado em SPARC aplica um rótulo SMI (VTOC) ao disco de pool raiz com uma única fatia 0.

  • Definição de variáveis EEPROM em sistemas UEFI ativados – Para sistemas UEFI ativados, os parâmetros são armazenados em dois lugares: as variáveis específicas do Oracle Solaris são armazenadas no arquivo bootenv.rc e as variáveis específicas UEFI são definidas no armazenamento NVRAM. Diferentemente dos sistemas baseados em SPARC com o OpenBoot PROM (OBP), as variáveis do Oracle Solaris não são consumidas pelo firmware UEFI. Para ativar a disponibilidade das variáveis específicas UEFI, você pode usar o comando eeprom com a opção –u. A maioria das variáveis UEFI estão em um formato binário e são convertidas em um formato legível. Quando a conversão não é possível, um hexdump é impresso. Consulte eeprom(1M) para obter detalhes dessa alteração.

  • Instalação de blocos de inicialização — Você usa o comando bootadm install-bootloader para instalar ou reinstalar o carregador de inicialização nos sistemas baseados em SPARC e em x86. Esse comando substitui o comando installboot em plataformas SPARC e o comando installgrub em plataformas x86. Consulte bootadm(1M).