Transição do Oracle® Solaris 10 para o Oracle Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Dezembro de 2014
 
 

Alterações na Página Man do Oracle Solaris

Os seguintes recursos de página man são novos ou foram alterados:

  • Localização de informações nas páginas man – Esta versão possui o recurso de pesquisa de páginas com conjunto de caracteres de consulta usando o comando man -K keywords. A opção –K (caixa alta) funciona da mesma forma que a opção –k (caixa baixa), com a exceção de que a opção –k limita-se a pesquisar apenas a subseção NAME de todas as seções da página man.

    As opções –k e –K usam arquivos de índice para a pesquisa. Um novo serviço SMF, svc:/application/man-index:default, aciona a regeração automática dos novos arquivos de índice sempre que novas páginas man são adicionadas aos diretórios /usr/share/man e /usr/gnu/share/man, se esses diretórios existirem. Este serviço fica ativado por padrão.

  • Alteração no Nome do Pacote – O pacote SUNWman que continha anteriormente as páginas man do Oracle Solaris foram alterados para o pacote system/manual menor. As páginas man são empacotados separadamente com seus pacotes de tecnologia do componente. Por exemplo, ls.1m para o comando /usr/bin/ls, é parte do pacote system/core-os.

  • Exibição de Página Man – Por padrão, as páginas man estão instaladas no sistema Oracle Solaris. Se as páginas man não estiverem sendo exibidas no seu sistema, verifique se o valor padrão está definido como True da seguinte maneira:

    $ pkg facet -a facet.doc.man
    FACET VALUE SRC
    facet.doc.man True system

    Altere a configuração para True como a seguir

    $ pkg change-facet facet.doc.man=True

    Se não quiser que as páginas man sejam exibidas no seu sistema, você pode alternar a configuração padrão para False da seguinte maneira:

    $ pkg change-facet facet.doc.man=False

    Note -  A alteração da configuração padrão de True para False remove todas as páginas man do sistema e cria um BE de backup. O BE de backup ainda possui páginas man, mas o BE recém-criado não possui.