Associação de Mapas de Dados a uma Consolidação

Quando a origem de um mapa de dados é uma consolidação, é preciso associar o mapa de dados aos modelos na consolidação e especificar que o mapa de dados deve ser executado quando você executa a consolidação.

Para cada modelo na hierarquia de consolidação, você pode definir quando executar o mapa de dados durante o processo de consolidação associando o mapa de dados a diferentes fases da consolidação:

  • Antes — O mapa de dados é executado e depois o modelo é consolidado.
  • Depois — O modelo é consolidado e depois o mapa de dados é executado.
  • Final — Todos os modelos dentro do modelo são consolidados. A consolidação no nível raiz é concluída e o mapa de dados é executado. Geralmente, os mapas de dados são executados na etapa final para enviar dados para um cubo de relatório ou para um cubo do Planning depois que a consolidação é concluída.

Para associar mapas de dados com uma consolidação:

  1. Na Página inicial, clique em Strategic Modeling Ícone do Strategic Modeling e em Exibição da Consolidação Ícone Exibição da Consolidação.

  2. Abra a consolidação a que deseja associar um mapa de dados.

  3. Clique em um modelo na hierarquia de consolidação e depois clique na guia Mapas de Dados.

  4. Na lista suspensa, selecione quando deseja que o mapa seja executado — Antes, Depois ou no Final.

    A lista de mapas de dados é filtrada de acordo com sua seleção e se baseia na definição do mapa de dados e no fato de o modelo ser parte da origem ou do destino.

    Por exemplo:

    • Se o modelo selecionado no momento for o destino do mapa de dados ou estiver presente na seção de destino do mapeamento de dimensões do modelo, o mapa de dados poderá ser executado antes da consolidação do modelo e será listado se você selecionar Antes.
    • Se o modelo selecionado no momento for a origem do mapa de dados ou estiver presente na seção de origem do mapeamento de dimensões do modelo, o mapa de dados poderá ser executado depois da consolidação do modelo e será listado se você selecionar Depois.
  5. Na lista Mapas de Dados Disponíveis, clique no mapa de dados que deseja associar ao modelo e depois clique em Ícone de seta Associar Mapas de Dados para adicionar o mapa de dados à lista Mapas de Dados Associados.

    Dica:

    Você também pode procurar um mapa de dados ou arrastar e soltar o mapa de dados na lista Mapas de Dados Associados list.

  6. Verifique se a opção Executar na Consolidação está selecionada para que o mapa de dados seja executado quando você executar a consolidação selecionando Executar e Enviar Dados.
  7. Clique em Aplicar.

  8. Repita esse processo para quaisquer modelos, inclusive para o modelo raiz, ao qual deseja associar mapas de dados.
  9. Para ver todos os mapas de dados associados aos modelos na consolidação, no menu Ações ícone do menu Ações, selecione Definir Mapas de Dados.

    A lista mostra os mapas de dados que estão associados a cada modelo na hierarquia de consolidação e quando eles serão executados — antes da consolidação do modelo (Antes), depois da consolidação do modelo (Depois) ou quando todo o processo de consolidação estiver concluído (Final). Você também pode associar mapas de dados a modelos na hierarquia de consolidação dessa página.

  10. Clique em Fechar.

Observações:

  • Se o modelo já estiver no estado Pronto no momento da execução da consolidação, os mapas de dados definidos para serem executados antes da consolidação não serão executados, exceto em uma situação: para mapas de dados de origens externas, se você selecionar Execute os mapas de dados de origens externas antes da consolidação ao executar os mapas de dados, eles serão executado mesmo quando o modelo estiver no estado Pronto.
  • Se o modelo já estiver no estado Pronto no momento da execução da consolidação, os mapas de dados definidos para serem executado depois da consolidação não serão executados.
  • Durante a consolidação, os mapas de dados que forem definidos para serem executados depois da consolidação não poderão enviar dados para os modelos da consolidação que já estiverem consolidados e estiverem no estado Pronto.
  • Durante a execução de consolidações:
    • Quando a origem de um mapa de dados for um modelo do Planning ou do Strategic Modeling fora da consolidação atual, o mapa de dados será considerado como um mapa de dados de uma origem externa. Esse tipo de mapa de dados geralmente é usado para preparar os modelos para consolidação importando os dados de origens externas.
    • A opção Executar e Enviar Dados só está disponível quando a consolidação tem pelo menos um mapa definido para ser executado na fase Final com a opção Executar ao Consolidar selecionada para qualquer modelo dentro da consolidação atual.

    • A seleção de Executar executa quaisquer mapas de dados definidos para serem executados Antes ou Depois da consolidação. Os mapas de dados de origens externas definidos para serem executados Antes da consolidação e os definidos para serem executados na fase Final são excluídos.

    • A seleção da opção Executar e Enviar Dados executa a consolidação e envia dados para qualquer destino externo. Ela executa todos os mapas de dados definidos para serem executados Antes, Depois ou no Final. Ela também executa mapas de dados de origem que estão definidos para serem executadosAntes da consolidação quando a opção Execute os mapas de dados de origens externas antes da consolidação está selecionada.